Buscar

RESENHA CRITIC

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Tocantins - UFT
Curso: Geografia
Docente: 
Discente: 
Disciplina: Geografia Econômica 
Período: 2º
RESENHA CRITICA DO FILME
Tempos Modernos, uma história sobre  a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. Charles Chaplin
Identifica-se que filme "Tempos Modernos” nos retrata a história de um operário durante a década de 30, onde o personagem principal interpretado por Charles Chaplin, é um homem que trabalha em uma indústria, executando movimentos repetitivos ao manusear os instrumentos. O filme é bem transparente em relação a divisões de classes sociais bem como as jornadas excessivas de trabalhos aos quais os operários eram submetidos, é após o término de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse trabalhando. Essa linha de montagem, era uma característica dos donos dos meios de produção que “exploravam” a mão de obra, que por sua vez era bastante miserável pois trabalhava-se trabalhava muito para aumentar cada vez mais a produtividade nas suas empresas. Os trabalhadores ficavam possivelmente com LER- Lesão por Esforços Repetitivos. 
 	Dentre diversas imagens marcantes podemos relatar aqui a invenção de uma máquina alimentadora que possuía a finalidade de diminuir o tempo de intervalos destinados aos operários enquanto almoçam (o tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo),  aumentando assim o tempo cansativo de trabalho. 
Devido aos movimentos repetitivos o operário “Carlitos” adoece e é internado em um sanatório afastando-se do cargo.
 Surge um enorme aumento da miséria e do desemprego, no qual as indústrias e bancos acabam em falência, e uma população cada vez mais revoltada com toda a situação, dando espaço para o surgimento do comunismo. 
 	O filme além de ser uma comédia e um grande marco no cinema mundial, relata principalmente críticas à sociedade industrial, as técnicas modernas e o capitalismo. Mostrando que o emprego deixou de ser prazeroso, e passou a ser um trabalho rotineiro e cansativo.

Outros materiais