Buscar

Apol Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Sabemos que o determinismo biológico de início do século XX insistia no caráter orgânico e hereditário dos comportamentos considerados indesejados. Mas essas explicações, longe de desaparecerem, parecem ter adquirido poder ainda maior no final do século XX e início do XXI”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPONI, Sandra. Da herança à localização cerebral: sobre o determinismo biológico de condutas indesejadas. Physis-Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n. 2, 2007. s. p. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação sobre determinismo biológico e determinismo geográfico, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
( ) O condicionamento do comportamento humano é estudado pelo determinismo biológico.
( ) O determinismo biológico atribui qualidades inatas a “raças” ou grupos humanos.
( ) No determinismo geográfico, as diferenças climáticas e geográficas condicionam o comportamento humano.
( ) O determinismo biológico atribui algumas qualidades às condições climáticas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
A alternativa correta é a letra d). A afirmativa I é falsa, pois o condicionamento do comportamento humano é estudado pelo determinismo geográfico (livro-base, p. 77). As afirmativas II e III são verdadeiras, pois o determinismo biológico “atribui qualidades inatas a ‘raças’ ou grupos humanos [...]” (p. 76) e, no determinismo geográfico, “as diferenças climáticas e geográficas condicionam o comportamento humano” (p. 77). A afirmativa IV é falsa, pois o determinismo biológico não atribui algumas qualidades às condições climáticas (p. 76-77).
	
	E
	V – F – F – F
Questão 2/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Ao longo dos anos 50 e 60, as produções intelectuais francesas passaram pelo que se denominou retroativamente de momento estruturalista. Esperança de um espírito científico para as Ciências Humanas em contraponto à Fenomenologia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SALES, Léa Silveira. Estruturalismo – história, definições, problemas. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n. 33, p 159-188, abr., 2003. p. 159. 
A partir da leitura do trecho dado e dos conteúdos abordados no livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação sobre o estruturalismo, analise as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Por meio de figuras como o notável antropólogo Claude Lévi-Strauss, o estruturalismo centrou-se em pesquisas como as que buscavam analisar o papel das relações de parentesco na formação das estruturas sociais.
( ) O estruturalismo nega a interdependência entre a parte e o todo estrutural, portanto, nega a interação do sujeito com a estrutura, que muda a todo momento.
( ) Para o estruturalismo, a linguística é um campo essencial, pois a cultura seria um sistema de códigos que cumpre decifrar.
( ) Para o estruturalismo, cada cultura é independente e totalmente específica, por isso não se pode chegar a significados universais relativos a todas as sociedades. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
Você acertou!
A afirmativa I e a afirmativa III são corretas: Claude Lévi-Strauss foi um dos grandes nomes do estruturalismo a partir da década de 1940 e, “[...] entre os principais estudos desenvolvidos por essa corrente, encontram-se a análise das estruturas de parentesco e os estudos sobre o mito. [...] O estruturalismo incorpora elementos da linguística e vê a cultura como um campo simbólico [...] (livro-base, p. 55). Poirier (citado pelo autor do livro-base) demonstra como a cultura constitui um sistema de códigos que cumpre decifrar. Já as afirmativas I e IV são falsas, pois:  o pensamento estruturalista entende que o sujeito interage com a estrutura e esta é invariável e estável. A totalidade e a interdependência são pressupostos do estruturalismo. Além disso, o estruturalismo se preocupou com a busca pelo que há de universal nas sociedades e na mente humanas (livro-base, p. 55-57).
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 3/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O primeiro olhar que se lança sobre a antropologia procura compreender quem é o homem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ULBRA [Org.]. Teorias antropológicas. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2009. 
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, sobre os principais conceitos desenvolvidos pela Antropologia, assinale a afirmativa que indica três desses conceitos de maior destaque:
Nota: 20.0
	
	A
	Aculturação, Relativismo Cultural e Fenomenologia.
	
	B
	Aculturação, Relativismo Cultural e Etnocentrismo.
Você acertou!
“Entre os principais conceitos desenvolvidos pela antropologia, três deles merecem maior destaque, por serem considerados como básicos para a compreensão dos estudos antropológicos: a aculturação, o relativismo cultural e o etnocentrismo” (livro-base, p. 72)
	
	C
	Aculturação, Fenomenologia e Etnocentrismo.
	
	D
	Fenomenologia, Relativismo Cultural e Etnocentrismo.
	
	E
	Fenomenologia, Relativismo Singular e Etnocentrismo.
Questão 4/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia a seguinte afirmativa: 
“[...] o que faz de você é a soma de todas as representações que você faz dos outros e do seu ambiente, que podem se expandir a cada dia, desde que você mantenha sua consciência aberta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTE, Rodrigo. O que é a consciência humana. <https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-e-a-consciencia-humana/#>. Acesso em 15 set. 2017. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de consciência:
Nota: 20.0
	
	A
	A consciência se afasta da ideia de autoconhecimento.
	
	B
	A consciência é um elemento que se restringe à singularidade.
	
	C
	A consciência é resultante de uma inter-relação.
Você acertou!
“[...] nossa consciência é resultante da inter-relação que estabelecemos com o outro e com o meio e da inter-retroação, a qual nos obriga a transitar entre o passado e o presente para melhor conhecermos” (livro-base, p. 104).
	
	D
	A consciência é um processo inato.
	
	E
	A consciência se afasta da ideia de convívio.
Questão 5/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia a citação a seguir: 
“O pensamento de Comte apresenta as seguintes preocupações fundamentais: uma filosofia da história na qual encontram-se as bases de sua filosofia positivista e as três fases da evolução do pensamento humano: o teológico, o metafísico e o positivo. Após passar pelos três estágios históricos, no estágio científico abandona-se a referência às causas últimas, ou seja, às não observáveis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ISKANDAR, Jamil; LEAL, Maria Rute. Sobre positivismo e educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n.7, p. 89-94, set./dez. 2002, p. 2. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação sobre Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte, relacione corretamente os conceitos às suas descrições:
1. Estado Teológico
2. Estado Metafísico
3. Estado Positivo
( ) Nesse estado, a utilidade do conhecimentodeve ser prática, no intuito de promover melhorias.
( ) A compreensão do mundo, nesse estado, era feita pelos deuses e espíritos.
( ) O sobrenatural era a forma de pensamento dominante nesse estado.
( ) A essência dos fenômenos, nesse estado, é compreendida pelo pensamento filosófico.
( ) A matemática e a lógica são ferramentas fundamentais para a compreensão do mundo nesse estado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 1 – 2 – 2
Você acertou!
Os Estados mencionados por Comte são: “Estado Teológico: o pensamento sobre o mundo é dominado pelas concepções do sobrenatural, da religião e de Deus [...]. Estado Metafísico: as atrações do sobrenatural são substituídas pelo pensamento filosófico [...] e pelo desenvolvimento da lógica e da matemática [...]. Estado Positivo: [...] Com o Estado positivo, o conhecimento pode ter utilidade prática a fim de melhorar as vidas das pessoas” (livro-base, p. 18, 19).
	
	B
	3 – 1 – 1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1 – 1 – 3
	
	D
	2 – 1 – 1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 1 – 3 – 2

Outros materiais