Buscar

POLÍTICA SOCIAL I simulado

Prévia do material em texto

POLÍTICA SOCIAL I
	
	Simulado: SDE0642_SM_201308317999 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): LUANA BASTOS DO NASCIMENTO ROSA
	Matrícula: 201308317999
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 07/10/2014 20:02:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308486580)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste as políticas públicas?
		
	
	São políticas implícitas, não sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
	 
	São políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
	
	São políticas explicitadas, porém não sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
	
	São políticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que, porém não orientam as ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
	
	São políticas implícitas, sistematizadas ou formuladas em documentos (leis, programas, linhas de financiamentos) que orientam ações que normalmente envolvem aplicações de recursos públicos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308486596)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XIX, a principal condição do Estado era:
		
	
	social.
	
	econômica.
	
	política.
	 
	territorial.
	
	Religiosa
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308486583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por seu impacto sobre a cidadania social, a política social acaba por apresentar consequências relevantes para as demais dimensões da cidadania. Analise os enunciados abaixo e indique a resposta errada:
		
	 
	O mercado ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	As liberdades de ir e vir, de firmar contratos, inclusive contratos de trabalho, de possuir, dispor e transacionar propriedades, de ter opiniões e crenças e expressá-las são manifestações de cidadania política.
	
	A cidadania social compreende o conjunto de direitos e obrigações que possibilita a participação igualitária de todos os membros de uma comunidade nos seus padrões básicos de vida.
	
	A cidadania política se define como o direito de influir nas decisões sobre os destinos coletivos mediante participação direta no exercício do poder ou por intermédio das instituições representativas dos governos local e nacional.
	
	A cidadania social ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308486543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em seu processo histórico, o Serviço Social tem se utilizado das tendências teórico metodológicas advindas das Ciências Sociais. Dentre as tendências que marcam a formação e a intervenção profissional, as principais são:
		
	
	o positivismo e a fenomenologia, que influenciou o construtivismo de Paulo Freire.
	
	o positivismo de Auguste Comte e o existencialismo de Sartre sob inspiração marxista.
	
	o funcionalismo de Durkheim e o método compreensivo de Weber, para atuar nas instituições e o marxismo que não explica a origem da desigualdade social
	
	o positivismo, que se desdobra entre outras correntes, no funcionalismo; e o materialismo histórico, a partir da influência marxista.
	 
	o funcionalismo de Durkheim e o método compreensivo de Weber, para atuar nas instituições e o marxismo que explica a origem da desigualdade social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308486548)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na conjuntura atual, a atuação profissional no campo das políticas sociais exige do assistente social identificar os desafios impostos pela realidade e os de seu trabalho.Isso supõe, entre outras condições:
		
	
	compreender que a política social não é resultado da vontade dos sujeitos e da busca de legitimação e de consensos.
	
	valorizar, na prática cotidiana, a rede institucional privada e filantrópica no processo de implementação de políticas sociais.
	
	tomar consciência de que, na realidade contemporânea, há uma tendência à implementação de políticas sociais não-redistributivas.
	 
	compreender que a política social é resultado da vontade dos sujeitos e da busca de legitimação e de consensos.
	
	defender a cidadania liberal como caminho para a garantia dos direitos civis, políticos e sociais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308486515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a definição de Políticas públicas?
		
	
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder privado; regras e procedimentos para as relações entre poder privado e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Mundo Privado.
	
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; porém não fornecem as regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, sendo somente mediadores entre atores da sociedade e do Estado
	
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, não se constituem como mediações entre atores da sociedade e do Estado
	
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder religioso; regras e procedimentos para as relações entre poder religioso e sociedade, mediações entre atores da sociedade e da Religião.
	 
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308486511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que são Políticas Sociais ou Públicas?
		
	
	São possibilidades que o Governo cria para gastar o dinheiro público.
	
	São ações desenvolvidas baseadas na Constituição para atender a um nicho da sociedade
	
	São ações desenvolvidas a partir de uma demanda social, mesmo sem um escopo completo.
	
	São propostas criadas pela sociedade civil para atender a uma pequena parte da mesma.
	 
	São ações criadas pelo Estado para atender a uma demanda social, definidas em documentos legais e, normalmente com verba pública.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308486535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A teoria funcionalista visava estudar o comportamento dos homens em sociedade, as mudanças que o meio podia propiciar no ser humano e a ordem social estabelecida, porém, essas questões não eram questionadas dentro do funcionalismo, nem tampouco criticadas, ao contrário, o objetivo desta linha teórica era apenas conhecer a estrutura do problema, considerando muitas vezes que algumas situações eram funcionais para que a ordem fosse estabelecida na sociedade.Assinale a alternativa correta sobre a teoria funcionalista:
		
	
	A perspectiva funcionalista não acredita que o conflito gera uma desordem social, mas, porém, gera um desequilíbrio na sociedade
	
	A perspectiva funcionalista acredita que o conflito gera uma desordem social, mas não um desequilíbrio na sociedade
	 
	A perspectiva funcionalista acredita que o conflito gera uma desordem social e um desequilíbrio na sociedade.
	
	A perspectiva funcionalista acredita que o conflito não gera uma desordem social, mas sim um desequilíbrio na sociedade
	
	A perspectiva funcionalista não acredita que o conflito gera uma desordem social e um desequilíbrio na sociedade9a Questão (Ref.: 201308486562)
	
	Em 1993 foi, foi aprovada a Lei Organica da Assistência Social - LOAS, descreva a importância desta lei para a Política Social no país:
		
	
Sua Resposta: A LOAS define os princípios e diretrizes da Assistência Social em nível nacional, pois ratifica o caráter de política pública de garantia de direitos, contrapondo-se e destituindo o histórico assistencialismo.
	
Compare com a sua resposta: A LOAS define os princípios e diretrizes da Assistência Social em nível nacional, pois ratifica o caráter de política pública de garantia de direitos, contrapondo-se e destituindo o histórico assistencialismo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308486560)
	
	Descreva as mudanças na concepção de Assistência Social no Brasil, a partir da inclusão na Constituição Federal de 1988.
		
	
Sua Resposta: Após a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social ganha o status de política pública, direito do cidadão e dever do Estado. Passando a constituir, juntamente com a saúde e a Previdência Social, a base da seguridade socail.
	
Compare com a sua resposta: Após a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social ganha o status de política pública, direito do cidadão e dever do Estado. Passando a constituir, juntamente com a saúde e a Previdência Social, a base da seguridade socail.

Outros materiais