Buscar

EXERCÍCIOS DE CURRÍCULO REVISÃO PARA AV 1

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE CURRÍCULO – PROF. ARTUR MOTTA – CAMPUS RECREIO – 2018/1
Sobre a Base Nacional Comum Curricular, analise as afirmativas abaixo:
I - A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender, ano a ano.
II – Os conhecimentos indicados na Base Nacional Comum Curricular variam de acordo com o lugar onde moram ou estudam os alunos.
III - A BNCC define os conhecimentos considerados essenciais para toda a Educação, tanto Básica quanto a Superior.
IV – Na visão do MEC, por ser obrigatória, a BNCC ajuda a diminuir as desigualdades de aprendizado, já que todos os alunos terão a mesma oportunidade de aprender o que é fundamental.
	
Estão corretas as afirmativas
I e IV.
II e III.
I e III.
II e IV.
I, II e IV.
Analise a Afirmativa e a Justificativa a seguir:
Afirmativa: A BNCC está sendo construída em um processo colaborativo e democrático, liderado pelo Ministério da Educação (MEC), que foi iniciado em 2015. 
Justificativa: Porque a primeira versão do documento passou por uma consulta pública (entre setembro de 2015 e março 2016), quando recebeu mais de 12 milhões de contribuições.
A relação correta entre a Afirmativa e a Justificativa é
A Afirmativa está correta, mas a Justificativa está errada e não há relação entre elas.
A Afirmativa e a Justificativa estão corretas e a segunda justifica a primeira.
A Afirmativa e a Justificativa estão erradas e não há relação entre elas.
A Afirmativa está errada e a Justificativa está correta, justificando a primeira.
Não é possível estabelecer qualquer relação entre a Afirmativa e a Justificativa.
Para fazer a BNCC começar a funcionar de fato em cada escola, é preciso um tempo para que algumas medidas sejam tomadas. Observe as medidas abaixo e assinale aquelas que são necessárias para a implementação da BNCC nos estados e municípios:
 Adequação dos currículos das redes à BNCC.
Adequação dos projetos políticos pedagógicos das escolas à BNCC.
Construção e reforma de escolas.
Formação continuada dos professores.
 Adequação dos materiais didáticos.
Você assinalou como necessárias à implementação da BNCC as medidas
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
I, II, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III, IV e V.
Alguns críticos acreditam que diferenças regionais, como linguagem e cultura vão dificultar a implementação da BNCC. A esse respeito o MEC afirma que
a Base orienta os currículos com o que ensinar, ou seja, os conhecimentos e habilidades essenciais para todos os brasileiros, e isso não pode ser prejudicado por diferenças regionais, sejam elas quais forem.
o como ensinar fica a cargo de cada rede e cada unidade escolar, mas não pode se colocar como mais importante do que o que deve ser ensinado, que é o elemento central da BNCC e que deve ser mantido.
cada rede e cada escola só poderá incluir em seus currículos e PPP aquilo que se mostrar adequado ao que já consta da BNCC, evitando afastar-se, assim, de suas orientações centrais, que atendem aos alunos de todo o país.
 cada rede e cada escola poderá incluir em seus currículos e PPP as especificidades regionais, garantindo o direito a um aprendizado de qualidade para todos, as diversidades regionais e a autonomia do professor.
as diferenças regionais como linguagem e cultura já são tratados como parte dos conteúdos da BNCC e, por esta razão, não devem nem ser considerados como razão especial para discutir essa possibilidade.
Sobre as semelhanças e diferenças entre Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observe as afirmativas abaixo:
A BNCC foi elaborada à luz do que diz os PCNs e as DCN. No entanto, a Base é mais específica, determinando com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar. 
A BNCC será obrigatória em todos os currículos de todas as redes do país, públicas e particulares, ao contrário dos documentos anteriores, que devem continuar existindo, mas apenas como documentos orientadores não obrigatórios.
A fim de evitar confusões e orientações dúbias, o MEC e o Conselho Nacional de Educação sugerem que sejam deixados de lado todos os documentos anteriores com orientações curriculares, como PCN e DCN.
Estão corretas
apenas I.
apenas II.
apenas III.
apenas II e III.
apenas I e II.
