Buscar

Aula 08 FC SOCIAIS

Prévia do material em texto

CCJ0001 – FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Aula 08
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
Tema: A sociologia científica de Émile Durkheim (II). Coesão, solidariedade e consciência coletiva. Morfologia social. Anomia.
Objetivos: 
Distinguir consciência individual de consciência coletiva.
Identificar os tipos e indicadores de solidariedade social.
Entender o conceito de anomia.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
A “solidariedade social”, para Durkheim, é formada pelos laços que ligam os indivíduos, membros de uma sociedade, uns aos outros formando a coesão social.
Há dois tipos diferentes de solidariedade social. Esses tipos têm relação com o “espaço” ocupado na mentalidade dos membros da sociedade pela consciência coletiva e pela consciência individual. 
A consciência coletiva é representada pelo “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tem vida própria”. São as crenças, os costumes, as ideias que todos que vivem em um mesmo grupo e compartilham uns com os outros.
A consciência individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais.
Coesão, solidariedade social e consciência coletiva 
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
Para Durkheim a substância (conteúdo, cimento, matéria, base) da sociedade é a solidariedade (relações de harmonia, consenso, integração social, articulação funcional de todos elementos da realidade social).
Solidariedade mecânica: era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes; permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão trabalho social (a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre o indivíduo).
Solidariedade orgânica: é aquela típica das sociedades capitalistas; onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes. (Nas sociedades capitalistas a consciência coletiva se afrouxa).
Evolução das sociedades e das formas de solidariedade entre os homens
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
Segundo Quintaneiro et al (Um toque de clássicos. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2009), Durkheim utiliza-se da predominância de certas normas do Direito como indicador da presença de um ou do outro tipo de solidariedade, já que esta, por ser um fenômeno moral, não pode ser diretamente observada. Não obstante se sustente nos costumes difusos, o Direito é uma forma estável e precisa; e serve, portanto, de fator externo e objetivo que simboliza os elementos mais essenciais da solidariedade social. Por outro lado, as sanções que são aplicadas aos preceitos do Direito mudam de acordo com a gravidade destes, sendo assim possível estudar suas variações. 
O papel do Direito seria, nas sociedades complexas, análogo ao do sistema nervoso: regular as funções do corpo. Por isso expressa também o grau de concentração da sociedade devido à divisão do trabalho social, tanto quanto o sistema nervoso exprime o estado de concentração do organismo gerado pela divisão do trabalho fisiológico, isto é, sua complexidade e desenvolvimento. Enquanto as sanções impostas pelo costume são difusas, as que se impõem através do Direito são organizadas. A maior ou menor presença de regras repressivas pode ser atestada através da fração ocupada pelo Direito Penal ou Repressivo no sistema jurídico da sociedade.
Os indicadores dos tipos de solidariedade:
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
A partir dessas constatações, Durkheim classifica o Direito em duas classes:
Direito repressivo - no qual as sanções infligem ao culpado uma dor, uma diminuição, uma privação. 
Direito restitutivo - que faz com que as coisas e relações perturbadas sejam restabelecidas à sua situação anterior, levando o culpado a reparar o dano causado. 
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
Caracteriza-se pela ausência ou desintegração das normas sociais. O estado de anomia gera conflitos e desordens. Seu aparecimento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes.
Como as sociedades mais complexas são baseadas na diferenciação, é necessário que as tarefas individuais correspondam aos seus desejos e aptidões; como isso nem sempre acontece, os valores ficam enfraquecidos e a sociedade é ameaçada pela desintegração resultante da divisão social do trabalho, é solucionada com formas cooperativistas de produção econômica, com grupos profissionais, associações de grupos que socializam o individuo e despertam valores comunitários e disciplina moral.
Anomia
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
As forças litigantes se desenvolvem sem limites e acabam se chocando umas contra as outras para se recalcarem e se reduzirem mutuamente.
 
“As paixões humanas só cessam diante de uma potência moral que respeitem. Não são sancionadas senão pela opinião, não pela lei, e sabe-se quanto a opinião se mostra indulgente com a maneira pela qual essas vagas obrigações são realizadas. Os atos mais censuráveis são frequentemente absolvidos pelo sucesso, que o limite entre o que é proibido e o que é permitido, o que é justo e o que não é, não tem mais nada fixo.” (Durkheim, E. As regras do método sociológico).
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MOURA, Solange Ferreira de  (org.). Livro Didático de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2013. (Capítulo 4, p. 96-101)
 
Bibliografia Complementar:
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. ampliada e revista. São Paulo: Moderna, 2011.
QUINTANEIRO, Tânia et al. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
QUESTÃO DISCURSIVA: 
Leia atentamente os fragmentos de textos expostos abaixo e responda as questões propostas, com base na teoria sociológica de Émile Durkheim.
Uganda debate lei que pune gays com morte (Folha de São Paulo, 16/03/2010)
Para a mãe que não delatar o filho gay à polícia, três anos de prisão. Para o jornalista que incluir em sua reportagem uma menção, ainda que tênue, a um casal formado por dois homens ou duas mulheres, sete anos de cadeia. Para a pessoa que tiver uma relação, mesmo que consensual, com um cadeirante do mesmo sexo, pena de morte. Essas são algumas das implicações de um projeto de lei nos estágios finais de tramitação no Parlamento de Uganda (África Central), hoje o símbolo mais visível de um fenômeno continental: por toda a África, fecha-se o cerco aos homossexuais.
APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
Seu autor é o deputado David Bahati, do partido governista, o Movimento de Resistência Nacional, que tem 211 dos 258 membros do Parlamento unicameral (81%). Antes de apresentar o projeto, no final do ano passado, ele reuniu-se com o gabinete, comandado pelo presidente Yoweri Museveni, e recebeu o sinal verde. O presidente estava disposto a aprovar a lei em seu formato original, mas passou a receber intensa pressão internacional. No mês passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, chamou a iniciativa de "odiosa". A secretária de Estado Hillary Clinton ligou para Museveni para alertá-lo de que a ajuda financeira americana a Uganda pode ser cortada.
O presidente foi surpreendido com a reação internacional, sobretudo porque as pessoas não entendem os fortes sentimentos em Uganda com relação à homossexualidade. Devido à condenação mundial, o governo estuda apresentar emenda ao projeto comutando de pena de morte para prisão perpétua os casos de "homossexualismo agravado”.
I - Que tipo de sociedade e de solidariedade social correspondente se encontra no caso em questão? Justifique. 
II - Que tipo de direito é predominante nesta sociedade? Justifique.
APLICAÇÃO:ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
QUESTÃO DE MÚTIPLA ESCOLHA:
Ao analisar fenômenos sociais, Durkheim percebeu que alguns deles revelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam suas referências normativas, e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social e eram levados a cometer atos normalmente reprováveis. Com base na teoria desse autor identifique o conceito corresponde ao tema tratado no texto abaixo.
 
Segundo o Ministério da Saúde da Ucrânia, o balanço de mortos desde a última terça-feira (18) nos violentos confrontos entre manifestantes e as forças de segurança é de 75 pessoas. 
Ainda de acordo com a pasta, outras 76 permanecem feridas em estado grave por conta dos conflitos. No entanto, grupos de oposição garantem que os embates já custaram a vida de ao menos 100 ucranianos.
O próprio Parlamento do país, cuja maioria está nas mãos do governo, 
condenou os excessos da polícia para coibir os protestos e proibiu as operações 
antiterrorismo anunciadas pelos serviços secretos e o uso do Exército. (...)
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:
QUESTÃO DE MÚTIPLA ESCOLHA:
Ontem (19), o presidente Viktor Yanukovich se reuniu com os três principais líderes da oposição e anunciou uma trégua, mas o que se viu nesta quinta-feira (20) foi um novo banho de sangue em Kiev.  
O Ministério do Interior chegou a pedir aos moradores da capital que não saíssem de suas casas e limitassem os deslocamentos de carros para evitar "pessoas armadas e com intenções agressivas".
Fonte: http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/mundo/noticias/2014/02/20/Governo-relata-75-mortes-em-conflito-na-Ucrania_7599252.html.
a) Normalidade
b) Neutralidade científica
c) Ordem social
d) Solidariedade orgânica
e) Anomia
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 08:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes