Buscar

ANÁLISE HISTOLÓGICA DA PELE FINA E ESPESSA DE BOVINOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“ANÁLISE HISTOLÓGICA DA PELE FINA E ESPESSA DE BOVINOS “
Analise histológica é o estudo dos tecidos biológicos, e dos tecidos plasmáticos de animais e plantas, sua formação, estrutura e função.
Após a invenção do microscópio a Histologia se desenvolveu. Logo após, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico, para visualização dos tecidos, e de técnicas, permitiram um grande avanço na área. O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, a preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, clareamento e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos. 
Nessa Analise, temos a pele fina e espessa de um bovino que por fim concluiu-se que a pele espessa é constituída de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Já a pele fina é constituída pelo mesmo epitélio, porem com menos queratina que a outra. 
Os desenvolvimentos recentes na área da microscopia eletrônica, permitiram um enorme avanço nesse ramo científico. Com essas novas técnicas, a aparência dos tecidos pode ser examinada, permitindo a comparação entre tecidos saudáveis e doentes, o que é bastante importante para a eficiência dos diagnósticos e prognósticos clínicos. Esses métodos histológicos são geralmente utilizados para a observação de tecidos animais.
Os animais são formados, pelo menos, de dois tipos de tecido: o tecido epitelial, com função de revestimento e proteção, e o tecido conjuntivo, com função principal de preenchimento. Além disso, os animais podem apresentar ainda mais dois tipos de tecidos, o tecido muscular e o tecido nervoso, como é no nosso caso, os seres humanos, e na maiorias dos outros animais. Esses quatro tipos principais de tecidos também podem apresentar outros subtipos. 
Nesse trabalho aprofundaremos o estudo da pele fina e da pele espessa de um bovino, que são formadas por duas partes: epiderme, um epitélio de revestimento; e a derme, um tecido conjuntivo. O objetivo é realizar a coleta de um fragmento de pele do invíduo e realizar a técnica de montagem de uma lamina permanente para que ela seja observada em um microscópio. 
DESCRIÇÃO DO CASO 
 Foi coletada uma amostra de pele do bovino, e em seguida colocou-se em formol de 10% por alguns dias. 
Ao retirar do formol lavou-se a peça em água destilada e em seguida ela foi mergulhada em álcool 70% de forma crescente a fim de desidratar até chegar no álcool 99%.
 Após a pele ser colocado no banho de álcool de xilol, o próximo passo é realizar a parafinização. Posteriormente ela é emblocada e se torna sólida. É necessário que o tecido seja submetido a cortes finíssimos. A peça é cortada num micrótomo. Depois de cortada, retirada à parafina e colocado numa lâmina, o corte é fixado (para não se deteriorar) e corado por hematoxilina e eosina, feito isso, essas lâminas então podem ser finalmente observadas ao microscópio óptico. 
DISCUSSÃO
Depois de finalizada, a lâmina histológica passou por um processo de análise ao microscópio óptico, concluindo assim que a pele fina que está presente em todo corpo, possui um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado assim como a pele espessa que está presente na palma das mãos e nas plantas dos pés, porém com menos quantidade de queratina. A epiderme de uma pele espessa é um epitélio escamoso estratificado queratinizado. Já a epiderme de uma pele fina é constituída de pouquíssimas células.
A pele é de extrema importância para a proteção do corpo do animal. Ela recobre quase todo o corpo e exerce vários papeis fundamentais, como: regulamentação de temperatura, defesa do organismo, controle de fluxo sanguíneo, proteção contra agentes externos, funções sensoriais( calor, frio, tato, pressão e dor) e determina características às raças.
	
CONCLUSÃO
Após esses estudos, concluímos que sem o aperfeiçoamento da técnica de inclusão em parafina seria impossível aprofundar o estudo da pele do bovino através de laminas permanentes. Com o diagnostico mais eficaz para diferentes tipos de tecido. 
 E também concluímos que a parte da pele fina que está presente no corpo todo é constituída por poucas células já a pele espessa que está presente nós pés e mãos é mais “reforçada” com um epitélio escamoso estratificado e queratinizado.

Outros materiais