Diante da pergunta “Os livros didáticos vão mudar por causa da BNCC?”, a resposta correta é
Sim. Todos os materiais didáticos deverão passar por revisões, para garantir que seus conteúdos contemplem o que pede a BNCC.
Depende. O MEC deixará que esta decisão fique a cargo de cada editora, pois algumas já trabalham na perspectiva do que indica a BNCC.
Não. Todos os livros didáticos adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático já vinham sendo adotados prevendo a BNCC.
Depende. O MEC deixará que a decisão sobre adotar livro didático fique a cargo de cada escola, município e estado; portanto, sem influência sobre as editoras.
Sim. Os materiais didáticos passarão a ser elaborados localmente, em cada escola, pelos professores e alunos, de modo a respeitar as peculiaridades locais.
A terceira versão da BNCC indica o início da alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, mas diz também que, na Educação Infantil, as crianças precisam entrar em contato com elementos da linguagem oral e escrita, o que pode acontecer, por exemplo, com a leitura de histórias. Segundo a BNCC, as crianças devem estar plenamente alfabetizadas 
no final do 3º ano do Fundamental.
no final do 2º Ano do Fundamental.
no final do Ensino Fundamental.
no final do CA (Classe de Alfabetização), resgatada pela BNCC.
Em qualquer momento do 1º ciclo (do 1º ao 3º ano).
Como instituição social, a escola está sujeita aos fatores de pressão de época tais como: os padrões de consumo, a indústria da vaidade, as injustiças sociais, o etnocentrismo etc. O movimento sócio-político que denuncia as consequências desses fatores no campo do currículo, alterando o foco das interpretações das práticas escolares, denomina-se
Pós-modernismo.
Iluminismo.
Existencialismo.
Cognitivismo.
Positivismo.
Os estudos dos sociólogos franceses  Bourdieu e Passeron (1970) foram publicados no livro intitulado "A reprodução". A visão dos autores  contribuíram para que o papel da escola fosse problematizado e repensado. Analise as ideias expressas nas opões e identifique a única que DISCORDA das críticas feitas pelos autores
A escola se pauta na cultura da classe dominante.
O capital cultural dos alunos da classe dominada é desconsiderado.
A escola reproduz violência simbólica no âmbito do currículo.
O capital cultural da classe dominante é aceito sem questionamento.
A Escola é a instituição que valoriza a diversidade cultural.
Cada vez mais alguém famoso revela uma infância de abusos sexuais, abre-se uma fresta no porão das lembranças de um drama algoz, em geral dentro de casa. (REVISTA VEJA: 2012, ano 45, no. 22). De um modo geral, temas como polêmicos com violência em suas diferentes formas têm sido omitidos ou silenciados nas práticas curriculares. O movimento teórico que alerta sobre a necessidade de enfrentamento de questões desta natureza que marginalizam a infância e desrespeitam seus direitos de vida digna, denomina-se teoria
tradicional para preservar valores e igualdade de direitos.
positivista porque prevê modelo educativo desejado.
pós-crítica para enfretamento das tensões da realidade.
moderna para legitimar o currículo escolar desenvolvido pela escola.
tecnicista para moldar condutas desejadas.
 Existem muitos desafios e tensões a serem enfrentados para que a escola incorpore os processos culturais que se fazem presentes em seu contexto interno e externo. A escola precisa essencialmente adotar formas de enfrentamento da diversidade. Segundo Skliar e Duschatzky (2000), para adotar tal enfrentamento é preciso uma redefinição da postura em relação ao outro, que passa ser visto como
sujeitoque deve incorporar as matizes de minha cultura.
fonte das dificuldades a serem superadas.
alguém a ser tolerado.
sujeito pleno de um grupo cultural.
sujeito de uma cultura exótica.
As formas de configuração social herdadas dos chamados TEMPOS MODERNOS ainda permanecem no cenário da escola em contraposição ao ideário dos tempos PÓS-MODERNOS. O cenário pós-moderno, que inspiram a teoria crítica em relação ao currículo, alerta para emergência de
Considerar que todos os alunos aprendem as mesmas coisas do mesmo modo.
Aceitar explicações de que as causas do fracasso escolar estão no aluno.
Apresentar os conteúdos organizados em disciplinas isoladas.
Hierarquizar as relações de poder no cotidiano escolar.
Valorizar o conceito de identidade do aluno como sujeito histórico-cultural.
A cultura da escola se constitui pelo jogo de intercâmbio e de interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e, comportamentos dos sujeitos implicados nesse processo (SOUZA & FLEURI, 2003, p.72) De acordo com os autores, os atos de currículo devem privilegiar
Organização de turmas homogêneas.
Perspectiva monocultural da comunidade.
Símbolos e linguagens padronizados teoricamente.
Diálogo, respeito e interações entre os sujeitos envolvidos.
Normatização da conduta dos alunos.
Quanto mais as culturas do mundo se aproximam, mais são sensíveis às diferenças entre elas. [...] Com a globalização do saber e das comunicações, está-se, pela primeira vez na história, condenado a pensar a unidade humana na base de sua diversidade cultural. (STOER, 2001, p. 245). Esse pensamento de Stoer, citado por Fleuri (2003) na apresentação do livro intitulado "Educação intercultural: mediações necessárias e aplicadas ao campo do currículo", alerta os educadores sobre o desafio de buscar, através de seus atos, mediações que possam
privilegiar saberes veiculados pelas mídias.
fortalecer a identidade do aluno em sua diversidade cultural.
focalizar temas que promovam o nivelamento cultural.
enfatizar a globalização da cultura para integrar o homem.
trabalhar a diversidade enfatizando uma cultura referencial.
Confira os argumentos sobre a concepção do termo currículo e identifique a opção que está de acordo com os estudos atuais sobre este campo de conhecimento
tem um significado preciso, pois todos têm um currículo vitae.
tem diferentes abordagens, sofrendo influências das contingências políticas e sociais. 
pode ser compreendido como um conjunto de disciplinas definidas para as escolas.
envolve uma linguagem técnica que determina o discurso pedagógico.
envolve seleção de disciplinas e conteúdos comuns a todas as escolas.
No cenário da educação e, especificamente no campo do currículo, identificamos, dentre outras, uma tendência liberal conservadora e uma posição sociocritica. Ao compararmos estes dois posicionamentos podemos concluir que
I- Ambas declaram explicitamente as questões ideológicas no campo do currículo.
II- A visão crítica vê as implicações da escola como espaço de reprodução e 
 dominação.
III-A visão conservadora preocupa-se com a objetividade do currículo e visão crítica
 com a sua complexidade.
IV-A visão liberal conservadora foi precursora nos estudos do campo do currículo.
As conclusões corretas são:
III e IV apenas.
I e IV apenas.
II,III e IV apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas
Ao se refletir sobre currículo, analisamos as ações que se concretizam no ato de educar e, nesse sentido, os professores têm papel importante porque através de suas ações:
I- posicionam-se frente às experiências prévias dos alunos
II-mostram como lidam com erros e acertos dos alunos
III- aplicam concepções teóricas competitivas para aprovar os alunos
IV-participam de reuniões com a equipe pedagógica
Estão corretas
I e IV apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I e III apenas.
A abordagem multicultural surgiu nos Estados Unidos com Peter McLaren e se estende a outros países. Apesar de reconhecer que em alguns países da América Latina tenham se desenvolvido experiências educativas orientadas de modo a atender adequadamente aos diferentes grupos sociais e culturais marginalizados. Uma das críticas feitas por Candau (2008) é que nas nossas escolas ainda predomina uma educação de caráter
Intercultural.
Transcultural.
Socializante.
Cognitivista.
Monocultural.
A escola Lourenço Filho reuniu os professores e representantes da comunidade escolar para debater inovações a serem introduzidas em seu projeto pedagógico, a partir da análise dos problemas sociais e ambientais que afetam a região onde se localiza. Do ponto de vista das teorias de currículo, a decisão da escola evidencia identificação com
Teorias críticas porque se contenta com a denúncia.
Teorias críticas porque problematiza a realidade.
Teorias não críticas porque prevê estratégias e resultados.
Técnico não-críticas porque busca o princípio da eficiência.
Teoria crítica porque centraliza o saber gerencial.
Os professores da Escola Jorge Amado organizaram um centro de estudos. Um dos temas debatidos foi a concepção do termo currículo e as relações entre teoria e prática. Analise ideias sistematizadas pelos professores e identifique a única em DESACORDO com as interpretações feitas pelas teorias críticas no campo do currículo
As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente implicada em relações de poder.
As teorias críticas pretendem trazer as relações sociais e sua discussão para a sala de aula: questões de raça, de religião, dominação política e ideológica, diferenças culturais, etc.
As teorias críticas buscam desocultar o currículo para perceber o que envolve as práticas e os conhecimentos, para perceber o que está por trás dessas atitudes para podermos modifica-las dando-lhes novos objetivos.
A questão principal das teorias críticas pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados.
Na concepção crítica, não existe uma cultura da sociedade, unitária, homogênea e universalmente aceita e praticada e, por isso, digna de ser transmitida às futuras gerações através do currículo.
As teorias pós-críticas adotam eixos conceituais do pós-modernismo, dentre os quais o multiculturalismo. A abordagem multicultural aplicada ao currículo se exemplifica através
da realização de eventuais demonstrações folclóricas.
do reconhecimento e do respeito às múltiplas formas de linguagem dos estudantes.
do desenvolvimento de atividades focadas na indústria cultural.
da adesão à influência das mídias sobre os conteúdos curriculares.
da introdução de uma disciplina para estudar o tema.
Leia o fragmento a seguir para responder a questão:
"As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam aquilo que as teorias críticas nos ensinaram. As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. [...] entretanto, o poder torna-se descentrado. [...] está espalhado por toda a rede social. As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. [...] o poder transforma-se, mas não desaparece. [...] o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder" (SILVA, 2004, P. 148-149). 
O argumento de Tomaz Tadeu da Silva coloca as teorias pós-críticas como uma discussão
que coloca as relações de poder no centro das reflexões sobre o currículo e vê com desconfiança conceitos como: alienação, emancipação, libertação, autonomia. Que considera o currículo como campo de experiências e significações que forjam nossa identidade.
que nega as relações de poder e prega a neutralidade do campo e das elaborações curriculares para as formações,em busca de emancipação e de identidade forjada na experiência.
que amplia a visão tradicional de currículo para uma concepção de currículo que transforma as relações de poder inerentes ao capitalismo, a partir de um conhecimento verdadeiro.
que contesta e nega todas as proposições das teorias críticas por considerá-las ultrapassadas e sem significância para as formações.
que propõe um outro campo de conhecimento para o estudo do currículo, isento de reflexões pós-estruturalistas e que não se opõem ao poder.
A turma de Ana desenvolve uma prática curricular a partir de projetos de trabalho. Segundo Hernandez e Ventura (1998, p. 63): "a organização dos currículos por projetos de trabalho fundamenta-se numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo (...) no qual a aprendizagem se torna significativa". A prática de organização e desenvolvimento curricular a partir de projetos de trabalho está pautada numa concepção de que o ato educativo é, essencialmente, um ato
individual, apoiando-se em tarefas por disciplinas.
político, buscando valorizar as informações das multimídias.
técnico, buscando alcançar comportamentos específicos.
cognitivo, estimulando a articulação de conceitos.
humano, valorizando reprodução de conceitos atuais.
A Pedagogia de Projetos está relacionada com a prática do professor e de suas interações com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Assim afirma Kátia Aparecida Campos Portes: "A Pedagogia de Projetos visa à re-significação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo por isso impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação do aluno é um processo global e complexo, onde o conhecer e intervir no real não se encontram dissociados".
Marque a alternativa correta sobre Pedagogia de Projetos.
A Pedagogia de Projetos é a forma mais eficaz de planejamento das aulas do professor.
A Pedagogia de Projetos é uma das formas de gestão do currículo escolar que visa um processo dinâmico de aprendizagem.
A Pedagogia de Projetos é a forma de ensino que dissocia os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do processo de aprendizagem.
A pedagogia de Projetos é um modo de ensinar que privilegia a memorização e aberto a interações sociais.
A Pedagogia de Projetos propicia a utilização de modelos de ensino únicos para todos os recursos da vida em sociedade.
Beatriz S. D'Ambrosio ressalta que "a partir dos anos 90 a resolução de problemas se tornou uma parte mais integrante da sala de aula de matemática. Surgiram as propostas curriculares que situavam o ensino de matemática via a resolução de problemas. A proposta era de colocar problemas aos alunos a partir dos quais novo conteúdo pudesse ser desenvolvido. Surgiram várias propostas interessantes como o uso de modelagem, e o uso de problemas de investigação, a serem resolvidos individualmente ou em pequenos grupos. Com uma postura diferente quanto aos tipos de atividade a serem propostas aos alunos, modificava-se a dinâmica da sala de aula. Modificavam-se os livros textos, e modificavam-se também as conversas sobre avaliação. O ensino de regras e procedimentos se tornava menos enfatizado na aula de matemática. Alunos estabeleciam um novo relacionamento com a disciplina da matemática. A questão de motivação e a disposição emocional dos alunos quanto à matemática se tornava um elemento importante da conversa sobre ensino e aprendizagem". Considerando as reflexões da autora, marque a alternativa INCORRETA.
O ensino da matemática por resolução de problemas visa uma forma mais dinâmica e criativa de abordar e aprender os conteúdos.
Com o ensino da matemática por resolução de problemas a sala de aula se dinamizou propiciando aos alunos uma participação efetiva com mais aprendizagem.
O ensino da matemática por resolução de problemas contribuiu para uma nova visão, mais abrangente, sobre aprendizagem e avaliação.
Este tipo de ensino contribuiu para uma maior motivação dos alunos e um novo olhar para a disciplina, sem medo e com mais participação.
A gestão do currículo por resolução de problemas só se aplica na matemática e no ensino para alunos com mais capacidade de reflexão.
Sobre o currículo por projetos diz Hernández (1998, p. 69): "[...] em cada nível de escolaridade, essa escolha adota características diferentes. Os alunos partem das suas experiências anteriores, da informação que têm sobre os projetos já realizados ou em processo de elaboração por outras classes. Essa informação deve se tornar pública nos espaços formativos. Dessa forma, o tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto". Em relação à importância do currículo por projetos para a aprendizagem, marque a alternativa INCORRETA.
O paradigma de gestão do currículo por projetos traz a perspectiva de que o professor se torne um pesquisador e abandone o ensino que prioriza a memorização de conteúdos.
Na pedagogia de projetos os conteúdos passam a significar que aprendizagens o aluno precisa para desenvolver as competências necessárias a sua formação.
O currículo por projetos propicia aos alunos e professores mais reflexão, mais participação e nem todas as coisas podem ser ensinadas por projetos.
Na pedagogia de projetos o professor deve estabelecer um objetivo e tanto professor quanto alunos devem contribuir para que as metas sejam cumpridas.
Na pedagogia de projetos o aluno deixa o papel de passividade para uma participação ativa e mais significativa.
Marco Silva e Edméa Santos destacam que "a sala de aula on-line inspirada no hipertexto permite que o cursista teça sua autoria nos processos de comunicação e de aprendizagem operando em vários percursos de leitura e atuação plurais. A disponibilidade do diálogo com vários au- tores/leitores permite acesso e negociação de sentidos, ressignificando a noção de autoria. O suporte digital on-line permite que, por meio dos links, o leitor adentre, construa seus próprios caminhos de leitura, não mais preso à linearidade das páginas da apostila ou do livro. O fim no hipertexto é sempre um novo começo caleidoscópico, no qual podemos, simultaneamente, ler vários textos (janelas mixadas), cortar, colar e criar intertextos". A partir das reflexões dos autores, marque a alternativa correta.
No currículo em rede o aluno não precisa da informação impressa e o livro se torna apenas um complemento.
O currículo em rede propicia ao aluno aprendizagens significativas e uma nova forma de presença e de se tornar autor, sem descartar outras formas de aprendizagem.
Na aprendizagem a partir dos hipertextos o aluno encontra mais motivação para estudar do que na sala de aula presencial.
Para aprender com o hipertexto basta copiar e colar, tudo fica mais simples e dinâmico.
Na aprendizagem do currículo em rede e no uso do hipertexto o livro perde o sentido e o significado.
Durante os encontros da equipe escolar para analisar as Diretrizes Curriculares envidas pela Secretaria de Educação, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades curriculares, foi preciso levar-se em conta
a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
o modelo social idealizadopelos pais dos alunos da escola.
(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia,2001-adaptada) Novos paradigmas de organização curricular concebem a aplicação da metodologia de projetos de trabalho de forma diferente daquela adotada tradicionalmente pelo movimento escolanovista. Nessa nova visão, os projetos de trabalho
caracterizam um método que prevê uma sequência de passos bem definidos a serem seguidos.
representam uma prática pedagógica que valoriza o conhecimento científico próprio de cada disciplina.
organizam de forma diferente o trabalho escolar, renovando e dinamizando o currículo.
estruturam os conteúdos em torno de centros de interesse, rompendo, assim, a estrutura disciplinar.
baseiam-se em unidades de trabalho e no uso intensivo de recursos didáticos.
(Fonte: ME/INEP: ENADE. 2008 Considere as descrições que se seguem. Escola X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho, com integração entre disciplinas, e os laboratório de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos. Escola Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, com horários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicos dão suporte à transmissão de conhecimentos. Escola Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados. Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem?
As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
Na escola X o currículo possui um abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do uso de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
Na escola Z os diversos recursos tecnológicos usados indicam uma visão de currículo calcada na teoria pós-crítica, pois os professores acompanham as inovações tecnológicas.
As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
A formação docente é essencial para atender aos desafios contemporâneos. Dentre as competências, a serem construídas ao longo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destaca-se: " Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem
aplicar conceitos estudados nas disciplinas que fundamentam a educação para atuar na solução dos atuais problemas do ensino.
adequar os conteúdos de modo linear para garantir sequencia lógica no processo de aprendizagem dos futuros professores.
incluir as atividades assistencialistas como componente obrigatório do currículo para garantir aprendizagem dos conteúdos das disciplinas.
priorizar o conteúdo teórico das disciplinas pedagógicas para construir discurso educacional fundamentado e erudito.
estruturar logicamente as disciplinas em suas especificidades para atender metodologicamente a teoria crítica.
Uma escola de jovens e adultos está aplicando uma proposta de currículo organizado por temas geradores. Sobre este modelo de organização curricular é correto afirmar que foi idealizado por
Howard Gardner.
Michael Young.
John Dewey.
Phillippe Perrenoud.
Paulo Freire.
 O modelo de organização denominado CURRÍCULO POR CICLOS surge como uma tentativa de enfrentamento das questões do fracasso e da evasão escolar. O que significa isso na prática? Analise os itens e identifique os que respondem a questão corretamente, com base nos fundamentos teóricos deste modelo de organização: I-Possibilita atender diferentes ritmos de aprendizagem. II-Pressupões processo de avaliação processual e formativa. III-Permite novas formas de flexibilização do tempo. IV-Promove a apresentação sequencial dos conteúdos para agilizar o tempo escolar. Os itens que destacam os fundamentos teóricos do currículo por ciclos são apenas
I, II e III.
II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
 O movimento conhecido como a Nova Sociologia da Educação (NSE), alerta que o conhecimento transformado em conteúdo curricular não pode mais ser visto como algo independente do contexto social, histórico e cultural, e considera o currículo escolar como
um artefato técnico que privilegia os recursos metodológicos utilizados pelo professor no processo de ensino-aprendizagem.
uma abordagem metodológica neutra que organiza as relações que se estabelecem na escola e no meio social.
um espaço de relações de poder onde circulam visões sociais e culturais a serem consideradas nas práticas educativas.
a seleção, a organização e a integração das disciplinas e dos conteúdos a serem transmitidos na escola.
a organização do espaço escolar e dos conteúdos visando um modelo positivista de educação.
 Considere uma organização curricular por disciplinas isoladas, dispostas em uma grade curricular, que não foi discutida e nem elaborada pelos professores e visa a desenvolver nos alunos habilidades e destrezas desejadas pela sociedade. Este é um currículo
fechado e tecnicista.
aberto e por competência.
aberto e sociocrítico.
fechado e escolanovista.
aberto e tradicional.
Discursivas
Durante um debate sobre a concepção de currículo na Escola Manoel de Barros, um dos docentes destacou: - ¿Existe um tipo de currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor, passando quase despercebidas, mas que têm força subjetiva e exercem influências sobre os estudantes. ¿ Analise o comentário da professora e comente qual o tipo de currículo que a mesma está se referindo: currículo oficial, currículo oculto ou currículo real? Responda justificando com base nos estudos sobre a concepção de currículo.
Para Silva (2004, p. 111), "o pós-modernismo não representa, entretanto, uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos". Sabendo disso, cite um tema apontado pela pós-modernidade (pós-crítico) e sua importância para ser enfrentado e trabalhado no currículo escolar.
Tendo com base a análise do fragmento abaixo, enumere três desafios que se impõem na sociedade contemporânea e que impactam na prática curricular.
"(...) que o mundo muda sem cessar: eis aí certamente uma velha banalidade. Mas para aqueles que analisam o mundo atual, alguma coisa de radicalmente nova surgiu, alguma coisa mudou na própria mudança: é a rapidez e a aceleração perpétua de seu ritmo, e é também o fato de que ela se tenha tornado um valor enquanto tal, e talvez o valor supremo, o próprio princípio da avaliação de todas as coisas (...). Em quê o mundo muda, por quê, em quais direções?" (FORQUIN, 1993, p. 18)
Tendo como base a discussão currículo e formação docente, você concorda com a afirmativa: "Novos tempos, novos alunos, novas exigências... Novos docentes?". Justifique a sua resposta.
É inegável que a escola deve ensinar está em profundamente vinculada ao debate sobre como as transformações sociais vêm interferindo na construção das identidades dos sujeitos e de que forma a cultura assume um papel central nesse processo. Diante desta afirmativa, como o  currículo pode trabalhar para contemplar as questões culturais. Enumere duas ações.
Na versão final da BNCC, alguns temas importantes deixaram de ser tratados e estão relacionadosabaixo. Escolha um deles e explique, com suas palavras, porque seria importante a BNCC ter trazido alguma orientação a respeito deles:
Crianças com dificuldades para acompanhar o ritmo do restante da turma.
Crianças com deficiência.
Relação escola-família.
Ensino religioso.
Os coordenadores pedagógicos e gestores escolares com atuação na área pedagógica têm algumas medidas a tomar para favorecer o trabalho de alunos e professores na implementação da BNCC em suas escolas. Indique e comente uma dessas medidas.
GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	A
	B
	C
	D
	E
	A
	B
	8
	9
	10
	11
	12
	13
	14
	A
	E
	C
	D
	E
	D
	B
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	21
	B
	C
	D
	E
	B
	D
	B
	22
	23
	24
	25
	26
	27
	28
	A
	D
	B
	E
	C
	B
	D
	29
	30
	31
	32
	33
	34
	35
	C
	B
	A
	E
	A
	C
	A
GABARITO DAS QUESTÕES DISCURSIVAS
36) O comentário da professora refere-se ao conceito de currículo oculto porque está relacionado às aprendizagens que ocorrem; mas não estão declaradas ou explicitadas pelos atores escolares e passam quase despercebidas porque não constam declaradamente nos planos escolares e de ensino.
37) O aluno deverá escolher um tema: diversidade cultural, gênero, sexualidade, multiculturalismos... etc e abordar sua importância.
38) O aluno deverá indicar três desafios que as escolas enfrentam diariamente, dentre os quais: questões do multiculturalismo: da raça, da identidade; relações de poder; diferentes formas de lidar e construir o conhecimento; novo significado sobre ensinar e viver em um mundo amplamente globalizado, relação com as novas tecnologias de informação.
39) Sim. Para assumir com segurança seu protagonismo profissional e tornar-se um intelectual atuante dentro e fora da escola, o professor precisa, portanto,  de uma formação prévia e continuada consistente que promova o acesso a teorias de diferentes áreas e campos científicos. Na resposta o aluno precisa demonstrar que compreendeu a importância dos processos de formação prévia e continuada que favorecem ao protagonismo docente.
40) O aluno precisa destacar ações que envolvam: o tipo de cultura que a escola seleciona e privilegia - o conhecimento escolar; as diferenças culturais dos grupos sociais; as culturas de grupos minoritários ou excluídos; as relações entre a cultura do aluno e a cultura mais ampla;  a ênfase na prática participativa, sobretudo de professores e alunos, na construção do currículo; os processos de elaboração de propostas curriculares no âmbito das políticas de reformas educacionais.
41 e 42) O Gabarito dependerá das escolhas feitas pelos alunos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes