Buscar

Resumo AV2 Economia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Inflação de Demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada de mercadorias e serviços, tanto de consumo como de produção, em relação à oferta dessas mercadorias e serviços. A economia, quando está produzindo perto do pleno emprego de recursos, está mais sujeita ao processo inflacionário.
-O aumento da demanda agregada pode ser ocasionada por:
•aumento dos investimentos
•aumento das exportações
•redução das importações
•aumento dos gastos do governo
•redução dos tributos
•aumento da oferta da moeda
-As medidas de combate ao processo inflacionário devem se basear em instrumentos que provoquem:
•redução da demanda por mercadoria e serviços
•aumento da carga tributária
•restrição de crédito
•reduçao dos gastos governamentais
•controle sobre salários
•elevação da taxa de juros
Inflação de Custos: está associada a uma elevação dos custos de produção. O nível da demanda permanece constante, mas os custos de certos fatores de produção aumentam. Com isso, as empresas repassam o aumento de custo para o preço final do produto.
- As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são:
• Aumentos salariais;
• Aumentos do custo de matérias-primas;
• Estrutura monopolista ou oligopolista de mercado.
Câmbio: taxa de câmbio pode ser definida como a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Representa o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional.
Regimes Cambiais: podem ser fixo e flutuante.
Fixo: quando seu valor é definido pela autoridade econômica do país (Banco Central), que se obriga a comprar e vender qualquer quantidade de moeda estrangeira (divisa) àquela taxa fixada. Portanto, ao fixar sua taxa de câmbio, o país se obriga a disponibilizar suas reservas para o mercado quando requisitadas pelos exportadores, turistas ou pelos investidores.
Fixa pura ajustável: governo anuncia unilateralmente o ajuste por meio de desvalorização cambial.
Flutuantes: ou flexíveis, quando seu valor é determinado pelo funcionamento do mercado de moeda estrangeira (divisa), através do movimento de compra e venda de moeda estrangeira (divisa). Ao contrário do regime cambial fixo, o Banco Central não é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais.
Flutuação Livre: regime totalmente flexível, banco central não interfere para influenciar a taxa de câmbio. 
Regime de flutuação administrada ou suja: a taxa de câmbio é determinada pelo mercado, podendo o Banco Central entrar como comprador ou vendedor de moeda para influencia a taxa de câmbio. 
Regimes ou Sistema de bandas cambiais: o regime de câmbio fixo, a autoridade monetária pode adotar o sistema de bandas cambiais. O Banco Central fixa os limites superior e inferior (bandas), entre os quais a taxa de câmbio pode variar. O Banco Central é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais, quando requisitadas pelos exportadores, turistas ou investidores.
-Demanda e oferta moeda estrangeira (divisa):
Demanda: é constituída pelos importadores de bens e serviços, que desejam pagar suas compras no exterior, ou por outras pessoas que necessitam remeter recursos para o exterior (turistas, investidores etc.).
Oferta: é realizada pelos exportadores de bens e serviços, que recebe divisa por suas vendas no exterior, ou por outras pessoas que tiverem recebido recursos no exterior (turistas do exterior, capitais financeiros internacionais etc.). A moeda estrangeira (divisa) necessita ser convertida em Real, pois não pode ser utilizada no pagamento de despesas correntes no Brasil.
- Quando a taxa de câmbio aumenta de valor, significa que houve desvalorização da moeda nacional (depreciação), ou seja, ela perdeu valor em relação à moeda estrangeira (divisa). Assim, a desvalorização cambial indica que será necessário um maior número de reais para cada unidade de moeda estrangeira. Por exemplo, a moeda nacional é desvalorizada em relação ao dólar.
- A valorização cambial (apreciação), significa que a moeda nacional se fortaleceu em relação à moeda estrangeira (divisa), e que será necessário um menor número de reais para cada unidade de moeda estrangeira.
- A taxa de câmbio influencia diretamente o resultado das contas externas do país. Se a moeda nacional estiver desvalorizada, estimulará as exportações, pois os exportadores receberão mais reais pela mesma quantidade de moeda estrangeira (divisa), aumentando, consequentemente, o volume de moeda estrangeira (divisa) disponível no país.
- Se a moeda nacional estiver valorizada, há um estímulo às importações e um desestímulo às exportações, pois os exportadores receberão menos reais pela mesma quantidade de moeda estrangeira (divisa), reduzindo-se a oferta de moeda estrangeira (divisa) internamente.
-A implantação das políticas sociais ocorre por meio de ações estatais diretas e indiretas:
Ações Estatais Diretas: ocorrem por meio da aplicação de medidas regulatórias, desenvolvendo-se políticas públicas de transferência de renda, de incentivos fiscais e da provisão de bens e serviços.
Ações Estatais Indiretas: acontecem por meio de parcerias com instituições privadas, com ou sem finalidade lucrativa.
- crescimento econômico é o crescimento continuo de renda per capita ao longo do tempo. 
- desenvolvimento econômico está diretamente relacionado ao atendimento das questões sociais, permitindo que o trabalhador possa desempenhar bem suas funções e obter constantes aumentos de produtividade e crescimento profissional. Por sua vez, o produtor poderá investir em seu negócio buscando a sustentabilidade e o retorno desejado.
- a segurança é importante para que a população alcance o bem-estar tendo a tranquilidade de realizar suas tarefas sem estar preocupado em relação aos riscos advindos da violência.
- a educação é fundamental para que se possa ter mão de obra capaz de enfrentar os novos desafios oferecidos pelas novas tecnologias e o processo de globalização da economia.
- a saúde é um fator que afeta a produtividade do trabalhador e exige constantes gastos por conta do setor público.
PIB: Produto interno bruto. É o somatório de todas as mercadorias e serviços finais produzidos dentro do território nacional num todo período de tempo, valorizados a preço de mercados, sem levar em consideração se3 os fatores de produção são de prioridade de residentes ou não.
PIB Nominal: é o PIB medido a preços correntes do próprio ano. Quando se compara os valores do mesmo entre dois anos não se sabe diferenciar qual parcela deve-se ao aumento de preços e qual deve-se a quantidade física.
PIB Real: é o PIB medido a preços constantes de um dado ano qualquer, chamado de ano-base. Os preços ficam fixados nesse ano como se a inflação fosse zerada a partir de então.
Distribuição da Renda – o Coeficiente de Gini: medida mais conhecida do nível de desigualdade de renda de um país. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde:
0: corresponde a completa igualdade de renda, onde todos tem a mesma renda.
1: corresponde a completa desigualdade, onde uma pessoa tem toda a renda e as demais não tem. 
Setores Formais (tributáveis):
Setores Informais (não tributáveis):
Informalidade surge como um fenômeno mundial em face da redução do poder aquisitivo, da marginalização de parcela da população e pelo crescimento do desemprego nas economias modernas. No Brasil, as práticas informais no mercado nacional de produção e trabalho se multiplicam, associadas ao crescente desemprego, a uma elevada burocracia e a uma carga tributária excessiva mesmo se comparada a padrões internacionais.
- após a metade da década de 1990, instaurou-se no Brasil o Estado “regulador” por meio da presença das agências reguladoras, do fortalecimento do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e da formação de marcos regulatórios setoriais, no sentido de reduzir os preços para o consumidor, melhorar a qualidade dos serviços e realizar as normatizações necessárias para evitar problemas na infraestrutura operante no país. 
- A implantação das agências reguladoras no Brasil decorreu de uma mudançaprofunda que se verificou na relação do Estado com a sociedade e com a ordem econômica. As transformações no mundo resultaram na redução da intervenção direta do Estado na economia e o fortalecimento de uma nova forma de intervenção, por meio da qual se observa uma maior presença do papel regulador do Estado, em detrimento do papel como produtor de bens e de serviços.
Exemplos: ANATEL, ANP, ANEEL, etc.
Parcerias Publicas e Privadas (PPPs): é o contrato administrativos de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. 
- Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras publicas, quando envolver adicionalmente a tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuária do parceiro publico ao parceiro privado. 
- A escassez de um produto no mercado pressiona o preço deste produto para cima.
- Custo de Oportunidade: trata-se daquilo que se deixa de ganhar ou que se perde, ou de usufruir quando se desloca a produção ou o consumo de um bem para outro, de um serviço para outro.

Outros materiais

Outros materiais