Buscar

BDQ SAVA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709673646)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Inicialmente, cabe notar que a argumentação por precedentes não é exclusiva do Direito. Argumentar por precedentes é um tipo de argumentação prática, que pode se dar em todas as esferas da vida. O filho pode argumentar com o pai com base em uma permissão que ele concedeu antes ao seu irmão, os colegas de trabalho procurarão a ação tomada no passado para resolver um problema atual, os amigos, ao decidirem para onde irão, poderão olhar para as experiências prévias, etc. (MACÊDO, Lucas Buril de. Afinal, o que é um precedente?disponível em http://justificando.cartacapital.com.br/2015/05/15/afinal-o-que-e-um-precedente-2/)Sobre a utilização dos precedentes judiciais nos dois modelos paradigmáticos que fazem parte da tradição jurídica ocidental é possível afirmar que:
		
	
	Os precedentes judiciais são produzidos com base na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes.
	
	Os precedentes judiciais são as fontes do direito predominantemente utilizadas no sistema Civil Law que é o seguido pela tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira.
	
	Os precedentes judiciais são considerados como fontes primárias do direito na tradição civil law, conferindo segurança e previsibilidade nas decisões, tal sistema se caracteriza pelo direito costumeiro e principalmente pelo respeito obrigatório aos precedentes.
	 
	Os precedentes judiciais são considerados como fontes primárias do direito na tradição common law, conferindo segurança e previsibilidade nas decisões, tal sistema se caracteriza pelo direito costumeiro e principalmente pelo respeito obrigatório aos precedentes.
	
	Os precedentes judiciais são teses defendidas pelo legislador democraticamente escolhido pelo povo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709673160)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se dizer que a crise do Segundo Reinado deveu-se a:
		
	
	Forte organização positivista das camadas mais pobres da sociedade, que clamavam por República.
	
	Total desinteresse das oligarquias locais em participar da política nacional, uma vez que estavam focadas apenas em desenvolvimento econômico.
	
	Tentativa de Portugal retomar o controle do Brasil.
	 
	Formação de um Exército Nacional forte, organizado e poderoso, que havia sido, inclusive, vencedor da Guerra do Paraguai.
	
	Manutenção da escravidão, o que já não era mais suportado pela sociedade brasileira.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709672696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um código eleitoral é o conjunto de normas legislativas que rege o processo de eleição para cargos políticos. As primeiras disposições eleitorais no Brasil datam da Constituição de 1824, a primeira do país. Através dos tempos, diversas alterações, de maior ou menor relevância, foram sendo feitas na regulamentação das eleições brasileiras. Porém, um código eleitoral propriamente dito, que reunisse todas as disposições legislativas referentes ao processo eleitoral, só foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 21.076, de fevereiro de 1932. Nesse sentido, o código eleitoral de 1932 significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil. Entre as medidas nele consagradas estavam:
		
	 
	Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para as mulheres.
	
	Adoção do voto censitário, direito de voto para analfabetos, introdução do voto secreto.
	
	Direito de voto para os maiores de 21 anos e para os analfabetos, introdução do voto em aberto e criação da justiça do trabalho.
	
	Criação da justiça eleitoral, adoção do voto censitário, direito de voto para maiores de 18 anos.
	
	Direito de voto para maiores de 18 anos, direito de voto para os analfabetos, direito de voto para as mulheres.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709673079)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ordenamento jurídico português tem por base o direito romano-germânico e teve várias influências de direitos anteriores como o Corpus Iuris Civilis, o Direito Românico (suevos e visigodos) e o Direito Canônico. Tudo isso, unido ao fato de Portugal ter se tornado independente fez com que procurasse implementar e o unificar o seu ordenamento jurídico interno. Nesse sentido, o resultado dessa unificação jurídica foi a compilação das leis régias em forma de
		
	
	c) carta foral, carta de doação, sesmarias e estanco.
	
	b) direito canônico, direito româmico e direito civil romano.
	 
	a) ordenações também denominadas: Afonsinas, Manuelinas e Filipinas.
	
	e) lei do quinto no período da mineração.
	
	d) das capitanias hereditárias e do governo-geral.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709672908)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a descoberta do ouro na região das minas gerais, marque a opção correta:
		
	
	Apesar da descoberta do ouro na região das Minas, a maior parte da população brasileira continuava concentrada no Nordeste do Brasil.
	
	Quando o ouro foi descoberto na região das Minas, já havia na região forte desenvolvimento agropecuário, o que proporcionou segurança para os novos desbravadores.
	
	O povoamento da região das Minas foi mais acentuado na zona rural. A atividade agrícola continuou sendo prioridade dos moradores da região mineradora, embora também se dedicassem à mineração, de modo que havia farta produção de alimentos na região.
	 
	É possível relacionar o povoamento do interior da colônia brasileira com a descoberta do ouro na região das Minas.
	
	Mesmo com a descoberta do ouro na região das Minas, poucos se aventuraram a desbravar a região, o que atrasou o desenvolvimento do interior da colônia, mantendo o eixo econômico brasileiro no litoral.

Outros materiais