Buscar

Conceitos de Anatomia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do corpo humano. Como toda ciência, a Anatomia tem sua linguagem própria. Assim, o corpo humano pode ser delimitado por três eixos de dissecção. Qual o eixo responsável pela divisão do corpo em partes superior e inferior?
	R= Eixo transversal
	
	Os planos Coronal, Sagital e Transversal, respectivamente, dividem o corpo humano em:
		
R= Anterior e Posterior; Lateral e Medial; Superior e Inferior.
Quando realizamos a flexão e extensão do antebraço em posição anatômica realizamos sobre o eixo?
R= Eixo látero-lateral
A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está construída de modo a oferecer sustentação, mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco. Assim, ela protege a medula espinal do sistema nervoso central que está alojada no seu interior, serve de pivô para suporte e mobilidade da cabeça, permite movimentos entre as diversas partes do tronco e dá fixação a numerosos músculos. Sobre a coluna vertebral, marque a alternativa CORRETA.
R= Na região cervical, apresenta vértebras atípicas denominadas Atlas (C1) e Áxis (C2) e C7.
	Como denomina-se o plano Anatômico que divide o corpo verticalmente em lados direito e esquerdo equivalentes:
	
R= Plano Sagital mediano
	A literatura aponta para seis níveis organizacionais para compreender a anatomia: Os níveis químico, celular, tecidual, orgânico, sistêmico e organizacional. De acordo com, Tortora, o que podemos afirmar. I. O nível químico é formado pelas menores unidades da matéria, as moléculas. II. O DNA, é um átomo genético, passado de geração para geração. III. As moléculas se combinam para formar as células. IV. Os tecidos são grupos de células e os materiais em torno deles que atuam em conjunto para executar uma função específica.
		
	R= As alternativas III e IV estão corretas.
	
	Qual osso não faz parte do tarso.
	
R= Escafóide
	A delimitação do corpo humano para o seu estudo, pode ser feita por planos tangentes à superfície ou eixos, que am regiões do corpo. Com base nessas informações, assinale a alternativa INCORRETA:
		
R= Eixo longitudinal, une o centro do plano posterior ao centro do plano anterior.
O osso longo é subdivido em três partes distintas chamadas: epífise, diáfise e metáfise, cada parte encarregada na produção de células específicas e produção de medula óssea. Qual afirmativa abaixo esta correta?
	R= A Hemopoese é a produção de glóbulos brancos que são produzidos na medula óssea;
	
	
São exemplos de variação anatômica na espécie humana:
	
	R= diferença de idade e existência das etnias
A linfa do membro superior esquerdo é drenada por qual tronco linfático? 
R= ducto torácico
	A simples observação de um grupamento humano (grupo de pessoas) evidencia de imediato, diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. Sobre estas diferenças morfológicas podemos afirmar que: I. Se apresentar um desvio do padrão anatômico que perturba a função, de forma inconstante, pode ser denominada de Anomalia. II. Se apresentar um desvio do padrão anatômico que perturba a função, de forma inconstante, pode ser denominada de Variação Anatômica. III. Se não perturba a função, e apresenta-se de forma constante, pode ser denominada de Variação Anatômica. Está(ão) certa(s) apenas a(s) alternativa(s):
		
R= I e III
A imunidade humana provém de inumeros fatores, os quais estão interligados às experiências vividas pelo indivíduo, pela nutrição, pela rotina vivida etc. A linfa é proveniente de qual substancia do corpo humano? Por qual motivo apresenta uma coloração esbranquiçada?
	
R= Sangue; ausência de hemácias.
	
A articulação sinovial é complexa no ponto de vista estrutural e funcional, isso devido a um conjunto de estruturas. Marque a opção que contenha componentes básicos de uma articulação sinovial?
R= Líquido sinovial, membrana sinovial e cartilagem articular
O estudo da anatomia é pautado em conceitos fundamentais de variação anatômica, anomalia e monstruosidade no ser humano. Todo acadêmico de saúde deve saber e reconhecer as principais alterações morfológicas para que o mesmo possa eleger a melhor conduta terapêutica ao indivíduo. Marque a alternativa que apresenta a definição CORRETA de variação anatômica, anomalia e monstruosidade.
R= Variação anatômica: alteração morfológica sem prejuízo à função. Anomalia: alteração morfológica com perturbações funcionais. Mostruosidade: alteração morfológica profunda gerando uma incompatibilidade com a vida.
	Para estudar a forma, a posição e as relações dos órgãos, é necessário compreender os termos anatômicos de posição e direção. Dessa forma indique a opção em que o termo define uma estrutura que se encontra mais próxima do meio do corpo em relação a outra:
	
R= Medial
	São órgãos do sistema linfático:
	
R= timo e baço
	A posição anatômica é uma posição padrão para identificação da localização de estruturas sem precisar descrever a partir de qual posição o paciente está no momento da análise. Definida pela "International Anatomical Terminology". Marque a opção que aponte a posição correta.
	
	R= Em pé, palmas das mão voltadas para a frente, olhar para o horizonte e pés paralelos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes