Buscar

Questões curso licitação

Prévia do material em texto

https://www.passeidireto.com/arquivo/46859840/exercicios-de-fixacao---modulo-i---contratacoes-publicas---turma-1
https://www.passeidireto.com/arquivo/45559756/questionarios
Módulo 1
A habilitação dos interessados em participar da licitação poderá ser realizada com base ___________. Já a classificação das propostas deve atender ___________, de acordo __________. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. no tipo e na modalidade adotada; aos aspectos jurídicos, de qualificação fiscal e trabalhista e de regularidade técnica e econômico-financeira; com os detalhes da lei e do edital;
b. em aspectos jurídicos, de qualificação fiscal e trabalhista e de regularidade técnica e econômico-financeira; ao tipo e à modalidade adotada; com os detalhes da lei e do edital;
c. no tipo e na modalidade adotada; aos detalhes previstos na lei e no edital; com os aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira;
d. em aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira; aos detalhes da lei e do edital; com o tipo e a modalidade adotada. 
Feedback
Resposta: Letra "d"
A habilitação dos interessados em participar da licitação poderá ser realizada com base em aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira. Não se pode afirmar que será realizada com base no tipo e na modalidade adotada, pois esta é a base para o julgamento. Não se pode, tampouco, inverter os vocábulos qualificação e regularidade.
Já a classificação das propostas deve atender aos detalhes da lei e do edital, de acordo com o tipo e a modalidade adotada. Não se pode afirmar que será realizada com base nos aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira, pois esta é a base para a habilitação.
(Módulo 1, Unidade 3, Fases, Tipos e Critérios)
A resposta correta é: em aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira; aos detalhes da lei e do edital; com o tipo e a modalidade adotada..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos princípios tradicionalmente aplicáveis às licitações e aos contratos, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O princípio da celeridade simplifica o processo administrativo, evitando formalidades em excesso e exigências desnecessárias.
b. O princípio da adjudicação compulsória veda a atribuição do objeto a pessoa diversa da vencedora do certame em caso de expressa desistência. 
c. O princípio do julgamento objetivo impede que o julgador utilize critérios subjetivos ou não previstos no edital ou convite em favor da Administração.
d. O princípio do formalismo vincula o procedimento licitatório às formas prescritas na lei, sob pena de ilegalidade, ainda que atendida sua finalidade.
Feedback
Resposta: letra “b”.
O princípio da adjudicação compulsória veda a atribuição do objeto a pessoa diversa da vencedora do certame, salvo expressa desistência ou injustificada não assinatura no prazo prefixado. Assim, o referido princípio admite a atribuição do objeto a pessoa diversa da vencedora do certame em caso expressa desistência, bem como de injustificada não assinatura no prazo prefixado.
(Módulo 1, Unidade 2, Elementos Básicos da Licitação)
A resposta correta é: O princípio da adjudicação compulsória veda a atribuição do objeto a pessoa diversa da vencedora do certame em caso de expressa desistência..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere aos passos da fase interna de um procedimento de licitação com base na Lei no 8.666/93, marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O primeiro passo da fase interna consiste na verificação da necessidade pública a ser atendida, seguida da autorização para autuar o correspondente processo.
b. As especificações do objeto serão denominadas Termo de Referência, se pregão, ou Projeto Básico, se outra modalidade, e, em caso de obras, conterão as soluções técnicas suficientemente detalhadas para sua utilização na elaboração do Projeto Executivo.
c. Uma ampla pesquisa no mercado relevante deve ser realizada para a melhor avaliação do valor esperado, prescindida a prévia indicação dos recursos orçamentários para cobrir as despesas correspondentes. 
d. O último passo da fase interna consiste na elaboração do edital, de forma clara, precisa e objetiva, contemplando os aspectos definidos em lei.
Feedback
Resposta: letra “c”.
Uma ampla pesquisa no mercado relevante deve ser realizada para a melhor avaliação do valor esperado, sucedida da prévia indicação dos recursos orçamentários para cobrir as despesas correspondentes. De fato, não se prescinde (dispensa) a indicação dos recursos orçamentários, que constitui o passo seguinte, após a estimativa do valor da contratação, no que se refere aos passos na fase interna.
(Módulo 1, Unidade 3, Fases, Tipos e Critérios)
A resposta correta é: Uma ampla pesquisa no mercado relevante deve ser realizada para a melhor avaliação do valor esperado, prescindida a prévia indicação dos recursos orçamentários para cobrir as despesas correspondentes..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da ___________, a seleção da proposta ____________ para a administração e a promoção do ______________. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. isonomia; de menor preço; desenvolvimento nacional sustentável;
b. economicidade; de menor preço; bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação;
c. isonomia; mais vantajosa; desenvolvimento nacional sustentável; 
d. economicidade; mais vantajosa; bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Feedback
Resposta: Letra "c"
A licitação destina-se a garantir, conforme o caput do art. 4º da Lei nº 8.666/93, a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. As demais assertivas inserem princípios que não constituem as finalidades da licitação, o que as tornam incorretas (Módulo 1, Unidade 2, Elementos Básicos da Licitação).
A resposta correta é: isonomia; mais vantajosa; desenvolvimento nacional sustentável;.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Um servidor detectou que em pouco tempo seu departamento ficaria impossibilitado de arquivar novos documentos. Assim, para atender à demanda das unidades por transferência e recolhimento de documentos, alguma solução precisa ser adotada em relação ao espaço disponível para essa finalidade. Nessa situação, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto às possíveis melhores soluções para o caso concreto:
I – Disponibilização de mais instalações físicas para essa finalidade, em virtude de reorganização interna ou recebimento de espaço físico de outro departamento; II – Realização de obra para expandir as instalações físicas atuais, reformando o mesmo local ou construindo um novo arquivo para essa finalidade; III – Manutenção do espaço físico, após a eliminação de documentos, respeitada a tabela de temporalidade – alguns diretamente, outros após microfilmagem; IV – Otimização do armazenamento no espaço, com o melhor aproveitamento de uso de cada caixa, da quantidade de caixas por estante, da quantidade de estantes no ambiente (otimização horizontal) ou da altura das estantes (otimização vertical).
Escolha uma:
a. F, V, F, F;
b. V, F, F, F;
c. F, V, V, V;
d. V, V, V, V. 
Feedback
Reposta: letra "d"
Todas as possíveis soluções podem ser as melhores, dependendo da análise no caso concreto (Módulo 1,Unidade 1, Aprendendo a Escolher a Melhor Opção).
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
Um ajuste denominado “orçamento”, celebrado entre um órgão público e um particular, no qual há um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, é considerado um contrato.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Considera-se contrato, conforme o parágrafo único do art. 2º da Lei nº 8.666/93, todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada. Dessa forma, o ajuste denominado “orçamento” do caso em análise é considerado contrato (Módulo 1, Unidade 2, Elementos Básicos da Licitação).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
O procedimento administrativo pelo qual a Administração Pública, obediente aos princípios constitucionais que a norteiam, escolhe a proposta de fornecimento de bem, obra ou serviço mais vantajosa para o erário denomina-se licitação.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conceito de licitação que vimos em aula (Módulo 1, Unidade 2, Elementos Básicos da Licitação).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que o Diretor de TI de um órgão, responsável por autorizar os projetos de contratações relativas ao seu departamento, recebeu hoje para assinatura “Termo de Referência” e “Pesquisa de Preços” para atender alegada necessidade de aquisição de 25 scanners de produção. Nesse caso, sendo este o primeiro contato dessa autoridade com a referida instrução técnica licitatória, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Houve duas falhas: falta de planejamento e troca da necessidade com a solução; 
b. Houve apenas uma falha – falta de planejamento;
c. Houve apenas uma falha – troca da necessidade com a solução;
d. Não houve falhas: a instrução técnica licitatória foi adequadamente realizada.
Feedback
Resposta: letra "a"
No caso apresentado, houve, de fato, duas falhas. A primeira falha foi de planejamento, já que o Diretor de TI deveria ter sido incluído no projeto desde a intenção da contração, antes da elaboração dos documentos, para que pudesse conhecer as alternativas disponíveis e escolher a mais adequada, evitando a perda de todo o esforço para elaboração dos documentos no caso de se constatar a inexistência da necessidade. A segunda falha foi da troca da necessidade com a solução. A necessidade era de digitalização, que poderia ser atendida com soluções sem contratação, licitações ordinárias ou especiais ou contratação direta. (Módulo 1, Unidade 1, Aprendendo a Escolher a Melhor Opção)
A resposta correta é: Houve duas falhas: falta de planejamento e troca da necessidade com a solução;.
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Para que o certame licitatório consiga atender às suas finalidades, há pressupostos. Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto aos pressupostos pertinentes:
I – Existir uma pluralidade de objetos e de ofertantes;
II – Licitação constituir meio apto para a Administração pelo menos em tese conseguir atender à necessidade pública no caso concreto;
III – Existir interessados em disputar a licitação.
Escolha uma:
a. V, V, V; 
b. F, V, V;
c. V, F, V;
d. V, V, F.
Feedback
Resposta: letra “a”.
A questão abordou corretamente os pressupostos lógicos para a licitação, segundo Bandeira de Melo (Módulo 1, Unidade 2, Elementos Básicos da Licitação).
A resposta correta é: V, V, V;.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
As normas, a doutrina em geral, os agentes públicos envolvidos, os órgãos de controle e os cidadãos focam na fase externa do processo de contratação pública, negligenciando a fase interna, principalmente o planejamento.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro
De fato, as normas focam na fase externa do processo de contratação pública e a doutrina em geral, nelas se baseando, seguem a mesma linha. Os agentes públicos envolvidos também focam na fase externa, assim como os órgãos de controle e cidadãos (Módulo 1, Unidade 1, Aprendendo a Escolher a Melhor Opção).
A resposta correta é: Verdadeiro.
MÓDULO 2
Julgue os itens abaixo quanto à relação entre contrato, convênio e consórcio público e marque a sequência correta:
I – Nos contratos, via de regra precedido de licitação, o Estado almeja atender a uma necessidade pública e o particular deseja auferir lucro, só podendo ser rescindido nas hipóteses previstas em lei.
II – Nos convênios, os quais não dependem de prévia licitação ou autorização legislativa, as partes cooperam para o alcance dos interesses comuns, podendo ser denunciado a qualquer tempo, com uma das partes abandonando a cooperação, que permanece em vigor se remanescer ao menos dois integrantes.
III - Nos consórcios públicos, as partes formam uma pessoa jurídica autônoma, o que não ocorre nos convênios e nos contratos.
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. V, V, V. 
c. F, F, V.
d. F, F, F.
Feedback
Resposta: letra “B”.
Todas as colunas encontram-se em consonância com o que estudamos no curso. Deveras, os ajustes convênios e contratos diferenciam-se pelos interesses das partes envolvidas. Nestes o Estado almeja atender à necessidade pública, o particular deseja auferir lucro e o contrato, via de regra precedido de licitação, só pode ser rescindido nas hipóteses previstas na lei. Por sua vez, naqueles as partes cooperam para o alcance dos interesses comuns e o convênio, que não depende de prévia licitação ou autorização legislativa, pode ser denunciado a qualquer tempo, com uma das partes abandonando a cooperação, que permanece em vigor se ainda remanescer ao menos dois integrantes. Os convênios diferenciam-se, outrossim, dos consórcios públicos que veremos na última unidade deste módulo, uma vez que nestes as partes formam uma pessoa jurídica autônoma e naqueles (bem como nos contratos) essa constituição não ocorre (Módulo 2, Unidade 2, Convênio). Unidade 3, Consórcio Público.
A resposta correta é: V, V, V..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto ao contrato de gestão celebrado com órgão ou entidade pública:
I – O dispositivo constitucional que disciplina a matéria é classificado como de eficácia plena, já que viabiliza a adoção do instituto para esse fim independentemente da edição de lei regulamentadora.
II – O instituto visa ampliar a autonomia do órgão ou entidade em contrapartida à fixação de metas de desempenho, conferindo-se os meios para que a unidade consiga aumentar sua eficiência, obtendo melhores resultados a custos inferiores.
III – O constituinte derivado foi tecnicamente preciso ao denominar o instituto de contrato.
Escolha uma:
a. F, V, F. 
b. F, V, V.
c. V, F, V.
d. V, F, F.
Feedback
Resposta: letra “A”.
Como vimos em aula, o constituinte derivado não foi tecnicamente preciso ao denominar o instituto de contrato. De fato, nesse contexto, não seria possível contratar órgãos, já que, por constituírem meras repartições internas de competências, não possuem personalidade jurídica, e, assim, não podem exprimir vontade para encarregar-se de direitos ou contrair obrigações. Do outro lado, no caso de entidades administrativas, o ajuste seria mais uma espécie de convênio do que um contrato propriamente dito, devido ao interesse mútuo – e não divergentes – das partes no objeto da avença. Além disso, a norma é classificada como de eficácia limitada e, portanto, somente é cabível a adoçãodo instituto para esse fim após a edição da correspondente lei regulamentadora. A coluna remanescente, que aborda o objetivo do instituto em análise para esse tipo de aplicação, encontra-se correta (Módulo 2, Unidade 1, Contrato de Gestão, Para Órgãos e Entidades Públicas).
A resposta correta é: F, V, F..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A aplicação do contrato de gestão para _________ foi a pioneira, já que precedeu a Emenda Constitucional nº 19/98 e a Lei nº 9.649/98. O objetivo desta aplicação é diverso das demais aplicações, já que _________ a autonomia da organização mediante a fixação de metas a serem atingidas. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. Organizações Sociais, limita. 
b. Órgãos e entidades públicas; amplia.
c. Organizações Sociais; amplia.
d. Agências Executivas; limita.
Feedback
Resposta: letra “A”.
A aplicação do contrato de gestão para as Organizações Sociais foi a pioneira, já que a Lei nº 9.637/98 foi editada duas semanas antes da Emenda Constitucional nº 19/98 e três semanas antes da Lei nº 9.649/98. O objetivo desse tipo de contrato de gestão é diverso das demais aplicações: limita-se a autonomia de organização privada sem fins lucrativos mediante a fixação de metas a serem atingidas, que usará, em contrapartida, recursos orçamentários, financeiros, materiais ou humanos públicos (Módulo 2, Unidade 1, Contrato de Gestão, Para Organizações Sociais).
A resposta correta é: Organizações Sociais, limita..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto à natureza jurídica dos consórcios públicos e assinale a sequência correta:
I – O consórcio público com personalidade jurídica de direito público constitui associação pública de natureza autárquica com a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções.
II – O consórcio público com personalidade jurídica de direito privado constitui sociedade privada sem fins econômicos com o atendimento dos requisitos da legislação civil, devendo, contudo, observar as normas de direito público quanto à realização de licitação, celebração de contratos, prestação de contas e admissão de seus empregados públicos regidos pela CLT.
III – Independentemente de adquirir personalidade jurídica de direito público ou privado, o consórcio público integra a Administração Indireta de todos os Entes consorciados.
Escolha uma:
a. F, F, V.
b. V, F, V.
c. V, V, F. 
d. F, V, F.
Feedback
Resposta: letra “C”.
O consórcio público só integra a Administração Indireta de todos os Entes consorciados quando adquirir personalidade jurídica de direito público, sequer integrando a Administração Pública na hipótese de adquirir personalidade jurídica de direito privado. Os demais itens encontram-se em conformidade com o estudado (Módulo 2; Unidade 3; Fundamento, Natureza e Atuação).
A resposta correta é: V, V, F..
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à aplicação do contrato de gestão, uma Agência Executiva só não pode:
Escolha uma:
a. Ter celebrado contrato de gestão com periodicidade semestral, estabelecendo objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do cumprimento. 
b. Realizar uma compra ou serviço comum de até R$ 16.000,00 por contratação direta.
c. Ter recebido essa qualificação em virtude de ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor e possuir plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento.
d. Realizar uma obra ou serviço de engenharia de até R$ 30.000,00 por contratação direta.
Feedback
Resposta: letra “A”.
A Agência Executiva não pode ter celebrado contrato de gestão com periodicidade semestral, já que o art. 52, § 1º, da Lei nº 9.649/98 exige uma periodicidade mínima anual. As demais alternativas estão corretas, conforme o art. 51, caput, da Lei nº 9.649/98, e o art. 24, I, II e § 1º, da Lei nº 8.666/93 (Módulo 2, Unidade 1, Contrato de Gestão, Para Agências Executivas).
A resposta correta é: Ter celebrado contrato de gestão com periodicidade semestral, estabelecendo objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do cumprimento..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Considere que certo órgão público tenha conseguido realizar mais contratações públicas que o ano anterior, obtendo, em todas elas, produtos e serviços de melhor qualidade. Nessa situação, pode-se garantir que o referido órgão conseguiu melhor atender ao interesse público no presente exercício financeiro, comparativamente ao ano anterior.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Falso.
Essa correlação não é direta. De fato, realizar mais entregas, cada uma com mais qualidade, não significa evoluir. O acréscimo de entregas, quantitativa ou qualitativamente, só representa um ganho caso se dê em estrita consonância com a necessidade pública no caso concreto. Caso contrário, representará, na verdade, um desperdício de recursos públicos, que poderiam ser usados para atender outra necessidade ainda não atendida, complementar uma necessidade ainda não atendida na proporção adequada ou até mesmo aplicá-los na amortização da dívida pública ou, temporariamente, em investimentos rentáveis para aumentar a capacidade de realizações públicas do Estado nos exercícios financeiros seguintes (Módulo 2, Unidade 1, Resolução Interna).
A resposta correta é: Considere que certo órgão público tenha conseguido realizar mais contratações públicas que o ano anterior, obtendo, em todas elas, produtos e serviços de melhor qualidade. Nessa situação, pode-se garantir que o referido órgão conseguiu melhor atender ao interesse público no presente exercício financeiro, comparativamente ao ano anterior. → Falso.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta no que concerne às prerrogativas que os consórcios públicos, tanto os com personalidade jurídica de direito público quanto os de direito privado, podem se valer para alcançar seus objetivos:
I – Outorgar concessão, permissão ou autorização de obras ou serviços públicos, desde que autorizado pelo contrato correspondente à sua constituição.
II – Promover desapropriações e instituir servidões, nos termos de declaração de utilidade ou necessidade pública, ou interesse social, realizada pelo Poder Público.
III – Celebrar contrato de gestão ou termo de parceria, nas condições previstas no protocolo de intenções.
Escolha uma:
a. F, F, V.
b. F, V, F.
c. V, V, F.
d. V, F, V. 
Feedback
Resposta: letra “D”.
Somente os consórcios públicos com personalidade jurídica de direito privado podem promover desapropriações e instituir servidões, nos termos de declaração de utilidade ou necessidade pública, ou interesse social, realizada pelo Poder Público e do contrato constitutivo. As demais prerrogativas aplicam-se aos consórcios públicos, independentemente da natureza de sua personalidade jurídica (Módulo 2; Unidade 3; Objetivos, Prerrogativas e Responsabilidades).
A resposta correta é: V, F, V..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A prestação de contas em convênios se inicia ____________ parcela dos recursos financeiros, registrada pelo concedente no SICONV. Apresentada a prestação de contas e a comprovação de resultados pelo convenente, o concedente dispõe de __________ para analisá-las e manifestar-se conclusivamente. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. Após a liberação da última; 1 ano improrrogável.
b. Concomitantemente com a liberação da primeira; 1 ano, prorrogável por até igual período. 
c. Após a liberação da última; 1 ano, prorrogável por até igual período.
d. Concomitantementecom a liberação da primeira; 1 ano improrrogável.
Feedback
Resposta: letra “B”.
A prestação de contas em convênios se inicia concomitantemente com a liberação da primeira parcela dos recursos financeiros, registrada pelo concedente no SICONV. Apresentada a prestação de contas e a comprovação de resultados pelo convenente, o concedente dispõe de 1 ano, prorrogável justificadamente por até igual período, para analisá-las e manifestar-se conclusivamente (Módulo 2, Unidade 2, Convênios, Características).
A resposta correta é: Concomitantemente com a liberação da primeira; 1 ano, prorrogável por até igual período..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Pode ser celebrado termo de execução descentralizada visando ao ressarcimento de despesas entre um órgão integrante do Orçamento Fiscal e uma entidade integrante do Orçamento da Seguridade Social, embora admitida nessa hipótese a dispensa da formalização do instrumento.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conforme vimos, termo de execução descentralizada é o instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora e consecução do objeto previsto no programa de trabalho, respeitada fielmente a classificação funcional programática. Nessa linha, a celebração de termo de execução descentralizada deve atender à execução da descrição da ação orçamentária prevista no programa de trabalho e pode ter como finalidade o ressarcimento de despesas entre as unidades, admitida a dispensa da formalização do instrumento para essa finalidade (Módulo 2, Unidade 2, Termo de Execução Descentralizada).
A resposta correta é: Pode ser celebrado termo de execução descentralizada visando ao ressarcimento de despesas entre um órgão integrante do Orçamento Fiscal e uma entidade integrante do Orçamento da Seguridade Social, embora admitida nessa hipótese a dispensa da formalização do instrumento. → Verdadeiro.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere à ratificação do protocolo de intenções, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. É efetivada por lei.
b. Depende de homologação da assembleia geral do consórcio público quando realizada 2 anos após a subscrição do protocolo de intenções.
c. É necessária ainda que o Ente, antes de subscrevê-lo, tenha disciplinado por lei sua participação no consórcio público. 
d. Pode ser realizada com reserva, desde que aceita pelos demais Entes subscritores, hipótese em que implicará consorciamento parcial ou condicional.
Feedback
Resposta: letra “C”.
A ratificação do protocolo de intenções é dispensada para o Ente que, antes de subscrever o protocolo de intenções, tenha disciplinado por lei sua participação no consórcio público. Assim, o item encontra-se incorreto ao afirmar que a ratificação é persiste necessária ainda nesse caso. As demais alternativas encontram-se em consonância com nossas lições (Módulo 2; Unidade 3; Constituição e Protocolo de Intenções).
A resposta correta é: É necessária ainda que o Ente, antes de subscrevê-lo, tenha disciplinado por lei sua participação no consórcio público..
MÓDULO 3
No que concerne à modalidade convite, marque a assertiva incorreta:
Escolha uma:
a. É aplicável às obras e serviços de engenharia com valor estimado de até 150 mil e às compras e serviços comuns com valor estimado de até 80 mil;
b. É possível convidar menos de 3 interessados quando, por limitações de mercado ou manifesto desinteresse, for impossível obter o número mínimo de licitantes;
c. É aplicável às licitações internacionais, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no Brasil, observados os limites de valor inerentes à modalidade;
d. É realizada entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e cadastrados na especialidade que manifestem seu interesse até a apresentação das propostas. 
Feedback
Resposta: letra “d”.
O convite é realizado entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e cadastrados na especialidade que manifestem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas, e não até a apresentação das propostas propriamente ditas, conforme afirmou a assertiva (Módulo 3, Unidade 2, Modalidades Tradicionais, Convite).
A resposta correta é: É realizada entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e cadastrados na especialidade que manifestem seu interesse até a apresentação das propostas..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a ordem correta em que os critérios de desempate na licitação devem ser observados:
I - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País; II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas em lei; III - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras; IV – bens e serviços produzidos no País; V - sorteio, em ato público, para o qual todos os licitantes serão convocados.
Escolha uma:
a. IV, III, II, I e V;
b. IV, III, I, II e V; 
c. III, IV, I, II e V;
d. III, IV, II, I e V.
Feedback
Resposta: letra “b”.
A ordem indicada é a que atende ao § 2º do art. 3º combinado com o § 2º do art. 45 da Lei nº 8.666/93 (Módulo 3, Unidade 1, Disposições Comuns Relevantes, Desempate e Preferência).
A resposta correta é: IV, III, I, II e V;.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Escolha os itens corretos que preenchem as lacunas da afirmativa:
A Lei nº 8.666/1993 estabeleceu 5 modalidades de licitação e ______ a criação de outras modalidades. Nessa linha, a Lei nº 10.520/2002 instituiu a modalidade pregão e a doutrina sustenta a _______ da previsão, tendo em vista que ________. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. proibiu; legalidade; o pregão melhor atende ao princípio constitucional da economicidade e a manutenção do instituto prevalece em caso de conflito;
b. permitiu; legalidade; essa situação foi consentida pela Lei de Licitações e Contratos;
c. proibiu; legalidade; a Lei do Pregão é posterior e específica, prevalecendo em caso de conflito; 
d. proibiu; ilegalidade; a Lei de Licitações e Contratos é a norma fundamental sobre o tema, prevalecendo em caso de conflito.
Feedback
Resposta: letra “c”.
A Lei nº 8.666/1993 de fato estabeleceu 5 modalidades de licitação (concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão), conforme o caput do art. 22, e vedou a criação de outras modalidades ou a combinação delas, consoante o § 8° do mesmo artigo. Em seguida, foi editada a Lei nº 10.520/02, que instituiu a modalidade licitatória pregão. Percebe-se, assim, a existência de um conflito entre as duas normas, chamado de antinomia jurídica, quando há 2 normas conflitantes, válidas e emanadas de autoridade competente, sem que se possa dizer, a priori, qual delas merece aplicação em determinado caso concreto. Nesses casos, deve-se utilizar um dos metacritérios clássicos de solução para o conflito – o cronológico, o hierárquico ou o da especialidade. Nesse contexto, aplica-se o critério cronológico para a solução do conflito entre a Lei nº 8.666/1993 e a Lei nº 10.520/02, de modo que esta (por ser a lei mais recente) prevalece sobre aquela (lei mais antiga). Nessa linha, a previsão do pregão é considerada legal pela doutrina, a qual considera que a Lei do Pregão, sendo posterior e específica,prevaleceu no conflito em relação à Lei nº 8.666/93 (Módulo 3, Unidade 3, Novas Modalidades, Pregão, Abrangência).
A resposta correta é: proibiu; legalidade; a Lei do Pregão é posterior e específica, prevalecendo em caso de conflito;.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) em relação à afirmativa abaixo:
A consulta é destinada à aquisição de bens e serviços que não sejam classificados como comuns – excetuados obras e serviços de engenharia civil –, na qual as propostas são julgadas por um júri, segundo critério que leve em consideração custo e benefício.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conforme Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, consulta é a modalidade de licitação aplicável exclusivamente às agências reguladoras, para aquisição de bens e serviços que não sejam classificados como comuns – excetuados obras e serviços de engenharia civil –, na qual as propostas são julgadas por um júri, segundo critério que leve em consideração, ponderadamente, custo e benefício (Módulo 3, Unidade 3, Novas Modalidades, Consulta).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale VERDADEIRO OU FALSO
As hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação aplicam-se às obras, aos serviços, às compras, às alienações, às locações e às concessões e permissões de serviços públicos.
Escolha uma:
a. Verdadeiro
b. Falso 
Feedback
Resposta: Falso
As hipóteses de dispensa e, segundo a doutrina majoritária, de inexigibilidade não se aplicam às concessões e permissões de serviços públicos, em virtude do tratamento diferenciado constante do art. 175, caput, da Constituição Federal (Módulo 3, Unidade 1, Disposições Comuns Relevantes, Aplicabilidade e Abrangência).
A resposta correta é: Falso.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) em relação à afirmativa abaixo:
No pregão, os licitantes podem oferecer lances sucessivos e decrescentes até que se chegue à proposta vencedora, o que torna desnecessária a apresentação de proposta inicial.
Escolha uma:
a. Verdadeiro
b. Falso 
Feedback
Resposta: Falso.
No pregão, os licitantes, primeiramente, apresentam uma proposta inicial. Em seguida, começa a fase em que poderão oferecer lances sucessivos e decrescentes, até que se chegue à proposta vencedora. Assim, a apresentação de proposta inicial é necessária no pregão, mesmo havendo a subsequente fase de lances (Módulo 3, Unidade 3, Novas Modalidades, Pregão, Características).
A resposta correta é: Falso.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso em relação à afirmativa abaixo:
O concurso é destinado à escolha de trabalho técnico, científico ou artístico entre quaisquer interessados, conforme critérios constantes no edital, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro
Conforme o art. 22, § 4°, da Lei n° 8.666/93, concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias (Módulo 3, Unidade 2, Modalidades Tradicionais, Concurso).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
No que concerne aos casos em que o leilão é cabível, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
I – Venda de bens móveis inservíveis para a administração;
II – Venda de produtos ilegalmente apreendidos ou penhorados;
III – Alienação de bens imóveis, em que a aquisição tenha derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento.
Escolha uma:
a. V, F, V; 
b. V, V, F;
c. V, F, F;
d. F, V, V.
Feedback
Resposta: letra “a”.
Produtos ilegalmente apreendidos ou penhorados devem ter sua apreensão ou penhora anulada, não podendo ser leiloado. O leilão é realizado para venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. As demais alternativas encontram seu amparo no art. 22, § 5º, combinado com o art. 19, da Lei 8.666/93 (Módulo 3, Unidade 2, Modalidades Tradicionais, Leilão).
A resposta correta é: V, F, V;.
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto às unidades abrangidas pela obrigação de licitar e assinale a sequência correta:
I – Entidades Controladas, Direta ou Indiretamente, pelo Poder Público;
II – Delegatárias de Serviço Público;
III – Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista;
IV – Fundos Especiais.
Escolha uma:
a. F, F, V, V;
b. V, F, V, V; 
c. V, V, V, F;
d. V, V, F, F.
Feedback
Resposta: Letra "b".
Conforme o parágrafo único do art. 1° da Lei n° 8.666/93, as unidades abrangidas pela obrigação de licitar são, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Dessa forma, não são abrangidas pela obrigação de licitar as empresas privadas que receberem delegação do Poder Público para a prestação de serviços públicos (Módulo 3, Unidade 1, Disposições Comuns Relevantes, Aplicabilidade e Abrangência).
A resposta correta é: V, F, V, V;.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Escolha os itens corretos que preenchem as lacunas da afirmativa:
O mais complexo intervalo mínimo entre a publicação do instrumento convocatório e o início do certame é o da modalidade concorrência. Isso porque se esta for do tipo menor preço ou maior lance o intervalo será de ___________; se do tipo melhor técnica ou técnica e preço, ___________. Adicionalmente, se o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral, o intervalo mínimo para a concorrência será de __________, independentemente do tipo. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. 15 dias; 30 dias; 30 dias;
b. 15 dias; 45 dias; 30 dias;
c. 45 dias; 30 dias; 45 dias;
d. 30 dias; 45 dias; 45 dias. 
Feedback
Resposta: letra “d”.
Conforme o art. 21, § 2°, I, “b”, e II, “a”, da Lei n° 8.666/93, o prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será 45 dias para concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço", e 30 dias para concorrência, nos demais casos (Módulo 3, Unidade 1, Disposições Comuns Relevantes, Intervalo Mínimo).
A resposta correta é: 30 dias; 45 dias; 45 dias..
MÓDULO 4
No que concerne à prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários em concessão ou permissão de serviço público, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta:
I – A atualidade abrange a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, mas não a melhoria e expansão do serviço;
II – A generalidade impõe a prestação do serviço a todos que o demandem, atendendo ao mercado de maneira abrangente, respeitada a área da delegação, sem discriminações;
III – A continuidade ou permanência veda a paralização da prestação do serviço público sem aviso prévio, admitida apenas com prévio aviso em situação de emergência ou por motivo de ordem técnica ou de segurança das instalações, ou de inadimplemento do usuário, considerado o interesse público.
Escolha uma:
a. F, V, V
b. V, F, F
c. F, V, F 
d. V, F, V
Feedback
Resposta: letra “c”.
A atualidade abrange não só a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, mas também a melhoria e expansão do serviço. Em relaçãoà continuidade ou permanência, vale frisar que é admitida a paralização da prestação do serviço público sem aviso prévio em situação de emergência ou com prévio aviso por motivo de ordem técnica ou de segurança das instalações, ou de inadimplemento do usuário, considerado o interesse público. A generalidade, por sua vez, foi adequadamente descrita (Módulo 4, Unidade 2, Serviço Adequado e Política Tarifária).
A resposta correta é: F, V, F.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) em relação à afirmativa abaixo: >As parcerias público-privadas foram criadas visando principalmente atrair a iniciativa privada para a realização de investimentos em projetos de infraestrutura de grande vulto, frequentemente postergados pelo Poder Público sob a alegação da reserva do financeiramente possível.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Assertiva em consonância com o abordado em aula. A referida atração se dá mediante a garantia ao parceiro privado de retorno mínimo sobre o capital investido, proporcionado por contraprestação paga pelo parceiro público (Módulo 4, Unidade 3, Fundamento, Abrangência e Objetivos).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Além dos serviços públicos compreendidos como atividade econômica em sentido ______, há outros serviços de titularidade ______, que podem ser prestados pelo Poder Público como serviços ______, ______ finalidade lucrativa e ______ possibilidade de delegação. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. estrito; exclusiva; privados; com; com;
b. amplo; não exclusiva; públicos; sem; sem; 
c. estrito; não exclusiva; privados; com; sem;
d. amplo; exclusiva; públicos; sem; com.
Feedback
Resposta: letra “b”.
A titularidade dos serviços públicos é da Administração Pública, que pode prestá-los diretamente (prestação direta) ou por delegação (prestação indireta), mediante concessão, permissão ou, excepcionalmente, autorização. Assim, o setor privado não pode prestá-los diretamente, mas tão somente se receber a delegação para tanto. Vale frisar que esse enfoque dos serviços públicos se refere aos compreendidos como atividade econômica em sentido amplo, os quais podem ser explorados com finalidade lucrativa. No entanto, há outros serviços de titularidade não exclusiva, prestados pelo Poder Público – como serviços públicos, sem finalidade lucrativa e de forma indelegável – ou pelos particulares – como serviços privados, com ou sem fim lucrativo, sem delegação, sujeitos tão somente ao poder de polícia, como uma prévia anuência estatal por autorização (Módulo 4, Unidade 2, Fundamento).
A resposta correta é: amplo; não exclusiva; públicos; sem; sem;.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere às hipóteses de extinção extraordinária da concessão ou permissão de serviço público, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Na encampação, a delegação é extinta por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, nela não compreendidos os lucros cessantes;
b. Na anulação, a delegação é extinta por vício de legalidade, declarado pelo poder concedente unilateralmente ou pelo Poder Judiciário, desconstituindo os efeitos jurídicos já produzidos e impedindo os que, ordinariamente, deveria produzir;
c. Na rescisão, a delegação é extinta por inexecução total ou parcial do contrato pela delegatária, quando não for suficiente ou conveniente a aplicação de sanções; 
d. Na falência ou extinção de empresa e no falecimento ou incapacidade do titular, a delegação é extinta de pleno direito devido à natureza intuitu personae do contrato, automaticamente concretizada, sem edição de ato administrativo específico.
Feedback
Resposta: letra “c”.
Na rescisão, a delegação é extinta por descumprimento de normas contratuais pelo poder concedente, declarada em ação judicial impetrada pela delegatária. A extinção da delegação de serviço público por inexecução total ou parcial do contrato pela delegatária, quando não for suficiente ou conveniente a aplicação de sanções, refere-se à caducidade.As demais hipóteses estão corretamente descritas (Módulo 4, Unidade 2, Intervenção e Extinção).
A resposta correta é: Na rescisão, a delegação é extinta por inexecução total ou parcial do contrato pela delegatária, quando não for suficiente ou conveniente a aplicação de sanções;.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A indicação da dotação orçamentária pertinente à aquisição de determinado bem regida pelo sistema de registro de preços só será exigida para a formalização do contrato correspondente (ou outro instrumento hábil), não sendo exigida por ocasião da licitação.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conforme dispõe o § 2° do art. 7° do Decreto 7.892/13, na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil (Módulo 4, Unidade 1, Funcionamento).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
No que concerne à remuneração de concessionário de serviço público, marque a assertiva incorreta:
Escolha uma:
a. Em concessões comuns, administrativas ou patrocinadas, pode ser complementada por outras fontes de receitas complementares, acessórias, alternativas ou decorrentes de projetos associados;
b. Em concessão patrocinada, dá-se por tarifa, paga pelos usuários (diretos) do serviço público, e por contraprestação direta do parceiro público (usuário indireto);
c. Em concessão administrativa, é paga pelo parceiro público, seja usuária direta ou indireta do serviço, não sendo cabível o pagamento de tarifa;
d. Em concessão comum, é paga por tarifa do usuário direto e, em menor proporção, por contraprestação direta do poder concedente. 
Feedback
Resposta: letra “d”.
A contraprestação direta do poder concedente é justamente o que difere a concessão comum das concessões patrocinadas ou administrativas. De fato, será uma concessão comum quando o serviço público for remunerado por tarifa pelo usuário direto, ou eventualmente complementada ou substituída por outras receitas, desde que não haja contraprestação direta do poder concedente. As demais assertivas encontram-se em consonância com a nossa aula (Módulo 4, Unidade 3, Caracterização e Modalidades).
A resposta correta é: Em concessão comum, é paga por tarifa do usuário direto e, em menor proporção, por contraprestação direta do poder concedente..
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso em relação à afirmativa abaixo:
A autorização de serviço público pode ser compreendida como uma espécie de descentralização de serviço público por colaboração na qual sua titularidade é delegada, mediante licitação, a particular, em situações emergenciais, transitórias ou especiais.
Escolha uma:
a. Verdadeiro
b. Falso 
Feedback
Resposta: Falso
Conforme vimos em aula, a autorização de serviço público refere-se à delegação de sua execução (e não de sua titularidade) e se dá sem licitação (e não mediante licitação). Nessa linha, podemos definir autorização de serviço público como a descentralização de serviço público por colaboração na qual sua prestação – e não sua titularidade – é delegada a particular sem licitação, mediante ato administrativo discricionário precário de prazo geralmente indeterminado, por sua conta e risco, em situações emergenciais, transitórias ou especiais visando atender a serviço sem elevada especialização técnica ou grande aporte de capital, ou prestado a usuários restritos em beneficio exclusivo ou principal do próprio particular (Módulo 4, Unidade 2, Conceitos de Concessão, Permissão e Autorização).A resposta correta é: Falso.
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que não corresponde a uma novidade do Decreto nº 7.892/2013 em relação ao revogado Decreto nº 3.931/2001:
Escolha uma:
a. Limite total para a soma das adesões de até o quíntuplo do quantitativo registrado para cada item;
b. Limite individual para cada adesão de até 100% dos quantitativos registrados por órgão ou entidade; 
c. Marco temporal inicial para as caronas, que, até a revogação da limitação pelo Decreto nº 8.250/2014, só podiam ser autorizadas após a primeira contratação por órgão integrante da ata, permitida a adesão quando não houvesse previsão no edital para a contratação pelo órgão gerenciador;
d. Possibilidade de adesão de uma ata por outro Ente, de modo que a União não pode aderir às atas dos demais Entes, mas estes podem aderir às atas federais.
Feedback
Resposta: letra “b”.
Todas as alternativas referem-se a disposições corretas de acordo com o Decreto nº 7.892/2013, mas apenas o limite individual para cada adesão (de até 100% dos quantitativos registrados por órgão ou entidade) não constitui novidade em relação ao Decreto nº 3.931/2001, pois já constava no § 3° do seu art. 8° (Módulo 4, Unidade 1, Utilização por Órgãos Não Participantes (“Carona”)).
A resposta correta é: Limite individual para cada adesão de até 100% dos quantitativos registrados por órgão ou entidade;.
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) em relação à afirmativa abaixo:
O edital de parceria público-privada pode exigir garantias para assegurar a proposta do licitante, nos moldes dos contratos em geral (até 1% do valor estimado do objeto), ou especificá-las, quando for o caso, a título de asseguração da contraprestação do parceiro público.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Assertiva correta, conforme vimos em aula. Neste caso, as garantias podem se dar por vinculação de receitas, uso de fundos especiais ou seguro-garantia de seguradoras não controladas, ou ser prestada por organismos internacionais, instituições financeiras não controladas, fundo garantidor ou empresa estatal criada para essa finalidade (Módulo 4, Unidade 3, Licitação Correspondente).
A resposta correta é: Verdadeiro.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto às hipóteses que dão ensejo ao cancelamento de um registro de preços:
I – Fornecedor não aceitar reduzir seu preço quando este se tornar inferior aos do mercado;
II – Fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento da ata, devidamente comprovado e justificado;
III – Fornecedor retirar injustificadamente a nota de empenho (ou instrumento equivalente) no prazo estipulado;
IV – Fornecedor ficar impedido de licitar ou contratar com a Administração;
Escolha uma:
a. F, V, F, V; 
b. V, V, F, V;
c. F, V, V, V;
d. V, F, V, F;
Feedback
Resposta: Letra "a".
