Buscar

História do Direito Brasileiro caso concreto 6

Prévia do material em texto

Historia do Direito Brasileiro
Caso concreto 6
A) É sabido de todos que os negros foram escória da sociedade antiga, com isso o seu processo de oralização, de aprendizagem com tudo que ocorreu é notório a distancia no desenvolvimento dos brancos em relação aos negros, o que acontece hoje com a criação de leis de cotas raciais é uma tentativa de concertar a discriminação sofrida por essa classe social,um erro que aconteceu no passado, há quem diga que a própria lei é um ato discriminatório, entretanto uma lei que garante espaço para essas pessoas que foram tao castigadas no passado, sofrendo com processo de aprendizagem, piores escolas, piores serviços de saúde é totalmente justa.
B) A pressão pela libertação dos escravos era grande, com isso foram criada Leis que garantissem a libertação desses escravos, mas o que aconteceu foi basicamente uma regulamentação da escravidão no brasil, A Lei do Ventre Livre considerava livres todos os filhos de escravos nascidos a partir da sua data, e pretendia estabelecer um estágio evolutivo entre o trabalho escravo e o regime de trabalho livre, sem, contudo, causar mudanças abruptas na economia ou na sociedade. Na Câmara dos Deputados, o projeto de lei obteve 65 votos favoráveis e 45 contrários. Destes, 30 eram de deputados das três províncias cafeeiras: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No Senado do Império, foram 33 votos a favor e 7 contra. Entre os votos contrários, 5 foram de senadores das províncias cafeeiras 5, só eram livres os filhos dos escravos ou seja, a mão de obra ja existente continuaria a existir por um bom tempo, garantido o lucro das províncias, sem causar um déficit repentino na economia. os filhos dos escravos - chamados de ingênuos - tinham duas opções: ou ficavam com os senhores de suas mães até a maioridade (21 anos) ou poderiam ser entregues ao governo. Na prática, os escravocratas mantiveram os ingênuos nas suas propriedades, tratando-os como se fossem escravos. Em 1885, dos 400.000 ingênuos, somente 118 ingênuos foram entregues ao governo - os proprietários optavam por libertar escravos doentes, cegos e deficientes físicos.
C) Sim, Com a assinatura da tarifa Alves Branco (1844), que aumentava taxas sobre importações e exportações, a coroa britânica decidiu reagir, assinando a lei Bill Aberdeen. Esta lei permitia aos navios britânicos apreender navios negreiros que cruzassem o Atlântico. De fato, vários navios negreiros foram abordados. Os britânicos chegavam a invadir águas territoriais e, às vezes, desembarcavam em terras brasileiras. Dom Pedro II se viu em uma situação delicada. Ou tomava uma atitude contra a escravidão ou entraria em guerra contra a Inglaterra. Assim, em 1850, foi aprovada a lei Eusébio de Queirós pelo próprio, Ministro da Justiça Eusébio de Queirós, a qual proibia o tráfico negreiro no Brasil. Com a nova lei a situação no Brasil muda, pois se torna muito difícil adquirir mão-de-obra escrava. Assim, o preço para comprar escravos de outros latifúndios se torna muito alto, e os que mais sentem este golpe são os barões de café, no sudeste. Como seus cafezais estavam em franca expansão, eles precisavam de mais escravos para continuar sua produção. Assim, passaram a adquirir milhares de escravos dos produtores de cana no nordeste, é notório que a abolição da escravidão no Brasil geral um grande descontrole econômico de forma que culminou com o fim de império no brasil. 
Questão Objetiva
Letra C.

Outros materiais

Perguntas Recentes