A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNINASSAU
PEDAGOGIA 2018.1B
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORES: MARJONE LEITE
	TUTORA: BIANCA FIGUEIREDO	
ALUNO: CHARLES COELHO SILVA
 A aprendizagem de crianças é um processo complexo na educação, e o papel da família no processo de desenvolvimento de aprendizagem da criança, é de extrema importância, bem como conhecer a história das famílias, suas dificuldades e como estas famílias poderão participar na vida escolar de seus filhos. Os resultados trazidos pela participação dos pais na escola são sempre positivos, quando se tem a parceria efetiva da instituição família com a instituição escola. A necessidade de apoio da família para se alcançar um bom resultado na aprendizagem da educação infantil é de extrema importância.
 Ao nos depararmos com situações de baixo rendimento dos alunos com relação as suas tarefas e aprendizado, pode-se além da realização de reuniões com as famílias, buscar formas e projetos que visem à aproximação da escola com a família e da família com a escola. Ouvir cada família, conhecer suas realidades, suas dificuldades. Apresentar para cada aluno dentro de sua realidade familiar, uma forma diferente, uma atividade diferente, uma tarefa diferente. Acredito que se a escola trabalhar em cima da visão de que cada aluno tem uma realidade de vida diferente, e que cada um pode dentro desta realidade, ser incentivado a aprender, as notas e o rendimento de todos aumentaria consideravelmente.
 Com base na tendência pedagógica liberal renovada, que visa proporcionar experiências para que o indivíduo possa interagir com o meio e se educar, adequando seus interesses pessoais ás demandas da sociedade, elaboraria uma ação pedagógica com as seguintes sugestões: Elaborar tarefas que envolvam a família, não só no sentido de participação, mas também de responsabilizá-los de alguma forma pelos resultados dos filhos, ou seja, se o aluno tiver um baixo rendimento isso também será também atribuído aos pais, assim o aluno não levará a culpa sozinho pelos seus resultados negativos. A cobrança às vezes severa por parte da família diminuiria em muito, pois todos seriam responsáveis, pelo bom ou pelo mal resultado. Apoiar não é só dar condições para fazer, e sim fazer junto. Passar esta visão para família é muito importante, se a escola conseguir este apoio e aproximação da família, teremos a escola do futuro.