Constituem hipóteses de cancelamento da ata o fornecedor não aceitar reduzir seu preço quando este se tornar superior aos do mercado ou não retirar injustificadamente a nota de empenho (ou instrumento equivalente) no prazo estipulado. Deveras, se o preço do fornecedor ainda está abaixo do mercado, não há sentido obrigá-lo a reduzir os valores mesmo assim. Só cabe exigir a redução no caso de estar mais caro que o mercado. Ademais, o fornecedor é obrigado legalmente a retirar a nota de empenho (ou instrumento equivalente) no prazo estipulado, podendo fazê-lo sem dar justificativas adicionais. O que ele não pode é deixar de retirar a nota no prazo estabelecido, sem dispor de justificativa válida. Os demais casos encontram-se em consonância com os arts. 20 e 21 do Decreto n° 7.892/13 (Módulo 4, Unidade 1, Revisão de Preços e Cancelamento de Ata).
A resposta correta é: F, V, F, V;.
MÓDULO 5
Assinale a alternativa que não apresenta corretamente uma hipótese de licitação dispensável em razão do objeto consoante a Lei nº 8.666/93:
Escolha uma:
a. Compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
b. Aquisição de componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira, necessários à manutenção de equipamentos, junto ao fornecedor original, a revendedores ou a representantes comerciais desses equipamentos.
c. Compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
d. Aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
Feedback
Resposta: letra “B”.
A hipótese de licitação dispensável prevista no XVII do art. 24 da Lei nº 8.666/93 é para a aquisição de componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira, necessários à manutenção de equipamentos durante o período de garantia técnica, junto ao fornecedor original desses equipamentos, quando tal condição de exclusividade for indispensável para a vigência da garantia. De fato, a regra é a licitação não ser dispensável. Seria necessária a realização de licitação para adquiri-lo, uma vez que as peças originais também poderiam ser fornecidas por revendedores ou representantes comerciais. A norma só permite a contratação direta quando a garantia do equipamento previr a exclusividade do fornecedor original para o fornecimento dos componentes, de origem nacional ou estrangeira, sob pena de se perder a garantia. As demais assertivas encontram-se em consonância com os incisos X, XII e XV do mesmo artigo (Módulo 5; Unidade 2; Em Razão do Objeto; Imóvel com Localização Imprescindível, Gêneros Perecíveis, Componentes de Equipamentos em Garantia e Obras de Arte e Objetos Históricos).
A resposta correta é: Aquisição de componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira, necessários à manutenção de equipamentos, junto ao fornecedor original, a revendedores ou a representantes comerciais desses equipamentos..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta no que concerne aos requisitos sempre exigidos para se alienar qualquer bem, móvel ou imóvel:
I – Existência de interesse público devidamente justificado;
II – Avaliação prévia do bem;
III – Realização de prévia licitação;
IV – Autorização legislativa prévia.
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, V.
c. V, V, V, F.
d. V, V, F, F. 
Feedback
Resposta: letra “D”.
A existência de interesse público devidamente justificado e a avaliação prévia do bem são requisitos sempre exigidos para se alienar qualquer bem, móvel ou imóvel. A realização de prévia licitação não é sempre exigida, não sendo exigida nas hipóteses de licitação dispensada que estudamos. A autorização legislativa, por sua vez, não é exigida quando: a) se tratar de alienação de bem imóvel por pessoa jurídica de direito privada; b) sua aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento; c) se tratar de concessão de título de propriedade ou de direito real de uso de imóvel para pessoa física que haja implementado os requisitos mínimos de cultura, ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural de até 2.500 hectares, atendidos os demais requisitos legais (Módulo 5, Unidade 3, Requisitos para Alienação de Bens).
A resposta correta é: V, V, F, F..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale “Verdadeiro” ou “Falso” para a afirmativa abaixo:
	Constituem hipóteses de licitação dispensada a investidura e os procedimentos de legitimação de posse.
	Resposta 1 
FeedbackResposta: Verdadeiro.
Assertiva correta, conforme as alíneas “d” e “g” do inciso I do art. 17 da Lei nº 8.666/93 (Módulo 5; Unidade 3; Licitação Dispensada para Alienação de Bens Imóveis; Investidura, Procedimentos de Legitimação de Posse e Concessão de Título de Propriedade ou de Direito Real de Uso Interna ou para Utilização Específica).
A resposta correta é: Constituem hipóteses de licitação dispensada a investidura e os procedimentos de legitimação de posse. → Verdadeiro.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale “Verdadeiro” ou “Falso” para a afirmativa abaixo:
	Se a obra ou o serviço de engenharia não superar R$ 15.000,00 ou a compra ou o serviço comum não superar R$ 8.000,00, o administrador não poderá realizar a licitação.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Falso.
A assertiva menciona a hipótese de licitação dispensável em razão do pequeno valor, caso em que o administrador pode realizar, ou não, a licitação. Nos casos de dispensa de licitação, a lei taxativamente dispensa a licitação diretamente (caso de licitação dispensada) ou permite que, discricionariamente, seja dispensada (caso de licitação dispensável), embora juridicamente possível devido à viabilidade de competição. Assim, a assertiva em comento é incorreta porque na licitação dispensável é conferida a faculdade de licitar, ou não, ao gestor público, para que possa optar conforme a oportunidade e conveniência do caso (Módulo 5, Unidade 2, Em Razão do Pequeno Valor).
A resposta correta é: Se a obra ou o serviço de engenharia não superar R$ 15.000,00 ou a compra ou o serviço comum não superar R$ 8.000,00, o administrador não poderá realizar a licitação. → Falso.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a assertiva incorreta quanto à inexigibilidade em virtude de fornecedor exclusivo:
Escolha uma:
a. É cabível para bens singulares, como um quadro de um renomado artista.
b. É possível ainda que haja no caso concreto uma pluralidade de produtores, empresas ou representantes comerciais exclusivos no país.
c. A exclusividade pode ser comprovada por prova de patente. 
d. A preferência de marca é admissível quando a necessidade exigir, para a padronização da marca, continuidade de seu uso ou adoção de uma nova.
Feedback
Resposta: letra “C”.
A exclusividade deve ser comprovada por atestado de uma das entidades citadas na norma, sendo insuficiente a prova de patente, já que, ainda que exclusiva, a licitação seria necessária caso houvesse outras empresas atuando na distribuição ou comercialização do produto. As demais alternativas encontram-se corretas. Deveras, quanto à vedação à preferência de marca, frise-se que se trata de regra geral (obrigatoriedade de licitação), sendo admitida sempre que a necessidade exigir, quer para a padronização da marca, quer para a continuidade de seu uso ou adoção de uma nova. Ademais, na hipótese de inexigibilidade em virtude de fornecedor exclusivo só há uma empresa para fornecer o produto necessitado, como na aquisição de bens singulares, como um certo quadro de um renomado artista. Essa exclusividade do produtor, empresa ou representante comercial exclusivo se dá não apenas quando só há um no país (exclusividade absoluta) mas também quando só há um na praça comercial correspondente (exclusividade relativa), consoante os valores do contrato (Módulo 5, Unidade 1, Fornecedor Exclusivo).
