Buscar

Aula 2.3 Exercícios GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	________________ é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas: Systems Engineering  (Engenharia de Sistemas), Software Engineering (Engenharia de Software), Integrated Product and Process Development (Desenvolvimento de processos e produtos integrados - IPPD), Supplier Sourcing (Fonte de suprimento). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute ¿ Instituto de Engenharia de Software), procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.
		
	
	ITIL
	
	SOA
	 
	CMMI
	
	COBIT
	 
	PMBOK
	
 2a Questão 
	
	As áreas de processo do CMMI para software na representação contínua são agrupadas em 4 categorias. Qual das respostas abaixo indica as categorias corretas?
		
	 
	Gerência de projetos, Gerência de processos, Fontes de aquisição e Suporte.
	
	Gerência de processos, Gerência de projetos, Engenharia e Fontes de aquisição;
	
	Gerência de processos, Engenharia, Fontes de aquisição e Suporte;
	
	Gerência de projetos, Engenharia, Fontes de aquisição e Suporte;
	 
	Gerência de projetos, Gerência de processos, Engenharia e Suporte; 
	
 3a Questão 
	
	Quanto ao modelo CMMI, assinale a opção correta.
		
	
	No nível de capacidade 1, padrões e processos podem ser diferentes entre projetos. No nível 2, os processos para um projeto são resultantes da configuração de processos já existentes e padronizados pela organização.
	
	A avaliação de CMMI envolve o exame dos processos organizacionais e a avaliação dos processos por uma escala de dez pontos que se relaciona ao nível de maturidade em cada área de processo.
	
	No nível de capacidade 3, objetivos quantitativos para as qualidades e performances dos processos são estabelecidos e usados para gerenciá-los. As qualidades e performances dos processos são entendidas em termos estatísticos. 
	
	A validação visa garantir que o produto atenda aos requisitos especificados e não pode ser feita via testes, demonstrações e simulações. A verificação visa demonstrar que o produto fornecido atenderá ao uso que se pretende dar ao mesmo e não pode ser feita via revisão por pares.
	 
	Uma organização no nível de maturidade 5 procura modificar e adaptar os seus processos a partir do entendimento quantitativo dos mesmos. Há uma preocupação com a melhora contínua dos processos.
	
	
	
	
	 4a Questão 
	
	O CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". A REPRESENTAÇÃO POR ESTÁGIOS oferece uma abordagem estruturada e sistemática para a melhoria de um estágio por vez. Atingir um estágio significa que uma estrutura de processo adequada foi estabelecida como base para o próximo estágio. Assinale a alternativa que corresponde ao seguinte estágio:  "Os processos são continuamente aperfeiçoados, baseados em um entendimento quantitativo em que a variação de um processo existe devido às interações, normais e presumidas, entre os componentes desse processo. Esse nível de maturidade tem como objetivo a melhoria contínua do processo".
		
	
	Nível 3: Definido
	 
	Nível 1: Inicial (Ad-hoc) 
	
	Nível 2: Gerido
	 
	Nível 5: Otimizado
	
	Nível 4: Quantitativamente gerido
	
	
	
	 5a Questão 
	
	Observe a afirmativa: A ISO/IEC 15504, conhecida também como SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination), consiste em uma norma para definição de processos de desenvolvimento de software. Os requisitos da norma são uma evolução da ________________________. Marque a opção que complemeta corretamente a afirmativa:
		
	
	Norma ISO/IEC 14596
	 
	Norma ISO/IEC 14598
	 
	Norma ISO/IEC 12207
	
	Norma ISO/IEC 9000
	
	Norma ISO/IEC 9126
	
 6a Questão 
	
	A ISO/IEC 15504, conhecida também como SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination), consiste em uma norma para definição de processos de:
		
	
	Testes de software
	
	Escopo do software
	
	Gerenciamento de projetos de software
	
	Gerenciamento de custos de software
	 
	Desenvolvimento de software

Outros materiais

Outros materiais