Buscar

Questionários quimica P.2

Prévia do material em texto

Questionário 6
Descreva as partes de uma extrusora.
Motor elétrico - responsável pelo acionamento da rosca;
 Conjunto de engrenagens redutoras – responsável pela capacidade de transferência de energia por meio de torque do motor para a rosca; 
Conjunto cilindro e rosca;
 Matriz;
Carcaça;
Painel de comando; 
Resistências de aquecimento;
Ventiladores de aquecimento e bomba de vácuo.
Qual o sistema usado, convencionalmente, para aquecimento em uma extrusora?
É o sistema de aquecimento. O principal fator que governa a qualidade do produto final é o controle de temperatura. O aquecimento do polímero é fornecido de duas formas: externo, através da resistência elétrica, vapor ou óleo, ou interno, devido ao atrito entre a resina, o parafuso e o cilindro.
Descreva detalhadamente um processo de extrusão?
A extrusora consiste fundamentalmente de um parafuso de Arquimedes que roda dentro de um cilindro aquecido. Os grânulos de material são alimentados através de um funil e levados adiante, ao longo do cilindro pela ação de rotação do parafuso. Assim que os grânulos se movem vão sendo fluidificados em contato com as paredes aquecidas e pela geração de calor do atrito de massa viscosa. A ação final do parafuso é forçar o polímero fundido através de uma matriz à forma final do produto.
Cite uma vantagem da extrusora dupla rosca em relação a simples rosca?
A extrusora de rosca dupla possui maior eficiência no transporte de massa, ou seja, menor variação da vazão de composto na matriz, com efeitos benéficos na precisão dimensional do produto final, se comparado a simples rosca.
O que é um processo de co-extrusão
É a extrusão de dois ou mais termoplásticos simultaneamente para produzir filmes laminados de características diferenciadas.
Descreva como são obtidos os seguintes produtos:
a – Um fio recoberto com polímeros
O composto granulado é alimentado em extrusoras de rosca simples que alimentam a matriz, especialmente desenhada para poder receber o fio no cabo a ser recoberto por seu interior. Usa-se um cabeçote cruzado com matriz. O fio passa através de pré-aquecedor, antes de adentrar no cabeçote cruzado, que remove traços de umidade ou lubrificantes, que, por sua vez, afetam a adesão da massa fundida. O polímero em fusão, forçado através do cabeçote, alcança o fio condutor envolvendo-o até a matriz, onde completa o revestimento. Ao sair da matriz o fio recoberto é resfriado através de um banho de água fria.
b – Grânulos termoplásticos
É o mais simples uso de extrusoras, serve para converter formulações de polímeros e aditivos em um determinado formato, em grânulos. Na extrusora, o material é fundido, homogeneizado e forçado através de um molde capilar de onde emerge como um fio contínuo, o qual é resfriado em um banho de água. Em seguida, é cortado em formatos de pequenos grânulos e empacotado em sacos. Os grânulos, em geral, têm três milímetros de diâmetro e quatro de comprimento.
 c – Um filme tubular
Uma extrusora, normalmente mono rosca, alimenta uma matriz tubular, cujo anel de saída tem abertura bastante delgada. O tubo fino assim extrudado sofre então expansão por meio de ar confinado na forma de uma bolha, com consequente redução de sua espessura e aumento de largura. O resfriamento da película se dá por meio de sopro de ar confinado no interior da bolha. A película então é fechada por meio de rolos pressores e tracionadores e embobinada sob tensão constante.
d – Um tubo.
A produção de tubos rígidos normalmente é feita por meio da utilização da extrusoras de rosca dupla, a partir do comporto na forma de dry blend. O processo inicia-se na Extrusora, responsável pela plastificação e homogeneização do composto originalmente na forma de pó. Uma vez fundido, o composto alimenta a matriz, responsável pela conformação do material na forma do produto final.
Quais as diferenças entre os processamentos de fibra longa e fibra cortada?
Fibras longas usam o processo de extrusão e fibras cortadas usam o processo de fiação.
Quais as diferenças entre os processos Spun Bonder e Thermobonder?
No processo Spun Bonded, os filamentos contínuos são aglomerados de forma contínua, já na Thermo-Bonded as fibras são recebidas em fardos. O não-tecido spun-bonded possui um estabilidade dimensional superior à dos não-tecidos termo-bonded, por ser constituído por fibras contínuas, permitindo uma distribuição mais uniforme dos esforços de tensão.
9. Cite as etapas do processo de sopro, para obtenção de um vasilhame com núcleo extrudado.
Utiliza um extrusora convencional com uma matriz muito similar à de tubo. Por este método, ao atingir o comprimento adequado, o parison é extrusado entre as duas metades de um molde que se fecha e esmaga a sua extremidade inferior, enquanto a sua parte superior é cortada rente à saída da extrusora. O ar é introduzido por pressão na extremidade superior aberta do molde, comprimindo o plástico contra a superfície do molde.
�
Questionário 7
Descreva o processo de injeção.
Processo no qual se utilizam equipamentos denominados injetoras, onde o material é fundido e transportado através de uma rosca ou pistão, e por intermédio de pressão aplicada, enche a cavidade de um molde.
Descreva o processo completo de injeção? Inclua todo o ciclo deste o abastecimento até a peça pronta.
1 – FECHAMENTO DO MOLDE
2 – INJEÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA
3 – PERMANÊNCIA DO PIOSTÃO
4 – RETORNO DO PISTÃO E ALIMENTAÇÃO
5 – RESFRIAMENTO DO MOLDE
6 – ABERTURA DO MOLDE
7 – EXTRAÇÃO DAS PEÇAS
Compare uma extrusoras e uma injetora. Cite as principais diferenças entre os processos.
Cite as etapas do processo de sopro, para obtenção de um vasilhame com núcleo injetado.
A preforma injetado ao redor de um pino em um pré-molde, durante o ciclo de injeção, sendo posteriormente transferido para o molde de sopro. O próprio pino sobre o qual é injetado funciona como mandril de sopro.
O que é o processo RIM? Quais suas etapas?
Método empregado para processamento de poliuretano (polímero termofixo). Neste método os líquidos reagentes são injetados juntos no molde, onde ocorre a polimerização.Neste caso, o plástico é formado ao mesmo tempo em que o moldado é produzido.
O que é o processo RRIM?
Este processo é similar ao de moldagem por reação estrutural. No caso do RRIM, o reforço é adicionado aos componentes da resina, antes de reagirem. A combinação de resina reforçada é injetada na cavidade do molde, onde a resina reage rapidamente e cura formando a parte de compósito.·.
Descreva o processo de injeção sanduíche? Cite duas aplicações deste processo.
Este é um método que permite diminuir custo, pois dois materiais são usados, um interno e outro
externamente. O material mais nobre é usado por fora, formando as paredes externas. E, o outro, mais comum, (em geral plástico reciclado) é usado por dentro. Inicialmente o material externo é injetado, mas não o suficiente para encher totalmente a matriz. Em seguida, o material que formará o interior da peça é então injetado fluindo laminamente sobre o molde. Finalmente, a cavidade é preenchida com o mesmo material inicial. A separação do fluxo da resina é feita por uma válvula localizada no cabeçote. Usada no projeto de peças para computadores, equipamentos eletrônicos e alguns artigos para automóveis.
�
QUESTIONÁRIO 8
1 Descreva as etapas do processo de rotomoldagem. Cite aplicações para a rotomoldagem?
1 – Carregamento:
O material líquido ou em pó, já com os devidos aditivos, alimenta o molde oco. O molde incompleto é fechado e levado à câmara quente.
2 – Aquecimento e rotação:
Na câmara quente o molde fechado passa a girar biaxialmente. A velocidade de rotação varia com a temperatura do forno, oscilando entre 40 RPM (eixos menores) a 12 RPM (eixos maiores). A temperatura varia entre 260 – 480 C (dependendo do tamanho e forma do artefato, bem como do tipo de polímero).
O pó (26-60 Mesh) torna-se pegajoso e adere à superfície do molde (se líquido torna-se gel).
Emgeral, o aquecimento é produzido por ar ou líquido quente circulante nas paredes do molde. Enquanto o molde roda, sob aquecimento, o polímero gradualmente distribui-se na cavidade, através da força gravitacional. Como o ciclo é contínuo, o polímero funde-se completamente, formando uma camada homogênea, o que ocorre à medida que o polímero atinge sua temperatura de fusão.
3 – Resfriamento e Rotação:
Após a moldagem, o molde é transferido a uma câmara de resfriamento por ar frio ou água, ou ainda, líquido frio circulando no interior do molde. O molde continua rodando durante o resfriamento.
4 – Descarregamento:
Finalmente o molde é aberto e o moldado é removido manualmente ou mecanicamente.
2 Cite as etapas necessárias para produção de um termoformado?
Alimentação, fixação da lâmina, aquecimento, moldagem, Esfriamento, Extração.
3 Como ocorre o aquecimento de uma chapa na termoformagem?
Existem três formas de aquecer uma lâmina: Condução, onde a lâmina se coloca em contato direto com uma fonte de calor, como uma placa quente. Convecção, onde a lâmina se esquenta com o ar quente.
Radiação, onde o principal meio de calefação da lâmina é a emissão de radiação infravermelha proveniente de pratos cerâmicos, resistências metálicas ou queimaduras de gás.
4 Quais os três métodos de conformação usados na Termoformagem?
1-FORMAÇÃO A VÁCUO: O método consiste em grampear a folha num quadro ligado a caixa do molde. A chapa é aquecida até se tornar flexível e, por meio de vácuo, é estirada sobre o molde. A pressão atmosférica que existe acima da folha força-a contra o molde, enquanto é resfriada suficientemente para poder manter a sua forma definitiva.
2-FORMAÇÃO POR PRESSÃO: A chapa é aquecida no interior da cavidade do molde, onde é aplicada pressão de ar sobre a folha forçando-a contra as paredes.
3- FORMAÇÃO DE MOLDE MACHO-FÊMEA: A chapa é colocada entre os moldes e aquecida. Após, o sistema de aquecimento é retirado e a cavidade fêmea do molde é pressionada sobre a outra metade.
5 Cite, no mínimo, três aplicações para a termoformagem?
Moldados de parede muito finas, preparação de protótipos e porta de geladeira, casco de barcos.
�
QUESTIONÁRIO 9
Quais os produtos empregados em uma formulação de elastômeros? Cite a função principal de cada produto.
Borracha Natural, Poliisopreno, Polibutadieno, Poli-Estireno butadieno, Poli etileno-propileno-dieno (resistente a ozônio), Poliisobutadieno-isopreno (resistente a solvente), Polissulfeto (resistente a solvente), Poliacrilonitrila-butadieno (resistente a solventes), Policloropreno (resistente a solventes), Poliuretano, Epocloridrina (resistente a solventes), Polietilenoclorossulfonado (resistente a calor), Hypalon (resistente ao calor, óleo, ozônio), Poliacrilatos (resistente ao calor), Borracha Fluorada (resistente ao calor).
Faça um fluxograma das etapas necessárias para a produção de um artefato elastomérico.
Quais as borrachas mais indicadas para utilização a altas temperaturas?
Siliconas, Polietilenoclorossulfonado, Hypalon, Poliacrilatos, Borracha Fluorada.
Quais as borrachas mais indicadas para aplicações com alta resistência a solventes orgânicos?
Poliisobutileno-isopreno, Polissulfeto, Poliacrilonitrila-butadieno, Policloropreno, Poliuretano, Epicloridrina.
Qual a função do agente de reticulação numa formulação elastomérica?
A reticulação polimérica é um processo que ocorre quando cadeias poliméricas lineares ou ramificadas são interligadas por ligações covalentes, um processo conhecido como crosslinking ou ligação cruzada, ou seja, ligações entre moléculas lineares produzindo polímeros tridimensionais com alta massa molar. Com o aumento da reticulação, a estrutura se torna mais rígida.�
QUESTIONÁRIO 10
Como se obtém grânulos de termoplástico reforçado com fibra de vidro?
Mistura da resina termoplástica pura com filamentos de vidro cortados (e outros aditivos, se necessário) em uma extrusora.
Quais as técnicas empregadas para obtenção de um artefato termoplástico reforçado com Fibra de vidro?
Moldagem por injeção.
Cite as todas as técnicas empregadas para obtenção de um artefato termofixo reforçado?
Moldagem manual, laminação a pistola, prensagem a quente/frio, laminação. Moldagem a vácuo, pultrusão, enrolamento filamentar, centrifugação.
Descreva duas técnicas empregadas para obtenção de um artefato termofixo reforçado.
Laminação: impregnação contínua de rovings cortados ou de filamentos cortados ou contínuos, por resina, em um filme de transporte; fazer um "sanduíche" deste material com um segundo filme depositado no topo, que então serve de molde, moldar, normalmente de forma progressiva, como permitido dentro do ciclo de cura para obter o produto acabado na saída da estufa, cortar a borda lateral e transversal dos produtos no tamanho desejado.
Moldagem a vácuo: Aplicação da resina: - injeção de baixa pressão ou - manualmente dentro do molde, antes de seu fechamento; Quando ocorre o fechamento, o vácuo é criado dentro da cavidade do molde.

Outros materiais