A resposta correta é: A exclusividade pode ser comprovada por prova de patente..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A licitação na qual foram recebidas propostas de interessados, mas, como todas foram inabilitadas ou desclassificadas, nenhuma foi selecionada, é denominada _______. No entanto, este caso só viabilizará a contratação direta numa hipótese particular, na qual a licitação não tenha logrado êxito em virtude _______. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. deserta; de não ter sido recebida proposta de nenhum licitante.
b. fracassada; do valor excessivo das propostas apresentadas. 
c. frustrada; do valor excessivo das propostas apresentadas.
d. fracassada; de não ter sido recebida proposta de nenhum licitante.
Feedback
Resposta: letra “B”.
Licitação fracassada é aquela na qual foram recebidas propostas de interessados, mas, como todas foram inabilitadas ou desclassificadas, nenhuma foi selecionada. Mas isto não constitui caso de contratação direta. O caso de licitação dispensável refere-se a uma hipótese particular, na qual a licitação tenha fracassado em virtude do valor excessivo das propostas apresentadas, manifestamente superior ao do mercado nacional ou incompatível com o dos órgãos oficiais competentes. A licitação deserta ou frustrada, por sua vez, é aquela na qual ninguém de fato nela se interessou, uma vez que não foi recebida proposta de nenhum licitante (Módulo 5, Unidade 2, Em Razão de Situações Excepcionais, Licitação Deserta ou Frustrada e Licitação Fracassada Específica).
A resposta correta é: fracassada; do valor excessivo das propostas apresentadas..
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto aos serviços considerados técnicos profissionais especializados no âmbito da inexigibilidade de licitação:
I – projetos básicos;
II – avaliações em geral;
III – supervisão de serviços;
IV – serviços de divulgação.
Escolha uma:
a. V, V, V, F. 
b. F, F, F, V.
c. F, V, F, V.
d. V, F, V, F.
Feedback
Resposta: letra “A”.
Conforme o art. 25, II, da Lei nº 8.666/93, é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação. Já o art. 13 da norma considera como serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos; pareceres, perícias e avaliações em geral; assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços; patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; treinamento e aperfeiçoamento de pessoal; e restauração de obras de arte e bens de valor histórico (Módulo 5, Unidade 1, Serviços Técnicos Especializados Singulares).
A resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue as situações concretas abaixo consoante a Lei nº 8.666/93 e assinale a sequência correta quanto à possibilidade de se poder dispensar a licitação para atendê-las:
I – Autarquia adquirir a preço de mercado bens de sociedade de economia mista criada há um século para esse fim específico que foram por ela produzidos;
II – Fundação pública com personalidade jurídica de direito público contratar empresa pública, criada há duas décadas para esse fim específico, visando à prestação de serviços de informática;
III – Fundação pública com personalidade jurídica de direito privado contratar órgão público, criado há dois séculos para esse fim específico, visando à impressão de edições técnicas oficiais.
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. F, F, V.
c. V, V, V. 
d. F, F, F.
Feedback
Resposta: letra “C”.
Consoante o art. 24, VIII e XVI, da Lei nº 8.666/93, vimos em aula as hipóteses de licitação dispensável em razão da pessoa referentes à contratação de órgão ou entidade que integre a Administração Pública e tenha sido criado para esse fim específico visando: 1) à aquisição de bens por ele produzido ou serviços por ele prestados, desde que: a) o contratante seja pessoa jurídica de direito público interno; b) o contratado tenha sido criado até 21 de junho de 1993 (dia anterior ao início da vigência da Lei nº 8.666/1993); c) o preço seja compatível com o praticado no mercado;2) à prestação de serviços de informática, desde que o contratante seja pessoa jurídica de direito público interno; 3) à impressão dos diários oficiais, de edições técnicas oficiais e de formulários padronizados de uso da administração, independente da natureza do contratante. Dessa forma, todas as assertivas contextualizadas em conformidade com o disposto (Módulo 5, Unidade 2, Em Razão da Pessoa, Órgão ou Entidade Criada Para Esse Fim Específico).
A resposta correta é: V, V, V..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
3.1.2. Assinale “Verdadeiro” ou “Falso” para a afirmativa abaixo:
	Devido ao caráter personalíssimo da arte, que não pode ser avaliada por critérios objetivos, caso o artista, no correspondente momento e local, seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o órgão ou a entidade poderá realizar a contratação direta com seu representante comercial exclusivo ou, se for o caso, com o próprio artista.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
De fato, há no citado caso inviabilidade de competição justamente por causa do caráter personalíssimo da arte, que não pode ser avaliada por critérios objetivos, consoante o III do art. 25 da Lei 8.666/93 (Módulo 5, Unidade 1, Artistas Consagrados).
A resposta correta é: Devido ao caráter personalíssimo da arte, que não pode ser avaliada por critérios objetivos, caso o artista, no correspondente momento e local, seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o órgão ou a entidade poderá realizar a contratação direta com seu representante comercial exclusivo ou, se for o caso, com o próprio artista. → Verdadeiro.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto à correta apresentação de hipótese de licitação dispensável em razão do objeto inerente à pesquisa, ao desenvolvimento e à transferência de tecnologia e marque a sequência correta:
I – Aquisição ou contratação de produto para pesquisa e desenvolvimento, limitada a 20% do limite para tomada de preços, ou seja, a R$ 300.000,00 para obras e serviços de engenharia ou a R$ 130.000,00 para compras e serviços comuns;
II – Contratação para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida, desde que realizada por Instituição Científica e Tecnológica ou por agência de fomento;
III – Contratação que vise efetivar dispositivos da Lei de Inovação Tecnológica, estimulando a inovação nas empresas e a construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação, como o compartilhamento de laboratórios ou capital intelectual, observados os princípios gerais de contratação constantes na norma.
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. F, V, V. 
c. F, F, V.
d. V, F, F.
Feedback
Resposta: letra “B”.
A primeira assertiva encontra-se errada, pois, conforme o art. 24, XXI, da Lei 8666/93, a limitação de 20% do limite para tomada de preços somente é exigível para obras e serviços de engenharia (R$ 300.000,00), não havendo limite de valor para compras e serviços comuns para essa finalidade. As demais alternativas encontram-se corretas, consoante os incisos XXV e XXXI do mesmo artigo da norma (Módulo 5; Unidade 2; Em Razão do Objeto; Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia).
A resposta correta é: F, V, V..

Outros materiais