Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Avaliando Aprend 4

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0037_SM_201803388927 V.1 
	Aluno(a): KEITIANE BARROS VIEIRA
	Matrícula: 201803388927
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	13/06/2018 18:45:00 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201804182498)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No julgamento de determinado Mandado de Segurança foi suscitado conflito de competência entre a 10ª Vara Cível do TJ/RJ e a 08ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora/MG. Considerando as discussões realizadas em sala acerca do conflito de competência assinale a alternativa correta:
		
	 
	Considerando os órgãos envolvidos no conflito a competência para julgamento será do Superior Tribunal de Justiça.
	
	Deverá o respectivo conflito de competência ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas de Gerais.
	
	Não há conflito de competência, considerando que os órgãos jurisdicionais são vinculados a Tribunais diversos.
	
	O conflito de competência deverá ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804182535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sérgio e Claudia viveram em união estável por 08 anos. No período da união adquiriam um imóvel e tiveram um filho, Juliano, que hoje tem 04 anos de idade. Diante da impossibilidade de se manter a vida em comum, o casal decidiu romper consensualmente com a união e contrataram um advogado, Dr. Antônio, para promover a extinção da união estável e a partilha de bens. Neste caso, assinale a afirmativa correta:
		
	 
	O advogado deverá promover a extinção consensual da união através do procedimento da jurisdição voluntária.
	
	O advogado poderá promover a extinção consensual por escritura pública, considerando que, neste caso, não há conflitos em relação à extinção da união estável.
	
	O advogado deverá ajuizar ação de dissolução de união estável, pelo procedimento contencioso, e requerer a realização prévia da mediação judicial.
	
	O advogado poderá promover a extinção consensual da união por escritura pública ou ajuizar ação de extinção consensual pelo procedimento da jurisdição voluntária.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804182521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XIII EXAME DE ORDEM - TIPO 1 - BRANCA) Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo. Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em dois estados da Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nos estados da Bahia e de Mato Grosso. A respeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A ação de inventário poderá ser ajuizada no foro da situação de qualquer dos bens, uma vez que o autor da herança possui bens em lugares diferentes.
	
	O foro competente para o inventário é o da situação dos bens, de forma que o inventário deverá ser aberto na Bahia, local onde a maioria dos bens está localizada.
	
	A ação de inventário deve ser ajuizada no foro do domicílio dos filhos de Lindalva, pois são eles os inventariantes.
	
	O inventário deverá ser aberto pelos herdeiros no estado de Minas Gerais, uma vez que Lindalva não tinha domicílio certo e seus bens estavam em lugares diferentes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804182515)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XII EXAME DE ORDEM - TIPO 1) A ação de consignação em pagamento, procedimento especial de jurisdição contenciosa, é o meio pelo qual o devedor ou terceiro poderá requerer a consignação da quantia ou da coisa devida com efeito de pagamento. A respeito da resposta do réu na referida ação, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Por ser o réu o credor, ainda que não ofereça contestação, não estará sujeito aos efeitos da revelia, caso em que haverá procedência do pedido e extinção da obrigação, devendo arcar com as custas e os honorários de sucumbência.
	
	Alegado em contestação que o depósito não é integral, o autor poderá completá-lo, salvo se o inadimplemento acarretou a rescisão contratual, mas o réu ficará impedido de levantar o valor ou coisa depositada até que a sentença conclua acerca da parcela controvertida.
	
	Caso o objeto da prestação seja coisa indeterminada e a escolha couber ao credor, será citado para exercer o direito no prazo legal e, em vez de contestar, receber e dar quitação, a obrigação será extinta, sem condenação em custas e honorários.
	 
	Na contestação o réu poderá alegar que foi justa a recusa e que o depósito não é integral, e, na segunda hipótese, tal argumento somente será admissível se o réu indicar o montante que entende devido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804174516)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
		
	
	A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência;
	 
	B)o recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
	
	D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo.
	
	C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes