Buscar

avaliando apre. 10

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
CCJ0143_A10_201601199139_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: MARIA SAMARA KELLEY VIEIRA RODRIGUES
	Matrícula: 201601199139
	Disciplina: CCJ0143 - ECONOMIA POLÍTICA 
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
	
		1.
		O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi criado pela ONU na década de 1990 e vem sendo aplicado em mais de 170 países. Varia entre 0 e 1, onde 0 (zero) significa o pior grau de desenvolvimento e 1 (um) o melhor grau de desenvolvimento de um país. Para se chegar ao IDH, é analisado o comportamento de alguns indicadores do país, que dentre eles se encontra:
		
	
	
	
	 
	Nível de educação (taxa de analfabetismo e de matrículas aos três níveis de ensino)
	
	
	Crescimento econômico através do Pib
	
	
	Conjunto cultural do país (folclore, carnaval, futebol, etc.)
	
	
	Nível de inflação no período analisado
	
	
	Potencial energético do país
	
		2.
		Para que uma economia consiga obter crescimento econômico, terá que aumentar em quantidade e qualidade o seu estoque de fatores de produção, além de criar uma infra estrutura que seja capaz de absorver esse aumento de fatores.  Para se atingir o tão desejado desenvolvimento econômico, a economia  deverá promover medidas que impactem numa melhor distribuição de renda tais como a redução da mortalidade infantil e do analfabetismo, a pulverização do saneamento básico, a elevação no nível de renda per capita, e tantos outros, indicadas em índices como o IDH. O que significa este Indicador (IDH)?
		
	
	
	
	
	Índice de Dados Humano-Social
	
	
	Índice de Distribuição Humano-Social
	
	
	Índice de Distribuição Habitacional
	
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano
	
	
	Índice de Desenvolvimento Habitacional
	
		3.
		Crescimento Econômico é diferente do conceito de desenvolvimento Econômico. Para se atingir o tão desejado desenvolvimento econômico, a economia deverá promover medidas que impactem numa melhor distribuição de renda tais como a redução da mortalidade infantil e do analfabetismo, a pulverização do saneamento básico, a elevação no nível de renda per capita, e tantos outros, indicadas em índices como o IDH. O que significa este Indicador (IDH)?
		
	
	
	
	
	Índice de Distribuição Habitacional
	
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano
	
	
	Índice de Desenvolvimento Habitacional
	
	
	Índice de Distribuição Habitacional
	
	
	Índice de Distribuição Humano-Social
	
	
		4.
		A globalização caracteriza um processo que vem transformando a economia mundial contemporânea. Embora o caráter financeiro da globalização seja o mais evidente, o processo tem outros ângulos de análise, passando também por questões sociais e culturais. Existem três agências internacionais que desempenham papéis importantes na atual questão da globalização: Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio (OMC) que regulam as relações monetárias, financeiras, comerciais e de desenvolvimento econômico mundial.Selecione abaixo a opção INCORRETA, que não corresponde às reais funções do ator envolvido no cenário de relacionamentos internacionais.
		
	
	
	
	
	A globalização econômica, trata da ampliação e do aprofundamento das operações das grandes corporações em outros países, com a finalidade de produzir bens e serviços em um número maior de mercados.
	
	
	FMI- promove a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros e oferece ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados para equilibrar os seus balanços de pagamentos;
	
	
	OMC, organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional.
	
	
	Banco Mundial, instituição financeira internacional que fornece empréstimos alavancados para os países em desenvolvimento para os programas de capital. O Banco Mundial tem como objetivo declarado reduzir a pobreza através de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento.
	
	 
	A Globalização funcionalmente relaciona-se com três enfoques principais: Político, Internacional e Financeiro, destacando-se a questão Política, decorrência do acirramento entre grandes grupos multinacionais ou transnacionais.
	
	
		5.
		A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto as questões que se referem ao crescimento econômico. de acordo com este conceito considera-se que: Marque a resposta correta.
		
	
	
	
	 
	Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
	
	
	São as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje sustentar o crescimento econômico dos povos.
	
	
	ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentam o crescimento econômico dos povos.
	
	 
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	
	O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
		6.
		A avaliação se um país está em desenvolvimento econômico passa pela análise :
		
	
	
	
	
	da tradição e cultura da população
	
	
	da etnia e miscigenação da população
	
	
	da forma de governo e tipo de constituição
	
	
	da gestão das empresas públicas e privadas
	
	 
	dos indicadores de qualidade de vida da população
	
		7.
		O conceito de PIB per capita consiste
		
	
	
	
	
	no indicador da evolução de preços da economia;
	
	
	nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	os itens b e c estão corretos;
	
	
	na medida do desenvolvimento econômico e social de uma sociedade;
	
	 
	no volume total de mercadorias e serviços finais por habitante avaliado a partir do produto;
	
	
		8.
		O Ramo da Economia que se ocupa da melhoria do bem estar da população ao longo do tempo é definido por:
		
	
	
	
	 
	Desenvolvimento Econômico
	
	
	Macroeconomia
	
	
	Economia Internacional
	
	
	Econometria
	
	 
	Microeconomia

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes