Buscar

[ICLIPS] BRIEFING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �3�
BRIEFING
IDENTIFICAÇÃO DO JOB
Cliente:
Produto:
Data:
Atendimento Responsável:
O ANUNCIANTE
Breve Histórico do Cliente: Insira aqui informações sobre a composição do produto, os processos de vendas e informações úteis a respeito do histórico de seu cliente.
Nome do produto e/ou serviço: 
Categoria: Qual ramo de atividade do negócio?
Forma e Frequência do uso do produto e/ou serviço: Este produto está presente na rotina do público-alvo? Ele é usado esporadicamente? Como se dá este uso?
Embalagens: Qual o peso do produto? E a sua matéria-prima? Quais são os formatos?
Preços Trabalhados no Mercado: Quais são os valores praticados no atacado? E no varejo? Como este valor chega até o consumidor final? Há diferença na precificação de acordo com a localidade na qual é comercializado o produto?
Distribuição: Em quais locais e PDV’s os produtos podem ser encontrados por seu público-alvo?
Reputação do Produto Perante o Mercado: Se já houve penetração de mercado, qual é a reputação deste produto? Foi realizada alguma pesquisa sobre a questão? Como esses dados foram obtidos?
Pontos Positivos e Negativos: Explique aqui quais são os pontos positivos e os negativos do produto em questão de forma sucinta e objetiva. 
Se for interessante para a condução do trabalho, também insira os pontos positivos e negativos da marca e da empresa que oferece esses produtos e/ou serviços.
Diferenciais: Elenque aqui os diferenciais do produto e/ou serviço oferecido. Esses diferenciais foram elencados baseando-se em alguma pesquisa? Se sim, insira aqui e de forma sucinta os dados do estudo. Também compare com a situação dos principais concorrentes.
Problemas e Oportunidades: A agência tem acesso à Matriz Swot do cliente? A partir dela, indique os problemas e oportunidades enfrentados pelo produto/serviço de seu cliente. Caso a agência não tenha acesso a este documento, faça um estudo analisando esses pontos e indique aqui as considerações principais.
Campanhas Anteriores: Elenque neste tópico as campanhas conduzidas na mídia em uma situação anterior. Indique os nomes das campanhas, as mídias nas quais cada uma foi veiculada e, de forma sucinta, os resultados obtidos assim como as expectativas iniciais. 
O PÚBLICO-ALVO DO ANUNCIANTE
Personas: Insira neste tópico as principais informações do público-alvo elencado para o produto e/ou serviço. Assim como sexo, idade, classe social, escolaridade, profissão, entre outras informações úteis. Se houver mais de uma persona para seu cliente, insira apenas a respectiva para este job em questão. 
Hábitos e Comportamentos do Público-Alvo: Insira aqui as informações referentes às condutas do público-alvo. Assim como preferências por sabores, visitas a locais específicos, comportamentos nas redes sociais, periodicidade de compra, quantidade de produtos adquirida ou de aquisição dos serviços, etc.
Razões de Aquisição: Responda aqui a pergunta “Por que seu consumidor consome o seu produto/serviço?”. Lembre-se de elencar respostas emocionais e racionais, caso existam as duas.
CONCORRÊNCIA
Principais concorrentes: Insira os nomes dos concorrentes diretos e indiretos.
Preços, distribuição, promoções e informações úteis: Assim como elencado anteriormente essas informações de seu cliente, elenque neste tópico os principais pontos dos concorrentes referentes a preços, PDV’s, promoções, etc.
Pontos Positivos e Negativos: Quais são os pontos fortes e fracos do concorrente? Lembre-se que este tópico é importante para ressaltar os diferenciais de seu cliente e abordar exatamente os tópicos em que os concorrentes pecam e seu cliente soluciona. 
Propaganda utilizada: Insira aqui as campanhas veiculadas anteriormente pelos principais concorrentes e a reputação – se houver informações concisas – provocadas por estas. Também é interessante inserir colunas, artigos e notícias de veículos que abordam as campanhas dos concorrentes. 
JOB
Objetivos do job: O que o seu cliente espera atingir com essa campanha? Ex.: Impulsionar a penetração no mercado? Maior share de mercado? Gerir uma crise de reputação? Trabalhar o branding da marca?
Conceito a ser trabalhado:
Especifique o conceito a ser trabalhado no job.
Posicionamento:
Como o produto e/ou serviço deve se posicionar no mercado para com esse job?
Expectativas do cliente:
Insira de forma sucinta as expectativas de seu cliente para com a campanha.
Expectativas do prospect de seu cliente:
Enquanto no tópico anterior você indicou as expectativas do seu cliente, neste item você especifica as expectativas do “cliente do seu cliente”. Ou seja, do público-alvo para o qual a campanha se dirigirá.
Verba disponível:
Qual a verba disponibilizada para anúncios? Lembre-se que retirar os valores de FEE mensal e outros valores destinados a agência para uma melhor organização.
Prazos para realização do trabalho:
Quais são os prazos para a entrega dos trabalhos?
Restrições:
Quais são as restrições para a condução desse job? O job necessita de programas que não estão disponibilizados para o setor de criação? Há profissionais especializados nos programas necessários, como a edição de vídeos, editoração, etc? Especifique aqui todas as restrições do job e, se possível, inclua insights para solucioná-las.
Referências:
Indique aqui outros Jobs que têm linha de criação interessante para basear a condução desse job.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Adicione aqui outras informações que podem ser úteis aos departamentos da agência para a condução do job. Insira as especificações do cliente, itens que ele já está familiarizado, cores que ele prefere, observações que ele indicou no momento da produção do briefing, pontos a serem ressaltados, fotos de embalagens, gráficos, mapas, entre outros itens.
�
Saiba aqui como potencializar o processo de criação e envio de briefings, além de entender como otimizar o processo de gestão da agência. Assim como tráfego, financeiro, entre outros departamentos.
Clique aqui para maiores informações.

Outros materiais