Buscar

Questionario AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Processo?
R: Em termos técnicos, processo é um grupo organizado de atividades correlatas que, em conjunto, cria um resultado de valor para os clientes. Processo é qualquer atividade ou qualquer conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico.
Que você entende por trabalho em processo?
R: É a atividade que fornece os altos níveis de desempenho, hoje exigidos pelos consumidores de bens e serviços.
Discorra sobre o conceito Projeto versus Processo.
R: Enquanto o Projeto é um esforço temporário e único, planejado e executado por uma equipe, mudança de residência, por exemplo; o Processo é um esforço contínuo, estável e repetitivo a cada ciclo, como o trabalho de uma empresa de mudanças.
O que é Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management - BPM)?
R: É uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.
Discorra sobre Processo de Negócio ou de clientes.
R: Estão relacionados com o funcionamento da organização, geralmente não respeitam os limites estabelecidos pelos organogramas, pois valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor. São ligados à essência do funcionamento da organização.
Dê uma definição de Gestão.
R: É a atividade de planejar, organizar e liderar os esforços de uma organização e seus recursos, para que esta atinja os objetivos para os quais foi idealizada.
Quais são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços (fatores de produção)?
R: São considerados como fatores de produção a terra (terras cultiváveis, florestas, minas), o homem (trabalho), e o capital (máquinas, equipamentos, instalações). Pode-se definir, ainda, como Natureza, Capital e Trabalho.
A Gestão de Processos deve dar ênfase a determinados princípios. Quais são eles?
Satisfação dos clientes;
Entendimento do mercado;
Compromisso total com a liderança no mercado em que se decide atuar e
Promover a excelência do processo.
Pelo grau de padronização dos produtos fabricados, os mesmos são padronizados sob medida uniforme e produzidos em grande escala, procurando maior eficiência do sistema e redução dos custos. Por tipo de operações, os sistemas de produção podem ser classificados em dois grandes grupos. Quais são eles?
R: Processos Contínuos e Processos Discretos.
Discorra sobre Processos Contínuos. Dê exemplos.
R: Processos contínuos envolvem a produção de bens e serviços que não podem ser identificados individualmente e são empregados quando existe alta uniformidade na produção de bens ou serviços. Os produtos e os processos produzidos são totalmente independentes, favorecendo a automatização, não há flexibilidade no sistema. Exemplos: minerações, refinarias, indústrias de papel e celulose, cimento, etc.
Discorra sobre Processos Discretos. Dê exemplos.
R: Processos discretos envolvem a produção de bens e serviços que podem ser isolados em lotes ou unidades, cada lote ou produto podendo ser identificado individualmente em relação aos demais. Exemplos: autopeças, vestuário, parte e peças para computadores e sistemas, eletroeletrônicos, etc. 
O que você entende por Organograma?
R: Organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização em um dado momento. Organograma é conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização.
Quais são os objetivos principais de um Organograma?
R: Os objetivos que procuram alcançar são os de demonstrar, por meio de gráficos, a divisão de trabalho, mediante o fracionamento da organização, em unidades de direção, assessorias, conselhos, gerências, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores etc.
Quais as limitações de um Organograma?
Resposta:
Mostra apenas uma dimensão dos muitos tipos de relações que existem entre indivíduos e unidades de trabalho de uma mesma empresa;
Mostra as relações que devem existir, porém pode não corresponder à realidade;
Mostra apenas as relações formais na organização, isto é, aquelas previstas nos estatutos, regulamentos, instruções, portarias, normas e outras comunicações oficiais;
Quando a organização cresce de forma tal que os líderes passam a exercer verdadeiras funções de comando que limitam a autoridade formalmente delegada.
Quais as regras gerais para elaboração de um Organograma?
Resposta:
Usualmente o organograma é composto por um número de blocos interligados, mostrando a relação de autoridade e responsabilidade;
Os desenhos (retângulos) devem ser colocados de forma a possibilitar a análise da estrutura da esquerda para a direita;
Cada função e cada titular de cargo (chamado de responsável) devem ser representados por um desenho (retângulo);
O lugar de cada desenho (retângulo) será determinado pelo grau ou título do responsável na hierarquia da organização;
Os diferentes desenhos (retângulos) estão ligados por meio de um traço vertical e cada titular ocupará uma zona vertical ou de responsabilidade.
Qual a metodologia para elaboração de um Organograma?
Resposta:
O estabelecimento da lista de funções;
A determinação dos critérios de administração;
A análise das funções em relação a esses critérios;
A constituição do organograma propriamente dito.
Defina Fluxograma.
R: É a representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. Apresenta a rotina passo a passo, ação por ação. É o mais poderoso instrumento para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo um estudo aprofundado dos métodos, processos e rotinas. Assim como o organograma é um instrumento gráfico fundamental para o estudo da estrutura hierárquica de uma empresa, o fluxograma é fundamental para o estudo do funcionamento da empresa.
Quais são as informações básicas de um Fluxograma?
Resposta:
Tipo de operações ou trâmites que integram o circuito de informações;
Sentido de circulação ou fluxo de informação;
As unidades organizacionais onde se realiza cada operação;
O volume das operações efetuadas;
Os níveis hierárquicos que intervêm nas operações do método administrativo representado pelo fluxograma.
Qual a principal desvantagem da estrutura organizacional matricial (organograma matricial)?
R: grande possibilidade de conflitos entre os diversos comandos, obrigando a uma permanente comunicação com os gestores institucionais (de topo).
