Buscar

Gestão Estratégica com foco na Administração Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em
	Segunda-feira, 11 Jun 2018, 08:01
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Segunda-feira, 11 Jun 2018, 08:35
	Tempo empregado
	34 minutos 15 segundos
	Avaliar
	70,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à revisão das teorias da liderança realizada por Robbins, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Na liderança transformacional, os líderes inspiram seus seguidores a ultrapassarem seus interesses próprios para o bem da empresa. 
b. Os líderes transacionais guiam ou motivam seus seguidores na direção de metas estabelecidas. 
c. A liderança visionária é aquela que não possui a capacidade de criar, mas sim de articular uma visão realista do futuro para o ambiente organizacional, a partir de acontecimentos presentes e passados. 
d. Os líderes carismáticos possuem traços marcantes que os diferem de um líder não carismático. São considerados possuidores de fortes habilidades verbais, são agressivos, são compreensivos e dispostos ao trabalho. 
Feedback
Resposta: letra “a”.
Item b: Os líderes transformacionais inspiram seus seguidores a ultrapassarem seus interesses próprios para o bem da empresa e também prestam atenção nas necessidades individuais de seus seguidores, além de fazerem com que os mesmos vejam velhos problemas de maneiras novas e os estimulem e inspirem a darem mais de si para alcançarem as metas estipuladas. Unidade 4 - Estilos de Liderança
Item c: A liderança visionária é aquela que possui a capacidade de criar e articular uma visão realista do futuro para o ambiente organizacional, a partir de acontecimentos presentes e passados.
Item d: Os líderes carismáticos têm três características marcantes que os diferem de um líder não carismático. São elas: confiança extremamente alta, domínio e fortes convicções em suas crenças. Unidade 4 – Estilos de Liderança
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
São características da organização informal, exceto:
Escolha uma:
a. Possibilidade de oposição à organização formal. 
b. Colaboração espontânea. 
c. Especialização. 
d. Status. 
e. Relação de Coesão e antagonismo. 
Feedback
Resposta: letra “c”.
Especialização não é uma característica da organização informal, mas da organização formal. Unidade 5 – Organização Informal
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a visão estratégica de Michael Porter, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Porter inicia a sua análise ao nível de uma indústria pluralista, dissecando as fórmulas de negócio para empresas diversificadas. 
b. Michael Porter é conhecido por estabelecer a ponte entre a teoria econômica da gestão e a sua prática, conseguindo transmitir a verdadeira essência da competição. 
c. Michael Porter definiu os fundamentos da competição e da estratégia competitiva. 
d. Porter afirma que a estrutura, a evolução e os meios pelos quais as empresas ganham e mantêm a sua vantagem competitiva são pontos fundamentais da competição. 
Feedback
Resposta: letra “a”.
Porter inicia a sua análise ao nível de uma indústria singular, dissecando as fórmulas de negócio para empresas diversificadas. (Unidade 1 - Estratégia sob a Visão de Michael Porter)
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as escolas de formação estratégica de Henry Mintzbert, julgue as afirmações abaixo e marque a alternativa correta.
I – Na Escola do Desenho, a estratégia é formulada como um processo de concepção, focado em objetivos definidos.
II – A Escola Cognitiva é moldada pela experiência e é dividida entre objetiva e subjetiva.
III – Na Escola do Planejamento, a estratégia é vista como um processo analítico, onde se analisa as conjunturas – o planejador torna-se analista.
IV – A formação da estratégia na Escola Empreendedora se baseia na visão do líder criativo.
Escolha uma:
a. V, F, F, V 
b. V, F, V, F 
c. V, V, V, V 
d. V, V, F, V 
Feedback
Resposta: letra “d”.
Item III: A definição refere-se à Escola do Posicionamento. (Unidade 2 - Estratégia sob a Visão de Henri Mintzberg)
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a dinâmica de grupo, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I – As dinâmicas de grupo são técnicas de discussão verbal, nas quais os participantes compartilham os mesmos pontos de vistas, em um clima de harmonia e de respeito.
II – O grupo deve ter um objetivo comum.
III – Os membros dos cursos devem ser sempre os mesmos.
IV – O animador em uma dinâmica de grupo é alguém que faz intervenção junto ao grupo com o objetivo de estimular as ideias e conduzir os trabalhos para um resultado que se busca atingir.
