Buscar

avaliando aprendizado tributario 2 / II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201307933746)
Pontos: 0,1  / 0,1  
Marque o recurso cabível em face das decisões tomadas em primeira instância no processo administrativo fiscal, interposto pelo contribuinte:
Recurso Especial
Recurso de ofício
 
Recurso Voluntário
Apelação
Embargos de declaração
2a Questão (Ref.:201308194531)
Pontos: 0,1  / 0,1  
FAURGSÓrgão: TJ-RS - Prova: Outorga de Delegação de Serviços Notoriais e Registrais - Remoção - Assinale a alternativa que contém afirmativa correta em relação à anistia.
Nenhuma das anteriores
A anistia se aplica apenas aos atos qualificados em lei como crimes.
A multa tributária não está incluída no crédito tributário, razão pela qual o seu perdão se dá através da anistia e não através da remissão.
A anistia abrange as infrações cometidas em qualquer tempo em relação à vigência da lei que a concede.
 
É possível a concessão de anistia através de despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faça prova do preenchimento das condições e do cumprimento dos requisitos previstos em lei para sua concessão.
3a Questão (Ref.:201308416520)
Pontos: 0,1  / 0,1  
A União ajuizou execução fiscal em face da pessoa jurídica XYZ Ltda., devedora de tributos federais. No curso da execução fiscal, a falência da pessoa jurídica foi decretada. Após requerimento da União, deferido pelo Juízo, Francisco, sócio da pessoa jurídica XYZ Ltda., é incluído no polo passivo da execução fiscal, em razão da decretação de falência. Sobre a hipótese, é possível afirmar que:
o fato de Francisco ser sócio da XYZ Ltda. acarreta, por si só, responsabilidade pessoal pelos créditos correspondentes a obrigações tributárias da pessoa jurídica.
Nenhuma das respostas está correta.
a decretação de falência autoriza o redirecionamento da execução fiscal para Francisco, por ser considerada hipótese de infração à lei, que enseja responsabilidade tributária.
Francisco não poderia ser incluído no polo passivo, ainda que fosse administrador da XYZ Ltda. e tivesse encerrado ilegalmente as atividades da pessoa jurídica.
 
Francisco não poderia, unicamente em razão da decretação de falência de XYZ Ltda., ser incluído no polo passivo da execução fiscal.
4a Questão (Ref.:201308440213)
Pontos: 0,1  / 0,1  
Assinale a alternativa que, no CTN, não se configura em modalidade de extinção do crédito tributário:
Prescrição
Remissão.
Decadência;
 
Moratória;
Compensação
5a Questão (Ref.:201308036670)
Pontos: 0,1  / 0,1  
O sujeito passivo da obrigação tributária tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo, em caso de pagamento indevido ou maior do que o devido.Sobre o instituto da repetição de indébito em matéria tributária, assinale a alternativa correta.
Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, o prazo prescricional para a ação de repetição de indébito é de 5 (cinco) anos a partir do pagamento antecipado, independentemente da data do ajuizamento.
 
A taxa de juros de mora incidente na repetição de indébito de tributos municipais deve corresponder à utilizada para cobrança do tributo pago em atraso, sendo legítima a incidência da taxa Selic, em ambas as hipóteses, quando prevista na legislação local, vedada sua cumulação com quaisquer outros índices.
É válida a lei municipal que institui a modalidade de extinção do crédito tributário referente ao ITBI mediante dação em pagamento de bens móveis.
Nos tributos indiretos, carece ao contribuinte de fato, em qualquer hipótese, legitimidade ativa para a ação de repetição de indébito, haja vista que não integra a relação jurídica tributária.
Fracassada a tentativa administrativa de restituição de tributo pago indevidamente, terá o contribuinte o prazo de 5 (cinco) anos para ingressar com a ação judicial de repetição de indébito.

Outros materiais