Que se entende com estrutura organizacional matricial (organograma matricial)?
R: Estrutura Matricial é um tipo específico de estrutura organizacional que procura reunir os benefícios das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas, intercalando nessas estruturas divisão ou divisões por projetos, centros de lucros e/ou unidades de produção e um diretor de chefes de projeto.
Qual a principal vantagem da estrutura organizacional matricial (organograma matricial)?
R: As principais vantagens deste tipo de estrutura são a grande orientação para os resultados, mantendo a identificação por especialidade e alto grau de especialização das equipes envolvidas, gerando máxima eficiência nas operações, e que estimulavam o desenvolvimento de novas técnicas de gestão ao longo das diferentes áreas da empresa.
A análise dos processos nas empresas implica a identificação das diversas dimensões desses processos. Quais são eles?
Resposta: 
Fluxo respectivo (volume por unidade de tempo);
Sequencia das atividades;
Esperas e duração do ciclo;
Dados e informações;
Pessoas envolvidas no processo;
Relações e dependências entre as partes da empresa, ou mesmo fora delas, comprometidas no funcionamento do processo.
Discorra sobre o “Process Owner”.
R: Preferencialmente escolhido entreos colaboradores da própria organização é o Gestor do Processo, podendo interferir diretamente no processo e, sempre que necessário, na sua forma de execução, tendo com atribuições principais:
Garantir o andamento apropriado ao fluxo do processo (pumping), mantendo o ritmo adequado e eliminando os “gargalos”;
Assegurar a facilitação do relacionamento dos recursos aplicados ao processo (facilitating), especialmente das pessoas;
Fazer a avaliação do funcionamento da empresa, da perspectiva do processo, que é a perspectiva dos clientes, e o aperfeiçoamento do funcionamento do processo sob o ponto de vista do processo como um todo.
Geralmente, mudar a estrutura organizacional da empresa de um modelo funcional para uma estrutura por processos implica em várias ações. Enumere as principais.
Resposta:
Atribuir a responsabilidade pelo andamento de cada processo essencial a um “Process Owner”;
Minimizar os deslocamentos de pessoas e as transferências de material (para evitar erros e cruzamento de fronteiras), organizando as atividades ao longo de processos, e não por funções;
Maximizar o agrupamento das atividades, empregando equipe multifuncional e pessoal polivalente;
Diminuir o gasto de energia por meio de atividades como, por exemplo, reunir as partes da empresa em um menor número de locais ou empregar maciçamente os recursos de tecnologia de informação para reduzir o transporte, a armazenagem e o deslocamento dos recursos e materiais empregados nos processos essenciais.
Discorra sobre o “Case Manager”
R: O Gerente de Ocorrência ou de Conta, embora sem autoridade para interferir no processo, pode opinar sobre seu andamento, uma vez que sua função primordial é servir de contato entre os clientes ou consumidores (externos) e o meio ambiente, no que se refere á agilização do processo.
Discorra sobre Modelos de Processos de Negócio (MPN).
R: Pode-se considerá-los como representações de uma organização real que servem como referência comum para todos os seus membros, sejam eles pessoas, sistemas ou recursos e formam uma infraestrutura de comunicação, podendo proporcionar uma visão geral sobre as operações, possibilitando análises, previsão de impactos das atividades, construção e documentação de sistemas complexos de software, identificação de pontos de melhorias, entre outros.
Considerando a capacidade de captar informações de um processo de negócio, quais são os métodos de modelagem mais utilizados?
R: Fluxogramas; Fluxo de Trabalho Integrado (Workflow); Metodologia de Definição Integrada; Modelagem de Negócio; Linguagem de Modelagem Unificada - UML; Modelos de Simulação Dinâmica; Modelos de Relação entre Entidades; Diagramas de Causa e Efeito e ; Diagramas de Pareto.
Quais as principais ferramentas de Software disponíveis no mercado para suportar e capacitar esforços para a Engenharia de Processos de Negócio?
R: 
Ferramentas BRP (Business Process Reengineering). Uma ferramenta BRP pode ser usada para modelar e analisar processos de negócio. A representação visual dos processos e a habilidade para avaliar alternativas suportam a engenharia de processos;
Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Sistemas ERP automatizam processos de manufatura, organiza livros contábeis e delimita departamentos corporativos. Uma representação explicita do processo de negócio é usada como ponto de partida para a configuração destes sistemas;
Sistemas WFM (Workflow Management). Um sistema WFM é uma ferramenta de software genérica, no qual permite a definição, execução, registro e controle de fluxos de workflows. Na essência, o sistema WFM é um bloco de construção genérico para suportar processos de negócio.
Defina Qualidade Compulsória.
R: Qualidade compulsória é a qualidade intrínseca, inerente ao produto ou serviço, sua adequação ao uso e ao atendimento das necessidades do cliente.
Defina Qualidade Atrativa.
R: Qualidade atrativa é algo mais que se acrescenta ao produto ou serviço, além da qualidade intrínseca, como benefício a mais para o cliente. São características dos produtos ou serviços que superam as expectativas dos clientes.
Discorra sobre a ferramenta de gestão ERP (Enterprise Resource Planning).
R: O macro programa de Planejamento de Recursos Empresariais ou, como consideram alguns autores, Sistema de Integração Gerencial que integra os segmentos da empresa, em todos os seus níveis, dando a cada um deles um determinado perfil, e mantendo o sigilo necessário que cada um deve manter, possibilitando um perfeito entrosamento empresarial.

Outros materiais