Buscar

Avaliando Aprendizado Nutrição materno infantil2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409282156)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em gestantes a partir do 2º trimestre de gestação, é comum o aparecimento de anemia, principalmente por deficiência de ferro. que se caracteriza por valores de:
		
	
	Ht < 30% e Hg > 10g/dl
	
	Ht < 32% e Hg < 10g/dl
	
	Ht < 31% e Hg < 11g/dl
	
	Ht < 33% e Hg > 9g/dl
	 
	Ht < 33% e Hg < 11g/dl
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410342062)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as necessidades e recomendações nutricionais para gestantes: I. O ácido fólico tem papel fundamental no processo de multiplicação celular, sendo, portanto imprescindível durante a gravidez. II. A vitamina A é essencial para diversos processos metabólicos, como a diferenciação celular, o ciclo visual, o crescimento, a reprodução e para os sistemas antioxidante e imunológico. III. Ao se tratar de micronutrientes, sabe-se que o consumo inadequado de vitaminas e minerais está associado a desfechos gestacionais desfavoráveis, por isso devemos ter atenção redobrada na hora de avaliar a presença desses elementos na dieta da gestante, em especial o cálcio, ferro, ácido fólico, zinco e as vitaminas A, C e D. IV. O consumo de DHA no período gestacional é essencial na formação de todas as membranas celulares do sistema nervoso central, ajuda a prolongar gestações de alto risco, além de auxiliar na acuidade visual, coordenação de funções ligadas à atenção e processamento de informações nervosas. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
		
	
	Apenas III e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas II está correta
	 
	I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas II, III e IV estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409917667)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a atenção nutricional nas deficiências nutricionais, analise as alternativas e marque a incorreta:
		
	
	No caso da hipovitaminose A, a principal consequência é xeroftlamia. Essa doença começa com episódios de cegueira norturna e xerose da conjuntiva ocular, seguida do aparecimento das manchas de Bitot e evolui gradativamente para a úlcera corneal com queratina (cicatriz corneal).
	
	Além dos cuidados individualizados, o Ministério da Saúde preconiza através da política nacional, uso de suplementação de ferro (sulfato ferroso) em forma de comprimidos para as gestantes com anemia.
	
	Quando são regsitradas elevados prevalências de deficiências de micronutrientes em populações onde é baixo o índice de desnutrição, podemos dizer que essa população possui uma ¿fome¿ oculta.
	 
	A anemia também é recorrente na infância, por isso deve-se orientar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, o uso (quando necessário) de fórmulas lácteas enriquecidas com ferro, estímulo ao uso do leite de vaca no primeiro ano de vida e ao consumo de alimentos fontes de ferro na alimentação complementar.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409282238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na gestação a relação kcal/kg de peso corporal gravídico que favorece a utilização protéica adequada na gravidez é:
		
	
	50
	
	36
	
	32
	
	45
	 
	40
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410342060)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as consequências do estado nutricional materno no estado nutricional do concepto, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	As síndromes hipertensivas na gestação estão relacionadas ao nascimento de prematuros e com baixo peso ao nascer.
	
	O desenvolvimento do diabetes gestacional pode favorecer o ganho de peso intrauterino e o nascimento de uma criança grande para a idade gestacional.
	 
	O ganho de peso excessivo na gestação contribui para a macrossomia fetal, desde que o estado nutricional prévio da mulher seja de obesidade.
	
	A gestante adolescente, com idade ginecológica inferior a dois anos, apresenta maiores riscos para o desenvolvimento de um concepto pequeno para a idade gestacional e risco de prematuridade.
	
	A desnutrição materna compromete o desenvolvimento de um concepto, o que pode levar ao nascimento de uma criança pequena para a idade gestacional.

Outros materiais