Buscar

Didática tradicional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Didática tradicional: O professor era o centro do processo educacional, ele transferia o seu conhecimento adquirido e os alunos tinham que assimilar, o método adotado para aprendizagem era imitação, memorização, repetição, o aluno que soubesse repetir o conteúdo ensinado, o professor entendia que ele tinha compreendido o que foi ensino. Somente o professor devia repassar os conhecimentos, informações, como o único detentor. Era rigoroso, autoritário, objetivo e profissional com os alunos.
Didática Escola Nova: O professor deixa de ser o centro da educação e autoritário e o aluno passa a ser o sujeito principal. O interesse para aprendizagem era do aluno, ele tinha que descobrir sozinho seus novos saberes, o professor instigava a aprendizagem e apenas coordenava e organizava as atividades que era do interesse no aluno. O docente elaborava metodologia aberta, respeitando diferenças pessoais, ritmos, desenvolvimento de cada aluno.
Didática Tecnicista: O professor passa a ser o técnico, tinha o papel de avaliar a competência e estabelecer técnicas para os alunos, e readequar seu comportamento. A técnica era o foco do ensino e aprendizagem, os alunos eram treinados de acordo com o mercado de trabalho, e quem estabelecia quando e como seria feito era o processo, pois os alunos e professores ocupam uma posição segundaria. 
Didática Histórico crítica: Assumiu a função de transformação social. O professor tem uma função de mediador do ensino aprendizagem, trabalhando seu conteúdo em vários aspectos (políticos, históricos, científicos, sociais), fazendo com que os alunos se sintam desafiados para buscar um novo saber, e o conteúdo passa ter um significado para o professor e aluno e juntos produzir reflexões, comparações, obtendo uma consciência crítica. 
Didática Tradicional: O papel da escola estava ligado na reprodução de conhecimentos. A relação de aprendizagem entre professor e aluno era com autoridade. A metodologia de ensino era a aula expositiva, memorização. A avaliação era única e com respostas prontas.
Didática Tecnicista: O papel da escola era preparar mão-de-obra para mercado de trabalho. O professor se torna mero especialista em aplicar técnicas e organizar de forma competente e qualitativa. Metodologia de ensino era o treino, de maneira repetitivo e mecânico. A avaliação era em duas etapas, no início para saber quais habilidades possuíam e no final para verificar se o aluno evoluiu.
Semelhanças: O professor se torna um transmissor para o aluno dos seus conhecimentos adquiridos. O aluno se torna passivo e receptivo, e não era aceito questionamento e senso crítico. O ensino era repetitivo e o aluno tinha que ter boa memória.
A didática tecnicista não combateu e nem beneficiou a didática tradicional no sistema, ela aumentou os índices de evasões e reprovação, pois gerou desigualdades, burocratização do conhecimento e confusão no cenário educacional.
Didática tradicional: Função da escola é preparar o intelectual e moral dos alunos, superar a ignorância, ter um compromisso com a cultura.
Didática Escola Nova: A estrutura do ambiente escolar tem que ser agradável, a escola acolhe o aluno, cumpri com as necessidades individuais do meio social, onde satisfaz os interesses dos alunos.
Didática Tecnicista: A escola funciona como uma fábrica, onde os comportamentos humanos são modelados com técnicas. Existia a influência do positivismo, que é doutrina do filósofo Auguste Comte, que se encontra princípios e leis.
Didática Histórico-Crítico: A escola tem a função de mediar as atividades da prática global e social, possibilitando ao acesso, (cientifico, político, econômico) fazendo com que o aluno compreendi seus conhecimentos dentro do contexto social.

Outros materiais