Buscar

Exercicío Quest. 2 Teoria Política

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Atualmente, as empresas transnacionais buscam países com menores direitos para os trabalhadores, de forma que o valor agregado ao custo da mão de obra seja menor e, consequentemente, os produtos possam chegar aos mercados com valores mais baixos.
 
Esse processo está relacionado com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
economia global.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Das alternativas abaixo, qual corresponde à empresa em que grande parte de seu capital produtivo encontra-se disperso pelo planeta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Empresa global.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Democracia representativa é aquela em que o povo é governado por representantes periodicamente eleitos por ele. Esses representantes tomam decisões em nome do povo e no atendimento a seu interesse, decisões políticas que afetam a vida de todos.
 
Nesse sentido, que tipo de democracia implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Participativa.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em 1979 Margareth Thatcher assume como primeira-ministra da Inglaterra e inicia o desmonte do modelo de Estado existente sob alegação de que aquele não possuía mais recursos para garantir tantos direitos sociais para os cidadãos. Ela dá início a um movimento que se alastra por outros países e que, a bem da verdade, ainda não se encerrou totalmente.
 
Como se chamou esse movimento?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Neoliberalismo.
	
	
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em relação às revoluções liberais ou revoluções burguesas, a primeira ocorreu na Inglaterra entre 1640 e 1688. A Revolução Inglesa marcou o momento em que o poder estatal passou para as mãos de uma nova classe social, que se enxergava como sujeito de sua própria história.
 
Qual foi a última dessas revoluções?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Revolução Francesa.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Karl Marx modificou o pensamento da sua época por ter ligado a política às condições materiais concretas, ao econômico, e por ter denunciado a exploração do capital pelo trabalho, que até então era considerada quase normal, ou ainda, necessária para garantir a produção.
 
Das alternativas abaixo, qual representa o nome dado por Marx para a diferença entre o excedente acumulado e aquilo que é pago ao trabalhador?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Mais-valia.
 
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Na atual conjuntura econômica, para que o curto ciclo de pesquisa, desenvolvimento, comercialização no mercado e obsolescência do produto se realize e permita ao fabricante ter lucro, é preciso expandir o mercado consumidor.
 
Como é conhecido essa expansão do mercado consumidor?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Globalização.
 
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nas disposições finais e transitórias, a Constituição Federal determina que o poder público desenvolva esforços, com a mobilização de todos os setores organizados da sociedade, para eliminar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental.
 
Esse dispositivo constitucional está relacionado com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
participação popular.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O crescimento das atividades informais, das atividades ilegais e dos fluxos migratórios internacionais são reflexos do:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
desemprego estrutural.
 
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Que tipo de Estado surge após a Segunda Guerra Mundial em contraponto à estratégia de liberdade total para os agentes econômicos e a partir das pressões as massas de trabalhadores?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Estado do bem-estar social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes