Buscar

Da Aquisição da Posse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Da Aquisição da Posse - Direito Civil
DA POSSE – Art. 1196 a 1224 do CC
1. Da Aquisição da Posse – Art. 1.204 CC
a) Momento – art. 1205, CC
b) Pessoas legitimadas a adquiri-la (Meios) – art. 1.205, CC
Próprio possuidor ou pessoa (1.228, CC);
Representação: Convencional (mandato); legal (pais, tutor); orgânica (sócio da empresa);
Gestão de Negócios: os atos de iniciativa de um gestor em nome de outrem que devem ser ratificados retroagindo à data em que foi feito a aquisição da coisa ou da gestão. (art. 1205, II, CC ver art. 662, 873).
c) Modos (com ou sem transmissão; em vida e pós morte; com vício ou sem vício);
Originário - Se dá sem a transferência, não há transmissão da posse (figura do USUCAPIÃO) os vícios da posse anterior não contaminam a nova posse; apreensão da coisa (móvel ou imóvel) – traz para si a coisa; exercício do direito – exerce o direito sobre a posse detida, embora não possa carregar a coisa.
Derivado - Se dá com a transferência, há a transmissão da posse os vícios da posse anterior podem contaminar a nova posse. Tradição: passar, entregar a coisa a alguém (tradens/accipiens/Res). 
Real – transferência de coisa efetivamente (simbolizada na entrega de mão em mão);
Simbólica – se usa um símbolo para a transferência/entrega da coisa;
Ficta – ficção jurídica: 1. Traditio brevi manu: se dá pela transmissão automática (adquire já estando com a coisa ex.: locador que compra o imóvel onde está morando). Aquele que possui em nome alheio passa a possuir em nome próprio; 2. Traditio longa manu: (direito de propriedade). A transferência se dá por via indireta, por um representante, um mandatário; alguém entrega em meu nome a coisa; 3. Constituto possessório: (clausula constituti) Aquele que possui em nome próprio passa a possuir em nome alheio (oposto do brevi manu). Entrega a posse mas continua na detenção da coisa; 4. Sucessão mortis: causa Art. 1207, CC.
* Título universal (sucessão aberta – transfere-se o vício junto com a posse aos herdeiros. Você pode renunciar ao seu direito. Princípio da saisine – a transferência se dá imediatamente após a morte 1784, CC);
* Título singular (sucessão testamentária - o legatário tem a faculdade de transferir a posse com o tempo da posse anterior, neste caso traz os vícios da posse; ou pode desconsiderar a data da posse anterior e iniciar uma nova contagem do tempo de aquisição da posse, a partir deste momento, não transferindo os vícios daquela).
Cessão da posse e contagem do tempo para usucapir um bem
	POSSE ANTERIOR
	POSSE ATUAL
	8 anos com boa fé
	+ 02 anos = 10 anos Ordinária
	8 anos com má fé
	+ 07 anos – Extraordinária
+ 10 anos - ordinária
	3 anos com má fé
	+ 12 anos – Extraordinária
+ 10 anos – Ordinária
	3 anos com boa fé
	+ 07 anos – Extraordinária
+ 10 anos - Ordinária
	Usucapião extraordinária (art. 1.238, caput, CC)
	15 anos
	Usucapião ordinária (art. 1.242, caput, CC)
	10 anos + boa fé e justo título
2. Da Perda da Posse – Art. 1.223 e 1.224, CC Quando cessa o poder sobre o bem, por meio do esbulho ou por vontade própria. 
Regra Geral – Art. 1.223, CC – quando ele não pode mais, por sua vontade própria, exercer os poderes típicos de proprietário. (ver 1.196 e 1204); 
Perda para o Ausente – Art. 1.224, CC – quando a pessoa não estava in loco a fim de perceber o esbulho; quando toma conhecimento da posse esbulhada (recupera a posse com seus próprios meios ou fica inerte e perde a posse). Não significa que ele perdeu o direito de ser integrado no direito de reaver a posse, ele pode mover, em até 1 ano e 1 dia, ação de reintegração de posse, (não pode deixar virar posse velha, se não vira usucapião).

Outros materiais