Buscar

ATD 2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATD 2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE APRENDIZAGEM
Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.¨ (PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
a) Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino. 
b) Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino. 
c) O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo. 
d) A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. 
e) Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.
Resp. C
De acordo com Wallon, podemos afirmar que:
A) A criança é essencialmente cognitiva e gradualmente vai constituindo-se em um ser socioemocional.
B) No início do desenvolvimento existe uma preponderância do social, posteriormente o biológico adquire maior força.
C) As trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa.
D) As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo objetivo", por pelo menos três anos.
E) No primeiro ano de vida, a criança interage com o meio regido pela afetividade, isto é, o estágio impulsivo emocional, definido pela simbiose afetiva da criança em seu meio social.
F) Posterior ao surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva.
Resp. E
O trecho a seguir revela as influências de um importante teórico para a aprendizagem:
¨A afetividade e a inteligência caminham juntas desde o primeiro ano de vida da criança. Esse período, denominado 'impulsivo emocional', é marcado pelas relações emocionais do bebê com o ambiente. A afetividade dá lugar ao desenvolvimento cognitivo quando a criança começa a construir a realidade por meio do que chamou de 'inteligência prática ou das situações'. É interessante que a escola considere os níveis do desenvolvimento cognitivo da criança e suas necessidades afetivas a fim de melhor orientar suas ações educativas¨.
Assinale o teórico responsável por essas ideias:
a) Freud. 
b) Piaget. 
c) Wallon.
d) Vygotsky. 
e) Winnicot.
Resp. C
Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.¨ (Rego, 2001)
Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
a) Capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber. 
b) Possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola. 
c) Criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares. 
d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos. 
e) Introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.
Resp. A
Vygotsky foi um dos teóricos interacionistas na área da Psicologia que tem influenciado pesquisas e práticas pedagógicas. Sobre suas concepções em relação ao desenvolvimento da criança, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
a) Para Vygotsky a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana. 
b) A construção do pensamento, de acordo com Vygotsky, ocorre por meio do uso de signos e do emprego de instrumentos elaborados na história humana. 
c) Segundo a perspectiva vigotskiana, os signos não são criados nem descobertos pelos sujeitos, mas construídos e apropriados com base na relação com parceiros mais experientes que emprestam significações a suas ações em tarefas realizadas conjuntamente. 
d) Entre outros signos, a apropriação pela pessoa da linguagem de seu grupo social constitui o processo mais importante no seu desenvolvimento. 
e) De acordo com Vygotsky, o pensamento humano é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e amadurecidas com base na estimulação ambiental.
Resp. E
"Na sala de aula, deve-se planejar o desenvolvimento da inteligência e deixar que a afetividade e o psicomotor aconteçam espontaneamente”.
Reescreva a frase acima tornando-a verdadeira, segundo o que estudamos da teoria de Wallon. Justifique a correção. 
Responda usando, no máximo, 05 linhas na resposta.
” Na sala de aula, deve-se planejar a afetividade e o psicomotor e deixar que o desenvolvimento da inteligência aconteça espontaneamente”
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

Outros materiais