Buscar

APOL CNEMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Considere a seguinte citação: 
“Conhecido por ser um dos criadores do expressionismo alemão - caracterizado pela maquiagem carregada, a representação exagerada dos atores e o contraste entre luz e sombra - e por ter discutido a condição humana em seus filmes, além da modernidade, [Fritz] Lang variou do cinema silencioso alemão - com filmes consagrados como Metrópolis (1927), o filme mais caro da época, e A Morte Cansada (1921) - ao advento do cinema sonoro, ampliando o conceito de realismo com outro de seus filmes bastante conhecido, M - O Vampiro de Düsseldorf (1931)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRUZ, Elaine Patrícia. Cineasta da condição humana e da modernidade, Fritz Lang ganha mostra. <http://www..ebc.com.br/cultura/2014/07/cineasta-da-condicao-humana-e-da-modernidade-fritz-lang-ganha-mostra-em-sp>. Acesso em 22 abr. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do texto-base O cinema expressionista alemão sobre a primeira fase do expressionismo, chamada de expressionismo precoce, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Foi o momento em que o expressionismo chegou a outras artes e é considerado o de mais difícil periodização em virtude de toda a diversidade artística do período.
	
	B
	Ocorreu exatamente durante a Grande Guerra (1914-1918), sendo uma época caracterizada pela procura por novas alternativas para a humanidade.
	
	C
	Surgiu praticamente na República de Weimar (1919-1933), em um momento em que a literatura expressionista entrava em declínio e o cinema passaria a tratar de temas relacionados à morte, à angústia e aos conflitos de gerações.
	
	D
	Trata-se do período em que os atores e diretores de cinema passaram a utilizar técnicas já desenvolvidas no teatro, como o emprego da iluminação, em razão de suas experiências anteriores nos palcos.
	
	E
	Foi a fase do “descontrucionismo”, isto é, uma tentativa de se desligar dos modelos, tanto estéticos quanto de pensamento, existentes.
Questão 4/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Com a precarização das condições de trabalho e da formação de professores, com raríssimos cursos de licenciatura que tratem da formação audiovisual, professores têm menos possibilidade de fruir e pensar o cinema. Para isso contribui, ainda, uma cultura escolar apoiada quase exclusivamente na cultura escrita, em detrimento da audiovisual. E a formação inicial de professores reproduz os mesmos vícios do sistema escolar que criticam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOGADOURO, Cláudia. Educadores, por que o preconceito com o cinema brasileiro? <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/opiniao/educadores-por-que-o-preconceito-com-o-cinema-brasileiro/>. Acesso em 24 abr. 2018. 
Levando em consideração os conteúdos do texto-base O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo sobre o processo de desnaturalização do filme, é correto afirmar que esse processo:
	
	A
	desarticula o sentido originalmente apresentado no filme e aponta para sentidos possíveis e que permanecem ocultos.
	
	B
	se apresenta como uma forma de conhecimento prático, elaborado a partir de situações cotidianas.
	
	C
	consiste em uma forma de pensamento livre, mas que sofre forte influência da tradição e dos preconceitos contidos na linguagem.
	
	D
	favorece o surgimento e a expansão de mecanismos de massificação ideológica, como aqueles que serviram aos regimes fascistas.
	
	E
	padroniza o reconhecimento das particularidades e localiza as interações entre o local e o global em um mesmo contexto.
Questão 3/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Atente para a seguinte citação: 
“Comumente em paralelo aos grandes movimentos cinematográficos, a produção hollywoodiana buscou uma preocupação diferenciada na forma de ver cinema. Hollywood, que se construiu a partir de um cinema de estúdio e de uma ideologia industrial, via o cinema como uma grande forma de repercutir a ideologia norte americana de pensar, consumir e viver”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOLDO, Giordano Schmitz; LOPES, Fernando Dias. Cinema como arte ou entretenimento: Uma visão de seus realizadores e a estrutura organizacional de suas produtoras. REAd: Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 167-190, Ago. 2017. p. 172. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000200167&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 abr. 2018.
 
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Interpretando os símbolos do ritual cineclubista sobre o surgimento dos primeiros cineclubes, analise as seguintes proposições:
 I. O surgimento dos cineclubes consiste em uma resposta ao padrão estabelecido pelo monopólio do cinema americano.
 PORQUE
 II. O cinema comercial tem por objetivo incontestavelmente o ganho financeiro e, por ter se tornado uma mercadoria da chamada “indústria cinematográfica”, essa forma de cinema se encontra saturada dos diversos padrões – artísticos, culturais, ideológicos e políticos – que reproduz. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A produção cinematográfica brasileira foi intensificada durante os anos 1970 e 1980, graças à intensa e direta ação do Estado. Antes de tudo, porque o regime militar, dentro de seus princípios de centralização político-administrativa, instaurou um projeto de institucionalização cultural de extensão nacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMANCIO, Tunico. Pacto cinema-Estado: Os anos Embrafilme. <http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n15_Amancio.pdf>. Acesso em 25 abr. 2018. 
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Ascensão e queda do cinema brasileiro sobre a Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A Embrafilme foi criada em 1969 com o objetivo de melhor distribuir os filmes brasileiros.
II. ( ) Em 1975, a Embrafilme foi reformulada pelo governo Geisel, passando a abranger as funções do Instituto Nacional do Cinema, que havia sido extinto.
III. (  ) A Embrafilme instituiu várias medidas protecionistas em grande parte relacionadas à obrigatoriedade de exibir filmes nacionais.
IV. ( ) Em 1990, a Embrafilme foi extinta pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 1/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Leia a seguinte afirmativa: 
“[…] ao Estado não bastava assumir o papel negativo de censor, era necessário que agisse de maneira positiva, transformando-se em produtor […]. [É] importante destacar que o cinema educativo atuou como um dos principais pilares de um projeto mais amplo, isto é, a tentativa de organizar a produção, o mercado exibidor e o importador e, concomitantemente, servir aos propósitos do Estado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sidney Ferreira. Cinema Brasileiro: Das origens à retomada. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 38.Conforme os conteúdos do texto-base Ascensão e queda do cinema brasileiro 1960 – 1990 sobre o Instituto Nacional do Cinema (INC), é correto afirmar que:
	
	A
	O INC data do início dos anos 1930, quando Getúlio Vargas instituiu a primeira de muitas medidas protecionistas, cuja maioria determinava que filmes nacionais fossem obrigatoriamente exibidos.
	
	B
	Instituído em 1966, durante o governo de Castelo Branco, o INC consiste numa vitória de vários setores da indústria cinematográfica.
	
	C
	Já em seu início, em 1970, o INC financiava a produção de filmes com juros baixos.
	
	D
	O INC criou, em 1973, em resposta a uma antiga reivindicação dos produtores brasileiros, sua própria distribuidora com abrangência nacional.
	
	E
	O INC foi extinta em 1990 por Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito no período de pós-ditadura militar.

Outros materiais