Buscar

Apol 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Apol 5
Questão 1/5
Em 1994, quando o recém-formado economista Samy Liechti foi convidado por seu chefe para participar de um encontro com clientes japoneses em Zurique, ele não sabia que esse dia iria mudar sua vida. Depois de uma reunião produtiva, os japoneses o convidaram para uma cerimônia de chá. A tradição exige que você tire os sapatos para tais ocasiões. Foi aí que um erro tão vergonhoso ficou nítido: as duas meias usadas por Samy eram diferentes, em idade e estilo. Uma era preto profundo e de tecido suave, a outra velha e de tecido riscado, com um pequeno furo no dedão do pé.
A situação embaraçosa fez Samy Liechti refletir sobre como gerenciar o seu problema pessoal de meias e evitar situações semelhantes no futuro. Em 1999, nascia a assinatura de meias, pelo seu site blacksocks.com, onde um executivo que dependesse diariamente de meias pretas poderiam escolher assinaturas que lhe entregassem 3 pares de meias, 3, 4 ou 6 vezes ao ano. O negócio foi um sucesso muito maior do que se esperava. Hoje são mais de 40.000 clientes em 74 países diferentes.
 
Diante do exposto podemos afirmar:
I – Samy Liechti identificou uma oportunidade de negócios a partir de uma experiência pessoal vergonhosa, gerando um negócio com mais de 40.000 clientes em 74 países.
Significa dizer que:
II – Mesmo ideias de negócios sem muito sentido, podem ser potencializadas com a modelagem de negócios, criando negócios inovadores.
A respeito dessas frases, é correto afirmar que:
	
	A
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	B
	a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	C
	as duas afirmações são falsas
	
	D
	as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	E
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Para empreendedores de sucesso não existem ideias de negócios ruins, existem ideias mal elaboradas, mal formuladas, mal gerenciadas. Neste caso temos o exemplo de uma ideia de negócios criada a partir de uma situação do dia-a-dia, que após a modelagem e com uma gestão eficiente, tornou-se uma empresa multinacional.
Questão 2/5
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Além disso, entende que o indivíduo além de fazer parte da organização, participa de outros grupos como família, amigos, entre outros e traz no conhecimento suas experiências. Em contrapartida, a gestão do conhecimento, enfrenta alguns desafios e a empresa que souber criar oportunidades para passar esses obstáculos tem mais chance de sobreviver no mercado competitivo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo sobre gestão do conhecimento.
I - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
II - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na comunicação entre o departamento de recursos humanos e os executivos das empresas, que valoriza as interações entre si para se apropriar de diferentes formas de conhecimento.
III - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
IV - A gestão do conhecimento dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
V - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
Você acertou!
Alternativa correta: A. A definição de gestão do conhecimento tem algumas variações, mas basicamente se interessa em criar, divulgar e imbuir as pessoas de conhecimentos novos, por exemplo, no contexto organizacional.
 
	
	B
	Apenas a afirmativa I e V estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas II e V estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas
Questão 3/5
Carvalho et al. (2008), defendem um conceito de competência baseado no CHA (conhecimento, habilidade e atitude. Leias as afirmativas abaixo e, posteriormente assinale a alternativa correta:
I - O conhecimento é composto de informações assimiladas e estruturadas pelo indivíduo.
II - A atitude corresponde a nossa maneira de agir, nosso comportamento observável.
III - Atitude designa uma predisposição a responder cognitivamente, afetivamente ou comportamentalmente a um objeto especifico de modo particular.
IV - A habilidade se trata da capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente I e II estão corretas
	
	B
	Somente I, II e III estão corretas
	
	C
	Somente I, II e IV estão corretas
	
	D
	Somente I, III e IV estão corretas
Você acertou!
Alternativa correta: D. De acordo com a Carvalho et al (2008), O conhecimento é um conjunto de informações articuladas e que podem ser utilizadas quando necessário. A habilidade é entendida como a capacidade de transformar o conhecimento em ação, produzindo resultados que atendam ou superem uma expectativa. As atitudes são determinadas por crenças, valores e princípios e estão relacionadas com o “querer ser” e o “querer agir”.
	
	E
	Todas estão corretas
Questão 4/5
(adaptado de ENADE 2012)
A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho.
 
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais: a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização; e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração. Os estudos realizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pós-modernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas. Os estudos de Peter Senge sobre organizações que aprendem revelam cinco disciplinas, as quais devem se integrar, para favorecer o comprometimento e a capacidade de inovação dos seus colaboradores.
 
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir:
I - A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior efetividade.
II - De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista.
III - A quinta disciplina “pensamento sistêmico”, bem como as outras propostas por Senge, são um conjunto de práticas de aprendizagem, por meio das quais um indivíduo se modifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si, e expande assim essa mudança para todos os níveis organizacionais.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas
	
	B
	II, apenas
	
	C
	I e III, apenas
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Alternativa correta: E. Resgatando os conceitos da abordagem contingencial estudada anteriormente e contextualizando com o conceito de organizações que aprendem, temos que as cinco disciplinas defendidaspor Peter Senge tem como objetivo criar vantagem competitiva para as organizações por meio de domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico.
Questão 5/5
O quadro de modelo de negócios apresentado abaixo, usa como exemplo, o Facebook representado no quadro do BMG  Canvas. Cada cor de adesivos utilizado no quadro indica uma das possibilidades de negócios existentes para a rede social mais utilizada no mundo, este modelo pode ser conhecido como um padrão de modelo de negócios chamado de desagregado ou unbundling, que apresenta as seguintes características:
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A mesma proposta de valor para todos os segmentos de mercado
	
	B
	Uma proposta de valor para cada segmento de mercado.
Você acertou!
Cada segmento de mercado possui uma proposta de valor diferenciada: (i) usuários do mundo todo, acessam o facebook de graça; (ii) empresas e anunciantes, pagam para ter seus produtos e serviços anunciados na rede; (iii) desenvolvedores de jogos, editoras, desenvolvedores de software e gravadoras, pagam percentual de suas vendas ao facebook. Isto gera diferentes propostas de valor para cada segmento de mercado pretendido, exigindo investimentos em estrutura tecnológica diferenciada e em equipes de pessoas que possam manter a plataforma em funcionamento, gerando diferentes fontes de receita direta (percentuais sobre as vendas e valor por clique) e receita indireta (divulgação de marcas aos usuários da plataforma).
	
	C
	Estrutura de negócios idêntica para todos os tipos de negócios
	
	D
	A mesma estrutura de custos
	
	E
	A mesma forma de relacionamento com os segmentos de mercado

Outros materiais