Buscar

APOL LÍBRAS 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen [...], é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda quanto ao tipo, a perda auditiva pode ser classificada em:
	
	A
	Total e parcial.
	
	B
	Condutiva, sensório neural e mista.
	
	C
	Total, parcial e intermediária.
	
	D
	Pré-natal e perinatal.
	
	E
	Surda e ouvinte.
 
Questão 2/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A educação especial viveu profundas transformações durante o século XX. Impulsionada pelos movimentos sociais que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporou-se, aos poucos, ao sistema educacional regular e buscou fórmulas que facilitassem a integração dos alunos com alguma deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 15. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, o qual apresenta a concepção vygotskiana sobre os dois tipos de aprendizado que ocorrem na criança (inter-relacionamento entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos, ou seja, a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento mental da criança), assinale a alternativa que apresenta como os referidos tipos são vistos:
	
	A
	O desenvolvimento é visto como um processo simples, e o aprendizado independe das leis naturais e não segue intervenção dos fatores culturais.
	
	B
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação sujeito às leis naturais, e o aprendizado como a utilização das oportunidades criadas pelo desenvolvimento.
	
	C
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação, e o aprendizado é visto como algo que ignora fatores externos para o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	D
	O desenvolvimento é visto de maneira simples, e o aprendizado é um processo de atividades que não dependem de critérios pedagógicos.
	
	E
	O desenvolvimento é visto de maneira aculturada, e o aprendizado é baseado em disciplinas informais.
Questão 3/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A Inclusão Escolar tem Início na Educação Infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Do nascimento aos 3 anos, o atendimento se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, setembro de 2007. p. 24.
Considerando a abordagem de Vygotsky, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a respeito da educação precoce dos alunos surdos, é correto afirmar que:
	
	A
	Os alunos surdos devem ter um aprendizado precoce por serem imaturos devido à sua deficiência. Assim, quanto mais cedo eles forem estimulados linguisticamente, mais cedo voltarão a ouvir.
	
	B
	O atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança for estimulada linguisticamente, maiores serão as chances de ela falar e de voltar a ouvir.
	
	C
	Um dos fatores que embasam a importância do atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que é durante os primeiros cinco anos de vida e, especialmente, nos três primeiros, que uma criança normalmente aprende a compreender e a utilizar a linguagem na vida diária.
	
	D
	A estimulação precoce ao surdo nas escolas tem por objetivo o desenvolvimento linguístico e afetivo parcial da criança e isso é realizado por meio de uma equipe disciplinar específica.
	
	E
	Um dos fatores determinantes para o atendimento precoce ao surdo diz respeito ao fato de que, quanto mais cedo a criança é estimulada afetivamente, maiores serão as chances de ela voltar a ouvir.
Questão 4/5 - Libras
Considere a seguinte citação:
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 28.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	7 – 6 – 2 – 3 – 4 – 1 - 9
	
	B
	2 – 6 – 1 – 3 – 4 – 2 - 9
	
	C
	2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
	
	D
	7 – 9 – 1 – 4 – 3 – 2 - 6
	
	E
	2 – 6 – 2 – 4 – 3 – 7 – 9
Questão 5/5 - Libras
Leia a afirmação a seguir:
“A atitude dos pais diante da surdez de seu filho terá uma influência considerável. As reações podem ser muito diversas. Há pais que tentam negar sua existência e, consequentemente, tratam seu filho como se fosse ouvinte. Outros, ao contrário, desenvolvem atitudes de superproteção. Em uma posição intermediária, mais positiva, estão os pais que aceitam as consequências da surdez, criam um ambiente descontraído de comunicação e se dispõem a aprender e a utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 176. 
Sabe-se da diversidade na organização das famílias na sociedade atual e a liberdade de escolha que elas têm em relação à educação de seus filhos. Entretanto, de acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda e o fragmento de texto lido, ao observar que a criança não fala, mesmo estando no período em que todas as outras crianças estão falando, analise as afirmativas quanto aos comportamentos mais assertivos tomados pela família para não atrapalhar o desenvolvimento do surdo: 
I. A família deve procurar um especialista médico (pediatra) e fazer os exames solicitados para a constatação ou não da surdez.
II. Diante de um laudo de surdez, a família deve compreender a situação e oferecer à criança um sistema de comunicação: a língua de sinais.
III. A família deve se resignar, ressentir, aceitar e assumir que é culpada pela surdez do(a) filho(a).
IV. A família deve lutar pelo filho tão desejado, criando um ambiente descontraído de comunicação.
V. A família deve aprender e utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor, garantindo o desenvolvimento satisfatório da criança.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas II, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretasas afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV, apenas.

Outros materiais