Buscar

6ª semana 1ª ACQA Responsabilidade SocioAmbiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/1
	Valor da questão: 21,00 
ACQA - Responsabilidade Socioambiental
O Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA, do Ministério do Meio Ambiente, destina-se a assegurar a integração equilibrada em relação a sustentabilidade ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política ao desenvolvimento do País.
O projeto contém três linhas de ação: 
Forma de Atuação
O Departamento de Educação Ambiental trabalha as três linhas de ação de modo articulado, e atua de forma integrada com o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, a Agência Nacional de Águas e o Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Para ajudar nessa interação foi desenvolvido o portal sobre educação ambiental, uma parceria entre governo e a sociedade, que por meio do Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental (SIbea), tem o objetivo de estimular a ampliação da educação ambiental em todo o país. Sua finalidade é contribuir para a construção de territórios sustentáveis e pessoas atuantes e felizes.
O portal conta com milhares de informações sobre educação ambiental. Como por exemplo: como economizar água e energia, como ajudar a reduzir a poluição e etc. Além, de informações sobre especialistas, instituições e grupos que atuam, na preservação do meio ambiente.
Referencial Bibliográfico:
SISTEMA BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SIBEA. Os principais marcos regulatórios da Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/documentos/>. Acesso em 06 fev 2017.
CAMPANHA SACO É UM SACO. Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis - DPCS.   Ministério do Meio ambiente, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco>. Acesso em 06 fev. 2017.
EDUCOMUNICAÇÃO. Linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) que cuida da articulação de ações comunicação para a Educação Ambiental. Ministério do meio Ambiente, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao>, Acesso em 06 fev. 2017.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PRONEA. Órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Ministério do meio Ambiente, Brasília-DF. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/programa-nacional-de-educacao-ambiental.> Acesso em 06 fev. 2017.
LINHAS DE AÇÃO E FORMA DE ATUAÇÃO DO PRONEA. Programa Nacional de Educação Ambiental. Ministério do meio Ambiente, Brasília-DF. Disponível em:. Acesso em fev. 2017.
 
Questão:
Esta questão tem o objetivo de aproximá-lo ao exercício de atitudes socioambientais e o tema escolhido para essa ACQA foi “Educação Ambiental”.
Como forma de orientação para o desenvolvimento de sua ACQA, segue o roteiro de como você deverá executá-lo:
Acesse o portal do Ministério do Meio Ambiente, no link: http://www.mma.gov.br/;
No portal, busque informações sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA;
Leia sobre as linhas de ação e forma de atuação do ProNEA;
Dentro do portal do Ministério do Meio ambiente, acesse no menu o item “Educação Ambiental” e clique no item “Campanhas de Consumo Sustentável”. Faça a leitura sobre a campanha “Saco é um saco”.
A partir das leituras propostas, elabore uma pesquisa em seu município a respeito dos locais que praticam o consumo consciente que mais se aproximam da campanha “Saco é um saco” e depois faça o seguinte:
Visite o estabelecimento a ser pesquisado e converse com o responsável pela instituição e, também, com o responsável pela organização da campanha e agende com ele uma entrevista sobre a mesma. Para isto, siga as orientações abaixo:
Antes de fazer a entrevista elabore um questionário que oriente o entrevistado a responder o seguinte:
Nome da Instituição;
Título da campanha;
Nome do responsável pela campanha e cargo que ocupa;
Quanto tempo que a empresa existe?
Quanto tempo que a campanha foi implantada?
Qual o objetivo da campanha?
Quantas pessoas foram alcançadas?
Qual o resultado obtido (como por exemplo; houve mudança comportamental dos colaboradores, clientes e proprietários? Houve economia para a empresa? Quantas sacolas deixaram de adquirir? Etc.);
Foi feita alguma pesquisa de opinião antes e depois de implantar o projeto?
Na opinião do entrevistado, qual o ponto negativo mais relevante da campanha;
Na opinião do entrevistado, qual o ponto positivo mais relevante da campanha;
Na sua opinião, a campanha é viável ou não? Justifique. Caso não seja viável, faça suas observações sobre como poderia ser diferente, para atingir seu objetivo.
 
Para elaborar e responder a questão, você poderá utilizar qualquer tipo de recurso audiovisual ou somente por escrito, fica a seu critério!
 
Caso tenha dúvida (s), entre em contato com seu professor tutor.
 
Não se esqueça de indicar o referencial bibliográfico utilizado em sua pesquisa.
 
Bons estudos!!!
Em minha cidade não há nenhuma empresa que tenha adotado uma campanha desta natureza, ou pelo menos, que tenha feito algo tão organizado e controlado, porém há alguns raros supermercados que buscam promover a uma mudança cultural, mesmo que em pequena escala, para evitar o uso de sacolas plásticas, contudo é possível perceber que ainda são ações muito tímidas e relativamente pouco fundamentadas para garantir efetividade do pleito.
Selecionei um supermercado que fica próximo a minha residência que adota a política acima descrita, segue alguns pontos levantados na entrevista realizada no empreendimento:
1 – Nome da instituição: Supermercado Zico
2 – Título da campanha: Não há título estabelecido
3 – Nome do responsável pelo campanha e cargo que ocupa: Carlos Reis, proprietário
4 – Quanto tempo que a empresa existe: Há 35 anos
5 – Quanto tempo que a campanha foi implantada: Há cerca de 1 ano
6 – Qual o objetivo da campanha: Reduzir a utilização de sacolas plásticas e aumentar a utilização de sacolas retornáveis ou caixas de papelão
7 – Quantas pessoas foram alcançadas: Não foi possível quantificar, a intenção seria atingir todo o público que frequenta o supermercado
8 – Qual o resultado obtido: Infelizmente a mudança de comportamento é lenta e gradativa, então a aceitação ainda foi muito pequena, os colaboradores envolvidos diretamente também demonstraram um pouco de resistência na implantação desta ação, mas isto já foi superado, contudo a clientela ainda persiste em adotar as sacolinhas plásticas, embora uma pequena parcela tem se conscientizado e já adota a utilização de caixas de papelão, a utilização de sacolas retornáveis ainda não foi muito bem aceita
9 – Foi feita alguma pesquisa de opinião antes e depois de implantar o projeto: Não foi feita nenhuma pesquisa de opinião
10 – Na opinião do entrevistado, qual o ponto negativo mais relevante da campanha: O ponto negativo observado é a rejeição de grande parte dos clientes e a tentativa de implantar esta ação acaba gerando um pouco de desconforto com alguns clientes mais resistentes, fazendo com que o supermercado recue na proposição desta ação
11 - Na opinião do entrevistado, qual o ponto positivo mais relevante da campanha: O ponto positivo observado é que quando existe aceitação do cliente, além do ganho ambiental que é notório, também existe um ganho financeiro para a empresa, visto que as caixas de papelão são as embalagens dos fardos de produtos adquiridos pelo mercado e, portanto, não geram custos de aquisição, enquanto que as sacolas plásticas devem ser adquiridas e, portanto, geram custos, conclui-se então um ganho financeiro nesta transação
12 – Na sua opinião, a campanha é viável ou não? Eu particularmente acredito que a campanha é viável, contudo como o case citado acima, ainda existe uma resistência cultural muito grande que precisa ser vencida, quando uma pessoa adota essa nova atitude de utilizar sacolas retornáveis, por exemplo, ou mesmo caixas de papelão, e deixa de utilizar sacolas plásticas, está promovendovantagens para o meio ambiente, que deixará de receber este resíduo sólido que pode levar 400 anos para se decompor; mas conscientizar a sociedade sobre esta atitude ainda é uma situação difícil e depende também de ações políticas que possam contribuir com isso, por exemplo, as secretarias de meio ambiente devem se conscientizar e criar campanhas no âmbito municipal para propagar este comportamento desejado, até que em algum momento esta nova cultura esteja arraigada em todos.

Continue navegando