Buscar

Identidade e diversidade etnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Identidade e diversidade etnica
PERGUNTA 1
Considerando o debate teórico e seus conhecientos sobre a interculturalidade como uma maneira de intervenção, assinale a alternativa correta acerca dos cinco desafios postos no campo educacional contemporâneo:
	
	a.
	desequilibrar o caráter intercultural e etnocêntrico; articular desigualdade e indiferença; regressar o processo de construção das nossas identidades; levantar experiências de racismo os outros; desconstruir a dinâmica educacional.
	
	b.
	reconstruir o caráter intercultural e eurocêntrico; ligar igualdade e monocultura; resgatar o processo de construção das nossas diferenças; resgatar experiências de interação com os outros; reconstruir a dinâmica governamental.
	
	c.
	dinamizar o caráter monocultural e eurocêntrico; articular igualdade e diferença; permitir o processo de construção dos nossos racismos; promover experiências de desigualdade com os outros; reconstruir a dinâmica educacional.
	
	d.
	dinamizar a cultura etnocêntrica; congregar desigualdade e indiferença; permitir o processo de desconstrução das nossas identidades; promover experiências de massificação com os outros; desconstruir a dinâmica educacional.
	
	e.
	desconstruir o caráter monocultural e etnocêntrico; articular igualdade e diferença; resgatar o processo de construção das nossas identidades; promover experiências de interação com os outros; reconstruir a dinâmica educacional.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
(Adaptada Uem 2012) Pensado na diversidade étnica, leia o texto a seguir.
“[...] Na verdade, raça, no Brasil jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]” (SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea, São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 177).
Marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas, assinalando, em seguida a alternativa que contenha a ordem correta:
( ) Vigorou no Brasil, do século XIX, uma visão elitista que privilegiava a cor branca e via na mistura de raças a causa de seu atraso.
( ) Os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.
( ) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética.
( ) Por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do continente africano, não é pertinente discutir no Brasil o racismo.
( ) Nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação afirmativa.
	
	a.
	F, F, F, V, V.
	
	b.
	F, F, V, F, F.
	
	c.
	F, V, F, V, F.
	
	d.
	V, V, V, V, V.
	
	e.
	V, F, V, F, F.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
(Alterada da Unioeste 2011) Leia o texto abaixo:
“Na segunda metade do século XX, a tendência à superação das ideias racistas permitiu que diferentes povos e culturas fossem percebidos a partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela adoção de medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e combatessem a segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos encontramos, tendo que tirar o atraso de décadas de descaso por assuntos referentes à África.” (Marina de Mello e Souza. A descoberta da África. RHBN, ano 4, n. 38, novembro de 2008, p.72-75). 
Com esse texto e o conteúdo da Unidade 4 a respeito da questão racial em nosso país, é possível afirmar que:
	
	a.
	apesar de relevante a luta contra o preconceito racial, o estudo da África só diria respeito ao conhecimento do passado, do período do Descobrimento do Brasil até a abolição da escravidão entre nós. 
	
	b.
	estudar a África só nos indicaria a captura e a escravidão de diferentes povos africanos, tendo em vista que raça e o racismo são categorias ideológicas as quais servem para encobrir as fortes tensões sociais existentes entre a imensa classe de pobres e o seu oposto a dos ricos.
	
	c.
	autores como Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro, entre outros tantos autores, são importantes por chamarem a atenção do país para o papel dos negros na construção do Brasil e da brasilidade, e as formas de exclusão explícitas e implícitas que sofreram.
	
	d.
	estudar outras culturas, que não a do seu pais de origem não se faz importante na constituição da consciência do indivíduo. 
	
	e.
	a autora quer dizer que devemos hoje operar cada vez mais com categorias além da especificidade da raça negra, da raça branca, da raça amarela e outras mais.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
"O racismo surge, portanto, na cena política brasileira, como doutrina científica, quando se avizinha à abolição da escravatura e, conseqüentemente, à igualdade política e formal entre todos os brasileiros, e mesmo entre estes e os africanos escravizados. Como não posso me alongar sobre esse ponto, remeto-os a alguns trabalhos já clássicos sobre o período, entre os quais cabe destacar: A escola Nina Rodrigues, de Mariza Corrêa (1998); e O espetáculo das raças, de Lilia Schwarcz (1993)." (GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Rev. Antropol., São Paulo, v. 47, n. 1, p. 9-43, 2004).
A partir desse assunto, analise as afirmativas a seguir:
O preconceito está ligado ao campo das ideias, ou seja, trata-se de um julgamento prévio de algo.
PORQUE
A discriminação se propõe a estruturar alguma coisa em igualdades, dispondo-se a determinados valores e hierarquias.
Analisando as proposições acima é possível concluir que:
	
	a.
	a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	b.
	as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	c.
	as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	
	d.
	a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	e.
	as duas afirmativas são falsas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
(Adaptada Unicentro 2012) A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da “tradição”. As sociedades “tribais” (ou “primitivas”) seriam, para eles, “sociedades tradicionais” — não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura.” (FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. História da África. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2010. p. 144). 
O texto pontua a construção do olhar europeu sobre a África, no período colonial. A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o texto.
( ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.
( ) Os conflitos raciais resultam de estereótipos sociais, e não de fatos científicos.
( ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
	
	a.
	V - F - F. 
	
	b.
	V - V - F.
 
	
	c.
	V - V - V.
	
	d.
	F - V - F.
	
	e.
	F - V - V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Segundo Mandela (2005), a sociedadenão nasce odiando uma pessoa ou grupo por conta da cor da sua pele e é no contexto da cultura que a sociedade aprende a odiar. Dessa feita, se nós aprendemos a odiar, também podemos aprender a respeitar, a acolher e a celebrar as diferenças, reconhecendo o outro como verdadeiramente outro, em sua diversidade (e vice-versa). A partir desse entendimento, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	racismo pode ser expresso de maneira individual ou institucional, sendo que no individual é caracterizado por atos de uma pessoa contra outra.
	
	b.
	a negação histórica da população negra nas obras de literatura infantil são um exemplo da cultura de diversidade brasileira.
	
	c.
	os índices do analfabetismo da população negra é um exemplo das políticas de ações afirmativas no Brasil.
	
	d.
	no formato da questão racial, nas redes sociais as práticas são monopolizadas e organizadas pelo Estado.
	
	e.
	dados estatísticos demonstram que as desvantagens da população negra no mercado de trabalho são ínfimas no bojo da história contemporânea.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Sobre a questão das cotas raciais enquanto política afirmativa, analise as asserções abaixo:
1 - “A maneira mais efetiva de reduzir as desigualdades sociais é pela generalização da educação básica de qualidade e pela abertura de bons postos de trabalho. Cotas raciais, mesmo se eficazmente implementadas, promoverão somente a ascensão social de um reduzido número de pessoas, não alterando os fatores mais profundos que determinam as iniquidades sociais. [...] um país no qual as escolas eduquem as crianças pobres, independentemente da cor ou raça, dando-lhes oportunidade de ascensão social e econômica; no qual as universidades se preocupem em usar bem os recursos e formar bem os alunos."
PORQUE
2 - "No caso do ensino superior, o melhor caminho é aumentar o número de vagas nas instituições públicas, ampliar os cursos noturnos, difundir os cursos de pré-vestibular para alunos carentes, implantar campus em áreas mais pobres, entre outras medidas. [...]” 
(Publicado em 14 de abril de 2006 no Correio Braziliense, de autoria de Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos – reproduzido na página 291 do livro Divisões perigosas, de Peter Fry e outros, editora Civilização brasileira, 2007). 
	
	a.
	A asserção 1 é falsa, a 2 é verdadeira. 
	
	b.
	As asserções não se relacionam. 
	
	c.
	A asserção 1 e verdadeira e a 2 é falsa.
	
	d.
	As asserções 1 e 2 são verdadeiras são complementares. 
	
	e.
	As asserções 1 e 2 são falsas e não se relacionam.
 
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
"Em linhas gerais debater em torno da aceitação ou não-aceitação das cotas, além de empobrecer a discussão de conteúdo, significa perder a oportunidade de levantar e tentar responder à seguinte questão: Como podemos incluir minorias historicamente discriminadas, uma vez que as políticas universalistas não têm tido o sucesso almejado, e, ao mesmo tempo, debater em que bases é possível rever aspectos fundamentais do pacto social?" (SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 219-246, Nov. 2002).
Considerando o excerto acima como motivador, analise e marque V para a proposição verdadeira e F para a falsa sobre debate do preconceito baseado no racismo presente na sociedade e ambientes educacionais. 
(   ) Na questão racial, é necessário introduzir o cunho da desigualdade nas discussões das as relações étnico-raciais na escola.
(   ) As afirmações e piadas, baseadas no racismo e na perspectiva da colonialidade tão impregnada no nosso imaginário, podem ser consideradas frutos da cultura dominante que modela valores e conceitos causando profundos danos à compreensão sobre si e sobre os outros.
(   ) Contribui para a efetivação da democracia no nosso país manter a história e a cultura da diáspora no que tange ao pertencimento racial branco.
As afirmativas são, respectivamente: 
	
	a.
	V, F e F. 
	
	b.
	F, V e V. 
	
	c.
	F, V e F.
	
	d.
	V, V e F.
	
	e.
	F, F e V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir:
I. No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.
II. Raça e etnia referem-se à constituição física de uma determinada população. Os europeus nórdicos, australianos e estadunidenses pertencem a uma mesma raça, pois possuem características físicas semelhantes, como cor da pele, cabelo e olhos.
III. Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas.
IV. O termo raça tem origem biológica, diferentemente do termo etnia, que tem origem biológica, religiosa e cultural.
V. O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.
Estão corretas as alternativas:
	
	a.
	I, II e V.
	
	b.
	I, III e V.
	
	c.
	I, II e IV.
	
	d.
	II, IV e V.
	
	e.
	I, III, IV e V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
"Uma das características das práticas de discriminação indireta vigentes no Brasil é que ela costuma aparecer de maneira dissimulada, sendo por vezes de difícil identificação mesmo para aqueles que sofrem na pele os seus efeitos. Além da discriminação ser uma prática ilegal, com penalidades previstas em lei, também é sancionada negativamente no plano moral, e não é de bom tom demonstrar preconceito. Desse modo, mesmo quando não se trata de esconder intencionalmente o preconceito, ele se manifesta freqüentemente de maneira irrefletida e a falta de consciência do ator sobre suas atitudes preconceituosas eventualmente esboçadas não é de todo surpreendente." (OLIVEIRA, Luís R. Cardoso de. Racismo, direitos e cidadania. Estud. av.,  São Paulo,  v. 18, n. 50, p. 81-93,  Abr.  2004).
A partir desse assunto, analise as afirmativas a seguir:
O racismo é a justificação teórica utilizada para legitimar as ações políticas de discriminação.
PORQUE
O racismo tanto pode evidenciado por meio ações de abominação relacionado com indivíduos que pertencem a determinados grupo raciais.
Analisando as proposições acima é possível concluir que:
	
	a.
	as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	b.
	as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	c.
	a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	d.
	as duas afirmativas são falsas.
	
	e.
	a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes