Buscar

Tema 3 Apresentação de dados Estatísticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“Uma variável é uma característica de interesse que pode assumir diferentes valores ou classificações para diferentes sujeitos, organismos ou objetos selecionados para nosso estudo”.
MARTINEZ, Edson Zangiacomi. Bioestatística para os cursos de graduação da área da saúde. São Paulo: Blucher, 2015. p. 23.
Como vimos, as variáveis são classificadas em qualitativa e quantitativa. Assim, relacione o tipo de variável ao seu respectivo exemplo.
(1) Variável qualitativa nominal ( ) Os níveis séricos de colesterol (mg/ml) de um grupo de pessoas.
(2) Variável qualitativa ordinal ( ) Número mensal de óbitos de pessoas em uma cidade no ano de 2016.
(3) Variável quantitativa discreta ( ) Classificação dos funcionários de uma empresa (muito pobre, pobre, regular, rico, muito rico).
(4) Variável quantitativa contínua ( ) O tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) de um grupo de pessoas.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a.
4 – 3 – 2 – 1. Correto
b.
2 – 4 – 1 – 3.
c.
2 – 1 – 4 – 3.
d. 3 – 2 – 4 – 1.
Feedback
Sua resposta está correta.
Os níveis séricos de colesterol são dados por uma medição (assim como medida de altura, peso, que são dados contínuos), por isso é uma variável quantitativa contínua. O número mensal de óbitos é dado por uma contagem de números inteiros, então, é uma variável quantitativa discreta. Quando classificamos as pessoas em uma escala do mais pobre até o mais rico (há uma ordem), trata-se de uma variável qualitativa ordinal. Já os tipos sanguíneos, como não há uma ordem, é uma variável qualitativa nominal.
A resposta correta é:
4 – 3 – 2 – 1..
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As notas de Matemática de 320 alunos do 3º ano do Ensino Médio, no primeiro bimestre, poderiam variar entre “A, B, C e D”. Assim, 45 alunos obtiveram a nota máxima (A); 85 alunos ficaram com “B”, 108 alunos com “C”; e o restante dos alunos ficaram com “D”.
A partir do trecho enunciado e dos seus conhecimentos adquiridos sobre frequência relativa, gráficos e tabelas, analise as afirmações a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
( ) A frequência relativa de alunos que ficaram com nota “D” é de aproximadamente 26%.
( ) A frequência relativa de alunos que ficaram com nota “A” é de aproximadamente 17%.
( ) Os dados das notas dos alunos são variáveis qualitativas ordinais.
( ) O gráfico que melhor representa estes dados é o gráfico de linha.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V, F, F e F. Incorreto
b. F, V, V e F.
c. V, V, V e F.
d. V, F, V e F.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Como vimos, a frequência relativa é calculada ao dividir-se o número de valores dentro de um intervalo pelo número total de valores. Assim, a afirmativa I está correta, porque somando a quantidade de alunos que ficaram com A (45), B (85) e C (108), temos 238; então, subtraindo este valor do total, encontramos a quantidade de pessoas que ficaram com D (82); depois, dividindo este valor por 320 (número total de alunos), temos 0,25625, que é aproximadamente 26%. A afirmativa II está incorreta, uma vez que ao dividir 45 (número de alunos que ficaram com a nota “A”) por 320, obtemos 0,140625, que é aproximadamente 14%. A afirmativa III está correta, visto que os dados seguem uma ordem (A, B, C e D), representam uma qualidade em matemática. A afirmativa IV está incorreta, porque o gráfico de linhas é mais utilizado em séries temporais, neste caso o mais adequado seria o gráfico de barra.
A resposta correta é: V, F, V e F..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Há um gráfico de apresentação de dados estatísticos que, apesar de também ser empregado para variável qualitativa nominal, é o mais indicado para apresentar uma variável qualitativa ordinal, pois a sua estrutura deixa evidente a ordem das classes.
De acordo com o seu conhecimento adquirido, a qual gráfico o texto refere-se?
Escolha uma:
a. Gráfico de barras. Correto
b. Gráfico de setor (pizza).
c. Gráfico de linhas.
d. Gráfico de dispersão.
Feedback
Sua resposta está correta.
O gráfico de barras representa os possíveis resultados em barras dispostas em uma sequência, o que configura muita utilidade para as variáveis ordinais.
A resposta correta é: Gráfico de barras..
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe as situações descritas a seguir.
Os líderes de uma grande montadora de automóvel estão analisando os dados de vendas do último ano de um de seus veículos, para tomar a decisão sobre a sua retirada do mercado. Para isso, eles recebem os dados brutos da venda mensal do modelo no último ano e dos similares dos seus concorrentes.
Analisando o problema da montadora, dentre as opções a seguir, qual identifica a melhor apresentação descritiva dos dados para auxiliar na sua decisão?
Escolha uma:
a. Apresentar os dados em rol, para melhor visualização do crescimento da série de cada carro ao longo dos meses.
b. Como se trata de uma série temporal, podemos apresentá-los em uma tabela mensal com a frequência absoluta e relativa de cada carro no ano.
c. Usar um gráfico de linha para comparar com os concorrentes quais meses a venda foi superior ou inferior e identificar os problemas naqueles meses.
d. Usar vários gráficos de setor divididos em 12 partes para representar a quantidade vendas de cada carro no ano. Incorreto
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O problema enunciado é caracterizado como uma série temporal, uma vez que o tempo que estabelece a ordem dos dados. Assim, o gráfico de linha começará em janeiro (na horizontal) e irá até dezembro. Observando esta evolução, os líderes da montadora irão comparar entre os melhores meses de vendas do seu modelo e dos concorrentes. A partir desta análise, eles poderão tomar a decisão de tirar o carro do mercado ou solucionar os problemas que levaram a ter poucas vendas em determinados meses do ano.
A resposta correta é: Usar um gráfico de linha para comparar com os concorrentes quais meses a venda foi superior ou inferior e identificar os problemas naqueles meses..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“A duração da gestação é classificada como pré-termo se a criança nasce em idade gestacional inferior a 37 semanas, a termo se a idade gestacional está entre 37 e 41 semanas, e pós-termo se a idade gestacional é igual ou maior que 42 semanas. No mês de janeiro de 2013 nasceram em uma maternidade 50 crianças de gestações pré-termo, 145 crianças de gestações a termo e 25 crianças de gestações pós-termo”.
MARTINEZ, Edson Zangiacomi. Bioestatística para os cursos de graduação da área da saúde. São Paulo: Blucher, 2015. p. 46.
A partir dos dados enunciados no trecho lido e de acordo com os seus conhecimentos referente à frequência relativa, gráficos e tabelas, analise as assertivas a seguir, assinalando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A frequência relativa dos nascimentos de gestação pós-termo foi de aproximadamente 11%.
( ) Os dados enunciados são variáveis quantitativas discretas, pois fazem a contagem de semanas da duração da gestação.
( ) O gráfico de setor pode representar bem estes dados, pois são variáveis qualitativas nominais.
( ) O gráfico de barras pode representar bem estes dados, pois são variáveis qualitativas ordinais.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V, F, F e V.
b. V, V, F e V. Incorreto
c. V, F, F e F.
d. F, V, V e F.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A afirmativa I está correta, porque dividindo 25 por 220 (soma total de nascimentos), temos 0,113636, que é aproximadamente 11%. A afirmativa II está incorreta, pois, apesar de terem feito uma contagem das semanas de gestação, os dados foram organizados em classes que seguem uma ordem. A afirmativa
III está incorreta, visto que os dados seguem uma ordem (pré-termo, termo, pós-termo. A afirmativa IV está correta, porque o gráfico de barras é o mais utilizado em variáveis qualitativas ordinais.
A resposta correta é: V, F, F e V..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais