Buscar

Caso concreto 11 ied

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto 11
Veja a notícia abaixo: (Disponível em : http://www.conjur.com.br/2012-abr-12/supremopermite-interrupcao-gravidez-feto-anencefalo) Decisão histórica INTERRUPÇÃO DE GRAVIDEZ DE ANENCÉFALO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PUBLICOU O ACÓRDÃO DA DECISÃO QUE PERMITIU A INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ DE FETO ANENCÉFALO ADPF 54 / DF No julgamento, os ministros decidiram que médicos que fazem a cirurgia e as gestantes que decidem interromper a gravidez não cometem qualquer espécie de crime. Com a decisão, para interromper a gravidez de feto anencéfalo, as mulheres não precisam de decisão judicial que as autorize. Basta o diagnóstico de anencefalia. Agora veja os seguintes artigos do Código Penal que tratam do tema: 
Código Penal: 
Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: 
Aborto necessário
 I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro
 II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. 
Considerando que a gravidez não seja resultante de estupro, nem que o feto anencefálico coloque em risco a vida da gestante. Como explicar hermeneuticamente a polêmica decisão do STF ?
R= Podem ser interpretadas em conjunto com o Art.5 da constituição (direito a vida.)
QUESTÕES OBJETIVAS
 1 - Com freqüência o termo hermenêutica jurídica é usado como sinônimo de interpretação da norma jurídica. MIGUEL REALE, por exemplo, fala em "hermenêutica ou interpretação do Direito", em suas Lições Preliminares de Direito. CARLOS MAXIMILIANO, por sua vez, distingue "hermenêutica" e "interpretação"; aquela seria a teoria científica da arte de interpretar; esta seria a aplicação da hermenêutica; em suma, a hermenêutica seria teórica e a interpretação seria de cunho prático, aplicando os ensinamentos da hermenêutica. Outros autores dão ao vocábulo um sentido mais amplo, que abrange a interpretação, a aplicação e a integração do Direito. Com base nessas informações, conclui-se que:
(B) Um dos elementos que encerra o conceito de interpretação da norma é fixar o seu alcance: significa delimitar o seu campo de incidência; é conhecer sobre que fatos sociais e em que circunstâncias a norma jurídica tem aplicação

Outros materiais