Buscar

Questões de Direito Penal I

Prévia do material em texto

Questões/resumo de Direito Penal I
1. Assinale a alternativa correta:
a) Em razão do princípio da atividade, a lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. 
b) A Lei “A” foi revogada pela lei “B”, que por sua vez foi revogada pela lei ´'C”; diante da imposição de que uma lei só pode ser revogada por outra, o sistema jurídico brasileiro admite a repristinação automática de lei revogada.
c) O momento e o lugar do crime são regulados pela teoria da atividade, importando o momento da ação ou omissão do agente, ainda que outros sejam o momento e o lugar do resultado.
d) Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou privada, onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
e) No crime permanente, a conduta se protrai no tempo em razão da própria vontade do agente e o tempo do crime é o de sua duração; enquanto que, no crime continuado, o tempo do crime é o da prática de cada conduta perpetrada.
A resposta correta é a letra “e”.
2. Sobre a Lei Penal Temporária ou Excepcional, é correto afirmar:
a) Aplicar-se-á aos crimes praticados no período em que esteve em vigor, embora decorrido o prazo de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, mesmo que ainda não tenha sido instaurada a ação penal.
b) Se a sua vigência cessar no curso da execução penal, considera-se o sentenciado beneficiário de anistia, ficando excluídos todos os efeitos da decisão condenatória, inclusive o de servir de pressuposto para a reincidência.
c) Aplica-se aos fatos ocorridos em data anterior à sua entrada em vigor, pois sendo lei excepcional é dotada de ultra-atividade, devendo retroagir para atender à proteção do bem jurídico almejada com a sua edição.
d) Se cessar sua duração no curso da ação penal, o réu deverá ser absolvido porquanto o fato será atípico, visto que a lei penal incriminadora foi banida pela abolitio criminis.
e) Considerando-se que o direito penal adota a teoria da ubiquidade, cessada a vigência da lei excepcional, o agente somente será responsabilizado se a infração penal inserir-se no conceito dos crimes habituais, pois a conduta teve início quando ela era vigente e perdurou após sua revogação. 
A resposta correta é a letra “a”.
3. Lei excepciona consiste:
a) Na lei criada para viger em determinado tempo, possuindo data para seu termino.
b) Na lei criada para reger fatos ocorridos em período anormal.
c) Na lei criada para reger determinada classe social.
d) Na lei criada para viger durante as férias forenses.
A resposta correta é a letra “b”.
4. “A“, menor de 18 anos, efetua disparos de arma de fogo contra a vítima que, em virtude dos ferimentos recebidos, vem a falecer um mês depois, quando “A” já havia atingido aquela idade. Nesse caso, “A”:
a) não será tido como imputável, porque se considera como tempo do crime o momento da ação ou omissão.
b) só será considerado inimputável se provar que, ao tempo do crime, não possuía a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato.
c) será tido como imputável, pois o Código Penal considera como tempo do crime tanto o momento da ação quanto o momento do resultado.
d) não será considerado imputável se provar que cometeu o delito sob estado de necessidade ou em legítima defesa.
e) será considerado imputável, pois a consumação do crime ocorreu quando já era maior de 18 anos.
A resposta correta é a letra “a”.
5. Quanto ao tempo do crime, é correto afirmar:
a) Para nosso Código Penal, considera-se praticado o crime quando o agente atinge o resultado, ainda que seja outro o momento da ação ou omissão, vez que adotamos a teoria da atividade;
b) Para nosso Código Penal, vez que adotada a teoria da ubiquidade ou mista, considera-se praticado o crime quando o agente atinge o resultado nos crimes materiais, ou no caso dos delitos de mera conduta, no momento da ação ou omissão;
c) O adolescente Semprônio, um dia antes de completar 18 anos, querendo ainda aproveitar-se de sua inimputabilidade, desfere tiros contra a vítima Heráclito, que somente vem a falecer uma semana após. Neste caso, graças à adoção da teoria do resultado pelo nosso Código Penal, Semprônio não se verá livre de responder pelo crime de homicídio;
d) No caso dos crimes permanentes - exceções que são à teoria do resultado adotada pelo Código Penal - considera-se praticado o delito no momento do início da execução;
e) Para nosso Código Penal, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, mesmo que ainda seja outro o momento do resultado, vez que adotada a teoria da atividade.
A resposta correta é a letra “e”.
6. Sobre a territorialidade e a extraterritorialidade da lei penal, previstas nos artigos 5° e 7° do Código Penal, assinale a alternativa correta:
a) Ao crime cometido no território nacional, aplica-se a lei brasileira, independentemente de qualquer convenção, tratado ou regra de direito internacional. 
b) Ao autor de crime praticado contra a liberdade do Presidente da República quando em viagem a país estrangeiro, aplica-se a lei do país em que os fatos ocorrerem. 
c) Embarcação brasileira a serviço do governo brasileiro, para os efeitos penais, é considerada extensão do território nacional.
d) Crime cometido no estrangeiro, praticado por brasileiro, fica sujeito à lei brasileira independentemente da satisfação de qualquer condição.
e) Aplica-se a lei brasileira ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, independentemente da satisfação de qualquer condição.
A resposta correta é a letra “c”.
7. De acordo com a Parte Geral do Código Penal, é correto afirmar:
a) a lei posterior favorável ao agente aplica-se a fatos anteriores, desde que não decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
b) a lei temporária, decorrido o período de duração, não se aplica aos fatos praticados durante a respectiva vigência. 
c) para fins de definir o tempo do crime, o ordenamento pátrio adotou a teoria da atividade.
d) para fins de definir o lugar do crime, o ordenamento pátrio adotou a teoria do resultado.
e) para efeito penal, o dia do começo não se inclui no cômputo do prazo.
A resposta correta é a letra “c”.
8. Relativamente ao tema da territorialidade e extraterritorialidade, analise as afirmativas a seguir. 
I. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro os crimes contra a administração pública, por quem está a seu serviço. 
II. Ficam sujeitos à lei brasileira, os crimes praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro ainda que julgados no estrangeiro. 
III. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro os crimes contra o patrimônio da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território ou de Município quando não sejam julgados no estrangeiro. 
Assinale:
a) Se somente a afirmativa I estiver correta.
b) Se somente a afirmativa II estiver correta.
c) Se somente a afirmativa III estiver correta.
d) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.
A resposta correta é a letra “a”.
9. No que se refere à aplicação da lei penal, correto afirmar que:
a) a lei excepcional ou temporária, quando já decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, não se aplica ao fato praticado durante sua vigência.
b) o Código Penal adota a teoria do resultado quanto ao tempo do crime.
c) o dia do fim inclui-se no cômputo do prazo penal.
d) para a determinação do lugar do crime vigora o princípio da ubiquidade.
e) as regras gerais do Código Penal não seaplicam aos fatos incriminados por lei especial, ainda que esta não disponha de modo diverso.
A resposta correta é a letra “d”.
10. Considera-se lugar do crime:
a) apenas o lugar onde ocorreu a ação ou omissão.
b) tanto o lugar do comportamento (ação ou omissão) como o do resultado. 
c) o lugar do domicílio do autor do crime.
d) Todas as afirmações estão corretas.
A resposta correta é a letra “b”.
11. Um brasileiro cometeu crime de genocídio na França. Foi condenado a cumprir pena de 9 anos. Após cumprir referida pena, retorna ao Brasil, ocasião em que é julgado e condenado a cumprir pena de 17 anos.
Diante da situação acima, assinale a alternativa correta.
a) O brasileiro não poderia ser julgado e condenado novamente no Brasil.
b) O brasileiro terá que cumprir pena de 17 anos.
c) O brasileiro cumprirá apenas a diferença das penas, ou seja, 8 anos (17 - 9 anos que cumpriu na França). 
d) Nenhuma alternativa está correta.
A resposta correta é a letra “c”.
12. O infrator que, após cumprir pena no estrangeiro, ao ingressar no Brasil, estará sujeito à punição pela lei nacional. No entanto, a pena cumprida no estrangeiro:
a) atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando idênticas. 
b) é computada a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas.
c) atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
d) é computada na pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou é atenuada, quando idênticas.
A resposta correta é a letra “c”.
13. A extraterritorialidade da lei penal condicional e a da incondicional têm como elemento comum a necessidade de ingresso do agente no território nacional.
- Certo ou Errado?
Errado.
14. O marinheiro Jonas matou seu colega de farda a bordo do navio escola NE Brasil, da marinha brasileira, quando o navio estava em aguas sob soberania do Japão. Assim:
a) A lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão do principio da territorialidade.
b) A lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão do principio do pavilhão. 
c) A lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão da justiça Universal.
d) A lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão do principio de defesa.
e) A lei penal japonesa será aplicada ao caso, em razão do crime ter ocorrido em aguas sob soberania do Japão.
A resposta correta é a letra “a”.
15.(Delegado-AP, FGV, 2010) Assinale a alternativa que apresente local que não é considerado como extensão do território nacional para os efeitos penais.
a) aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro, desde que o crime figure entre aqueles que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir.
b) as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
c) as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública, onde quer que se encontrem.
d) aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
e) as embarcações e aeronaves brasileiras, a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.
A resposta correta é a letra “a”.
16. Relativamente ao princípio da Extraterritorialidade da Lei Penal brasileira, assinale a alternativa correta:
 a) Consoante o Princípio da Justiça Universal, aplica-se a lei brasileira ao crime cometido fora do Brasil, que afete o interesse nacional.
 b) A sujeição de crime de genocídio à lei brasileira, quando praticado em território estrangeiro e o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil, configura a hipótese de extraterritorialidade condicionada.
 c) Aplica-se a lei brasileira à hipótese de crime praticado a bordo de navio da marinha mercante brasileira em porto estrangeiro.
 d) Todas as assertivas anteriores são falsas.
A alternativa correta é a letra “d”.
17. É correto afirmar que a pena cumprida no estrangeiro:
a) Não é nela computada, quando de natureza idêntica.
b) Não produz qualquer efeito, para os fins de atenuação ou de agravação de penas no Brasil pelo mesmo crime.
c) Agrava a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando de natureza idêntica.
d) Atenua a pen imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando de natureza diversa.
e) é nela computada, quando de natureza diversa.
A resposta correta é a letra “d”. 
18. Com referencia as espécies e a cominação das penas, bem como a sua aplicação e a sua suspensão condicional, assinale a opção correta:
a) A condenação anterior, no estrangeiro, por crime doloso, por sentença penal condenatória transitória, depende de homologação no Brasil para obstar a concessão de sursis.
b) As penas de reclusão e de detenção têm em comum o regime de cumprimento inicial fechado, sendo vedada a imposição de regime mais gravoso em razão da gravidade abstrata do delito.
c) Aos crimes hediondos, por expressar disposição legal, é obrigatória a fixação do regime inicial fechado para cumprimento da reprimida, independente da aplicada, sendo vedada a substituição da pena privada de liberdade por restritiva de direitos.
d) O condenado por crime contra a administração pública, terá a progressão de regime prisional condicionada á reparação do dano que tiver causado, ou á devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais.
e) A condenação anterior á pena de multa obsta a concessão de sursis e repercute no regime inicial de cumprimento da reprimenda e na substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
A resposta correta é a letra “d”.
19. De acordo com o art.8° do CP, a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas, desde que as penas digam respeito:
a) Ao mesmo crime
b) A crimes da mesma espécie 
c) A condenações não transitadas em julgado
d) A crimes que não sejam classificados como atentatórios a dignidade da pessoa humana.
e) A crimes que não estejam inseridos no rol daqueles que, por convenção ou tratado internacional, o Brasil tenha se obrigado a combater.
A resposta correta é a letra “a”.
20. Assinale a opção correta acerca da pena cumprida no estrangeiro e da eficácia da sentença estrangeira:
a) É possível a homologação, pelo STJ, de sentença penal condenatória proferida pela justiça de outro país, para obrigar o condenado residir no Brasil á reparação do dano causado pelo crime que cometeu.
b) A competência para a homologação de sentença estrangeira é do STF, regendo-se a referida homologação a casos que envolvam cumprimento da pena privativa de liberdade no Brasil.
c) Apena na hipótese de infração penal de menor potencial ofensivo, admite-se que a pena cumprida no estrangeiro atenue a pena imposta, no Brasil, pelo mesmo crime.
d) A pena cumprida no estrangeiro não atenua nem compensa a pena imposta, no Brasil, pelo mesmo crime, dado o caráter independente das justiças nacionais e estrangeiras.
A resposta correta é a letra “a”.
21. Considere o art.10° do Código Penal
Art.10° - O dia do _____ ___ no computo do prazo. Conta-se _____, ______ e _______ pelo calendário comum.
a) Final – inclui-se – as horas – os meses
b) Inicio – exclui-se – os dias – os meses – os anos 
c) Começo – inclui-se – os dias – os meses – os anos
d) Final – exclui-se – as horas – os dias – os meses 
e) Começo – considera-se – as horas – os dias – os meses 
A resposta correta é a letra “c”.
22. Assinale a alternativa correta de acordo com o Direito Penal
a) A lei penal é irretroativa
b) Na contagem de prazo no Direito Penal computa-se o dia de inicio e exclui-se o dia final.
c) Não se admite a ultra atividade da lei no direito penal.
d) O dia de inicio é excluído no DireitoPenal, devendo- se na contagem de prazo ser considerado o dia final.
e) As frações de dias, e, na pena de multa, as frações de pecuária, deverão sempre ser consideradas para fins de execução de pena.
23. No que diz respeito ao conceito do crime, é correto afirmar que:
a) É considerado como causa do crime a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido, sendo que a superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação do crime quando, por si só, produziu o resultado.
b) Ao agente que tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância, não será imputado o crime se apenas omitiu-se, ainda que pudesse agir para evitar o resultado.
c) Se considera o crime tentado quando iniciada a preparação; este não se consuma por circunstancias alheias á vontade do agente.
d) Para a caracterização da omissão penalmente relevante é suficiente que o agente tivesse o poder de agir para evitar o resultado do crime.
e) Se pune a tentativa se, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.
A resposta correta é a letra “a”.
24. A respeito da relação de causalidade, é incorreto afirmar que:
a) O resultado, de que depende a existência do crime, só é imputável a quem lhe deu causa.
b) Não há fato típico decorrente de caso fortuito.
c) Não há crime sem resultado
d) A omissão também pode ser causa do resultado
e) O código Penal adotou a teoria da equivalência das condições.
A resposta correta é a letra “c”
25. A respeito dos elementos do crime, é correto afirmar que:
a) O crime cujo tipo descreve conduta comissiva não pode ser praticado por omissão.
b) O nexo de causalidade é a ligação entre a vontade do agente e a conduta delituosa.
c) O resultado pode se restringir ao perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal.
d) Tipicidade é a relação entre a ação delituosa e o resultado almejado pelo agente.
e) Não exclui a imputação a superveniência de causa relativamente independente que por si só produziu o resultado.
A resposta certa é a letra “c”.
26. Um profissional foi contratado para cuidar de um homem muito idoso. Certo dia deixou o idoso sentado em uma praça publica para pegar sol. Em determinado momento, o idoso saiu andando, pensando que tinha sido esquecido pelo cuidador. O cuidador ficou inerte ao ver o idoso cruzar a rua próxima, mesmo vendo avançar um veículo que estava a toda marcha, concebendo-se, portanto, o proposito de deixa-lo morrer, o que ocorreu. O cuidador:
a) Não praticou crime algum, pois não houve nexo de causalidade de sua conduta e a morte do idoso.
b) Praticou crime de omissão de socorro, com pena triplicada pela morte.
c) Praticou crime de homicídio doloso na modalidade omissão impropria.
d) Praticou o crime de omissão de socorro (art.135 do CP) na modalidade omissão impropria
e) Praticou crime de homicídio culposo na modalidade omissão impropria 
A resposta correta é a letra “c”.
27. Considere:
I. O agente fere a vitima, diabética, que, levada ao hospital vem a falecer em decorrência de diabete agravada pelo ferimento.
II. O agente fere a vitima num morro coberto de gelo, a qual, impossibilitada de locomover-se pela hemorragia, vem a falece em decorrência de congelamento.
III. O agente fere a vitima com um disparo de arma de fogo, e esta, levada ao hospital, vem a falecer em decorrência de veneno que havia ingerido antes da lesão.
IV. O agente fere a vitima com disparo de arma de fogo. A vitima, levada ao hospital, vem a falecer em decorrência de incêndio.
Tendo em conta a relação de causalidade física, o agente responderá por homicídio consumado na situação indicada somente em:
a) IV.
b) I e II
c) I e III
d) III
e) III e IV
A resposta correta é a letra “b”.
28. Associe corretamente: Na conduta do agente identificamos o (a):
I. Dolo direto
II. Dolo eventual
III. Culpa consciente
IV. Culpa inconsciente 
( ) quando no tocante a consciência o autor da pratica do ato lesivo não prevê o resultado ( muito embora fosse previsível objetivamente e subjetivamente) e, na esfera volitiva não o quer, e não o aceita.
( ) quando no tocante a consciência o autor da pratica do ato lesivo prevê o resultado e, na esfera volitiva não o almeja, não assume o risco de pratica-lo e, acredita poder evita-lo ( o resultado)
( ) quando no tocante a consciência do autor da pratica do ato lesivo prevê o resultado e, na esfera volitiva não o almeja, mas assume o risco
( ) quando no tocante a consciência do autor da pratica do ato lesivo prevê o resultado e, na esfera volitiva o almeja.
Assinale a sequencia correta.
a) III, II, I, IV
b) II, I, IV, III
c) I, II, III, IV
d) IV, III, II, I
A resposta correta é a letra “d”
29. Com relação ao crime culposo, assinale a alternativa correta:
a) Imprudência é uma omissão, uma ausência de precaução em relação ao ato realizado.
b) Na culpa consciente, o resultado não é previsto pelo agente, embora previsto.
c) O resultado involuntário trata de elemento do fato típico culposo.
d) Na culpa impropria, o resultado não é previsto, embora seja previsível.
A resposta correta é a letra “c”.
30. Jorge pretende matar seu desafeto Marcos. Para tanto, coloca uma bomba no jato particular que o levará para a cidade de Brasília. Com 45 minutos de voo, a aeronave executiva explode no ar em decorrência da detonação do artefato, vinda a falecer, além de Marcos, seu assessor Paulo e os dois pilotos que conduziam a aeronave. Considerando que, ao eleger esse meio para realizar o seu intento, Jorge sabia perfeitamente que as demais pessoas envolvidas também viriam a perder a vida, o elemento subjetivo de sua atuação em relação à morte de Paulo e dos dois pilotos é o:
 a) Dolo alternativo.
b) Dolo eventual.
c) Dolo geral ou erro sucessivo.
d) Dolo direto de 2° grau ou de consequências necessárias.
A resposta correta é a letra “d”.
31. Em relação aos crimes dolosos e culposos, é correto afirmar:
 a) a culpa estará caracterizada se o agente previu o resultado e assumiu o risco de produzi-lo.
b) o dolo estará caracterizado quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
c) a culpa consciente estará caracterizada quando o agente assumiu o risco de produzir o resultado do crime.
d) o dolo estará caracterizado se o agente previu o resultado, mas não assumiu o risco de produzi-lo.
 e) com fundamento na parte geral do Código Penal, o agente será responsabilizado pela prática de crime culposo se praticar uma conduta prevista na lei como crime doloso, mas tenha agido com imprudência, imperícia ou negligência, independentemente da previsão legal do crime na modalidade culposa.
A reposta correta é a letra “b”.
32. A respeito da imputabilidade, julgue os itens abaixo.
I O Código Penal adotou o critério biológico para aferição da imputabilidade do agente. 
II A emoção e a paixão, de acordo com o Código Penal, não servem para excluir a imputabilidade penal nem para aumentar ou diminuir a pena aplicada.
III A embriaguez preordenada não exclui a culpabilidade do agente, mas pode reduzir a sua pena de um a dois terços.
IV A embriaguez involuntária incompleta do agente não é causa de exclusão da culpabilidade nem de redução de pena.
A quantidade de itens certos é igual a
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
 
e) 4
A resposta correta é a letra “a”.

Continue navegando