Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
2 pág.

Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)

Disciplina:Qualidade e Processos de Produtos12 materiais133 seguidores
Pré-visualização1 página
Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
 Prova: 6587661
QUESTÃO:
1. Steve Jobs (1955-2011) percebeu, antes dos concorrentes, que a tecnologia podia e devia ser usada por consumidores não técnicos, devia ser simples, se possível transparente, acessível ou até mesmo um material com bravata; ele insistiu nisso, mesmo nos momentos mais difíceis da sua vida profissional. Basta uma análise para perceber que todo o sucesso da Apple está baseada na simplicidade para demonstrar o caminho que Jobs abriu e expôs de maneira tão obvia, mas mesmo assim grandes empresas de tecnologia ainda não entenderam esse conceito e continuam criando produtos complexos. Na Apple, os designers têm poder, mais poder até do que os engenheiros. Os designers trabalham exaustivamente no produto e se preocupam com sua facilidade de uso. Já nas demais empresas de tecnologia, quem normalmente manda são os engenheiros que costumam criar produtos funcionais, mas abrem mão da usabilidade. Design para a Apple não é somente a aparência estética de um produto, design compreende todo o funcionamento do produto, embalagem, linha de produção e lojas. O Sucesso da Apple Inc. sob o comando de Steve Jobs se deve em função de uma gestão impecável da qualidade, aplicando um método conhecido como poka-yoke, mesmo que não destacado pela empresa, ou método de prevenção de falhas, tanto em seus produtos tal como em seus processos. Um exemplo disso é o fecho magnético que liga o fio da fonte ao macbook, evitando quedas do aparelho por conta de uma desatenção, que nada mais é que uma cópia do fecho magnético japonês aplicado em panelas de arroz com o objetivo de prevenir acidentes com crianças. Na imagem a seguir, temos os conectores e todos só possuem uma maneira de encaixe para cada padrão. Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DO POKA YOKE EM PRODUTOS E LINHAS DE PRODUÇÃO.

FONTE DA IMAGEM: Softpedia. Disponível em: <http://i1-news.softpedia-static.com/images/news-700/Apple-Updates-MacBook-Pro-External-Ports-and-Connectors-KB-Document.jpg>. Acesso em: 15 ago. 2014.

RESPOSTA ESPERADA:
O Poka Yoke também é conhecido como método de prevenção de falhas. Os conceitos de Poka Yoke devem ser usados do início ao final de um projeto e se baseiam em dispositivos a prova de erros. Assim, quando os erros são identificados, eles não se transformam em defeitos, e sim as suas causas são eliminadas. O Poka Yoke torna-se econômico também porque uma empresa pode destinar menos investimento aos sistemas de avaliações e controles da qualidade, ou seja, ao prever possíveis problemas que o produto pode ter e antes mesmo de ele sair para o mercado, é possível resolvê-los com mudanças no processo de fabricação. Existem muitas aplicações para ilustrar o que é o Poka Yoke na prática, desde implementações nos processos industriais bastante simples como mais complexas. Entre os exemplos de uso da Poka Yoke está o funcionamento da tomada de três pinos, no qual não existe a possibilidade de invertê-la para utilizá-la, o que não permite ao usuário se machucar ou causar danos ao seu aparelho elétrico. O USB também possui esse conceito, pois só entra no computador na posição adequada. O check-list também é um processo baseado em Poka Yoke, pois os processos para montagem do IMac devem obedecer a uma sequência específica e ter uma operação para cada item, então as peças são distribuídas depois que o responsável verificar todos os itens. Na indústria, podemos exemplificar o uso do Poka Yoke para segurança, em especial, em indústrias que os operadores usam máquinas perigosas, como equipamentos pesados. Uma maneira de evitar que o trabalhador perca a mão ou o dedo mindinho com um descuido é colocando na máquina um dispositivo que a faça ser acionada apenas utilizando as duas mãos.