Escolha uma:
a. V, V, F, V 
b. F, V, F, V 
c. V, V, V, F 
d. F, V, V, V 
Feedback
Resposta: letra “b”.
I - As dinâmicas de grupo são técnicas de discussão verbal, com as quais se podem confrontar diferentes pontos de vistas, em um clima de harmonia e de respeito. Unidade 10 – Dinâmica de Grupo.
III - O grupo deve ser dinâmico e pode ser modificado com a chegada e saída de um membro. Unidade 10 – Dinâmica de Grupo.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre inteligências múltiplas, marque as opções corretas:
Escolha uma ou mais:
a. Inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais 
b. O papel na explicação é a capacidade de usar esta ferramenta para ajudar a lembrar de informações. 
c. Aspecto retórico da linguagem é a capacidade de usar a linguagem para convencer outros indivíduos a respeito de um curso de ação. 
d. Possuir a inteligência lógico-matemática é ter uma sensibilidade às diferentes funções da linguagem - seu potencial para entusiasmar, convencer, estimular transmitir informações ou simplesmente agradar. 
Feedback
Resposta: letras “a” e “c”.
Item b: O potencial mnemônico da linguagem é a capacidade de usar esta ferramenta para ajudar a lembrar de informações. Unidade 8 – Inteligências Múltiplas.
Item d: Possuir inteligência linguística é ter uma sensibilidade às diferentes funções da linguagem - seu potencial para entusiasmar, convencer, estimular transmitir informações ou simplesmente agradar. Unidade 8 – Inteligências Múltiplas.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos componentes da organização informal, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I - Pode-se dizer que a base dos grupos informais é a amizade e o interesse em comum.
II - É a partir dos grupos formais que surgem os grupos informais.
III - Clima organizacional é um componente da organização informal que se refere a crenças, valores, preconceitos, cerimônias, rituais e símbolos adotados ou valorizados pela organização.
IV - São componentes da organização informal: grupos informais, normas de conduta, cultura organizacional e clima organizacional.
Escolha uma:
a. V, V, F, F 
b. V, V, F, V 
c. V, F, F, V 
d. V, F, V, V 
Feedback
Resposta: letra “b”.
Clima organizacional refere-se a sentimentos positivos, negativos ou de indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes. Unidade 5 – Organização Informal
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Henri Mintzberg, estratégia são planos da alta administração de uma empresa com a finalidade de atingir resultados previamente estabelecidos.
Marque Verdadeiro ou Falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Resposta: Falso.
Mintzberg não nos oferece uma definição única e fácil, ao contrário, sugere várias definições, em particular: plano, padrão, posição, perspectiva e player. Unidade 2 - Estratégia sob a Visão de Henri Mintzberg
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Não basta
o líder possuir apenas a visão, ele deve explicar a visão aos outros, e para isso é necessário que tenha comunicação oral e escrita claras. Além disso, ele deve demonstrar tal visão através de comportamentos e estendê-la para a organização como um todo, onde todas as áreas tenham conhecimento do que se passa. Marque Verdadeiro ou Falso.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso 
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Unidade 4
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a liderança, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Líder é aquele indivíduo que todos querem seguir, e os indivíduos identificam no líder a sapiência de saber ouvi-los.
II - Liderança é uma característica nata do indivíduo e não pode ser assimilada, aperfeiçoada e adaptada por todos que assim desejarem.
III - Na liderança, o poder de mando existe e é legitimado pela hierarquia.
IV - A existência de um líder em uma organização é imprescindível para o bom andamento das tarefas. Porém, não existe um estilo de liderança modelo.
Escolha uma:
a. V, V, F, F 
b. F, V, F.V 
c. V, F, F, V 
d. V, F, V, V 
Feedback
Resposta: letra “c”.
II - A liderança é uma técnica que pode ser assimilada, aperfeiçoada e adaptada por todos que assim desejarem. Unidade 4 - Estilos de Liderança
III - A liderança sugere que a pessoa aceita pelo grupo tenha o poder de dirigi-lo. Isto é, o poder de mando existe, mas é legitimado pelo grupo e não, necessariamente, pela hierarquia. Unidade 4 - Estilos de Liderança
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais