Buscar

TRAJANO PAULO

Prévia do material em texto

QUESTÃO 05
Existem diversas hipóteses que podem dialogar com o contexto, contudo, irei discorrer sobre duas. A primeira refere-se ao fato de que é comum na situação vivenciada por Roberto, o uso da calculadora. A segunda hipótese consiste no fato de que na matemática escolar não trata-se apenas de fazer o cálculo, exige uma situação problema em que exige do Roberto o domínio dos conceitos matemáticos e as habilidades de leitura e interpretação, além das habilidades necessárias para resolução dos cálculos, por meio do raciocino lógico. Portanto, é uma situação muito mais complexa, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem não depende unicamente de quem aprende, mas o aprendizado requer competência didática daquele que ensina. 
Acredito que a primeira estratégia didática seja fazer um diagnóstico das dificuldades de Roberto, é preciso saber se sua dificuldade consiste em não dominar os conceitos matemáticos, em fazer os cálculos por não dominar as quatro operações básicas e/ou ainda se se trata de dificuldades na leitura e interpretação das situações problemas. A partir do diagnóstico é que faria o plano de ação que envolva diferentes situações de aprendizagem para resolução de suas dificuldades. Suponhamos que ele apresente em menor ou maior grau todas as dificuldades elencadas acima. Buscando resolver ou minimizar suas dificuldades, proponho como estratégia trabalhar com Roberto situações problemas que envolvam questões do seu cotidiano como caixa na feira onde trabalha. Para entender melhor, tomamos o exemplo abaixo:
Na barraca de frutas do pai de Roberto estava a seguinte placa com a tabela de preços: 
Sabendo-se que num determinado dia durante a manhã o pai de Roberto vendeu 5 kg de todas as frutas, com exceção da laranja que foram vendidos 12 kg, responda as questões abaixo:
a) quantos kg de frutas foram vendidos?
b) qual a diferença do valor em reais da venda das laranjas e das uvas? 
c) qual o total do dinheiro que entrou no caixa?
Para auxiliar Roberto a resolver a questão é preciso fazer passo a passo, conforme as ações seguintes:
1ª Fazer a leitura e interpretação do enunciado para compreender a situação-problema;
2ª Trabalhar com os conceitos de diferença e total (retomar ao nome dos termos da adição e subtração) para identificar as operações que serão necessárias para resolução das questões propostas;
3ª Orientá-lo no processo de armar as operações para efetuar os cálculos, chamando a atenção para o fato de que para resolver a segunda questão será necessários utilizar duas operações (multiplicação e subtração). 
4ª Orientá-lo a certificar-se se os cálculos estão corretos refazendo os cálculos com o uso da calculadora (uma prática que suponho ser comum ao seu cotidiano). 
Outra estratégia seria fazer uma oficina que culminaria com a simulação de uma feira livre em sala de aula (lembrando que as frutas seriam solicitadas previamente aos país dos alunos por meio de oficio com a cópia do projeto anexo). Durante a oficina iria orientar Roberto e seus colegas na elaboração de situações problemas (utilizando as operações já estudadas), na confecção da Tabela de Preços e na organização da sala. Posteriormente, faríamos a simulação de compra das frutas, no qual as situações problemas criadas pelo grupo seriam vivenciadas por eles.

Continue navegando