Buscar

Administração de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A
A Teoria das Relações Humanas como e mais conhecida, faz parte do grupo da teoria da administração que ganhou força a partir da grande depressão que foi gerada pela quebra a bolsa de valores de Nova York em 1929. As teorias trazidas por essa vertente criaram novas perspectivas para a administração, uma vez em que se procurava identificar as atividades e os sentimentos dos trabalhadores de modo com que esses pontos se interligassem. Ate o surgimento da teoria das relações os trabalhadores eram tratados de uma forma pouco aprofundada e muito mecânica.
Com o surgimento das novas teorias, ao invés de ser visto como o “homem econômico”, o trabalhador passou a ser visto com o “homem social”, cujo comportamento era dinâmico e complexo, e atuava como o centro da discussão. É a partir destas mudanças, que a tomada de decisão realizada dentro das empresas, passa a levar em consideração seus funcionários e suas necessidades para com o trabalho. É justamente na teoria das relações humanas que são compreendido os aspectos entre a efetividade humana e o controle burocrático que é exercido pelas organizações como forma de regulamentação social da mesma.
A teoria das relações humanas teve seu surgimento nos Estados Unidos, como principal consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne. Foi um movimento em contradição a teoria clássica administrativa, que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações trazendo novos enfoques e conceitos.
Vários autores consideram que a teoria das relações humanas surgiu efetivamente junto com a Experiência de Hawthorne. Esse experimento revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e foi o ponto de partida paras os estudos sistemáticos sobre a organização informal.
Questão B
O planejamento estratégico é o conjunto de informações, que serve como referencia para o planejamento das ações organizacionais. Pode ser considerado orientador para determinados membros de uma organização.
Atualmente se tornou cada vez mais importante à flexibilidade, a habilidade, competência e atitude param se posicionar em situações incertas, encontrar soluções eficazes e criativas é uma das preocupações centrais em todo o mundo.
Nosso mundo de hoje é caracterizado por turbulências, inovações, atitudes empreendedoras, mudanças, conflitos, comportamento, personalidades também por um crescente grau de interdependência, complexidade que exige mudanças no comportamento e adaptações.
Dentro desse contexto podemos dizer que o planejamento estratégico em RH é uma ferramenta utilizada para dar auxilio á gestores.
Hoje em dia a produção tem olhar de seu produto como um todo, isto quer dizer que avaliar todos os insumos e recursos necessários para garantir seu produto em um mercado competitivo. O mercado esta sempre em constante movimento, para conseguir acompanhar todas as atualizações, a organização esta constantemente mudando. Uma das mudanças que podemos ver esta nos recursos humanos, a captação é um dos grandes diferenciais, o processo passou a dar mais importância ao planejamento para atender a necessidade da empresa.
O planejamento estratégico recursos humanos é uma das ferramentas mais importantes das organizações, pois as pessoas é que fazem a diferença, ou seja, é simplesmente impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos sem pessoas eficazes.

Outros materiais