Buscar

AV. AP. 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

13/06/2018 EPS: Alunos
http://simulado.estacio.br/alunos/ 1/1
HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA II
 
Avaliando Aprend.: CCE0891_SM_201602371849 V.1 
Aluno(a): VIVIAN DE CARVALHO GAMA Matrícula: 201602371849
Desemp.: 0,3 de 0,5 13/06/2018 21:11:12 (Finalizada)
 
1a Questão (Ref.:201604834744) Pontos: 0,0 / 0,1 
Sabe-se que a ocupação do Brasil Colônia se deu primeiramente na porção litorânea do território e que a produção do açúcar foi primordial para a ocupação do Brasil recém-descoberto. Diante do
exposto, leia as alternativas abaixo e marque a alternativa incorreta:
Nesse período, Salvador se destaca como a sede planejada para a capital da Colônia, cujo projeto delimita o espaço urbano entre muralhas, como uma fortificação.
Olinda também foi uma das primeiras cidades fundadas no período, implantada sobre relevo acidentado e com traçado irregular.
Dentro dos pequenos núcleos urbanos, destacam-se os edifícios administrativos e religiosos como marcos definidores do seu desenho.
 Para análise da arquitetura que se desenvolveu no Nordeste brasileiro, as gravuras e bibliografia holandesas foram as mais importantes fontes de informação.
 Os primeiros núcleos urbanos construídos no Brasil apresentavam um complexo sistema de planejamento territorial, tendo ruas de traçados regulares, largos e praças.
 
2a Questão (Ref.:201604834741) Pontos: 0,1 / 0,1 
Marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO nas afirmações abaixo, considerando as principais características da arquitetura colonial das cidades litorâneas brasileiras e identifique a alternativa correta:
( ) Pode-se afirmar que não ocorreu no Brasil colonial a reprodução pura e simples de tipos arquitetônicos de Portugal, já que eram outras as condições sociais, climáticas e de materiais de construção disponíveis.
( ) A luxuosa ornamentação interna das igrejas urbanas tinha influência do barroco português, tendo grande representação nas igrejas de ordem terceira.
( ) Os sobrados urbanos construídos em Recife e Salvador apresentam grande semelhança, tendo como características comuns a planta de formato retangular e a grande altura, com telhados inclinados para abrigar um sótão.
A Resposta Correta é F V V respectivamente nesta ordem
A Resposta Correta é V F F respectivamente nesta ordem
A Resposta Correta é F V F respectivamente nesta ordem
 A Resposta Correta é V V F respectivamente nesta ordem
A Resposta Correta é V V V respectivamente nesta ordem
 
3a Questão (Ref.:201604834735) Pontos: 0,0 / 0,1 
Desde o século XVI até o século XIX, conjuntos de edifícios voltados para a produção do açúcar foram instalados ao longo de quase todo o litoral brasileiro. Sobre os edifícios que compunham as fazendas
de cana de açúcar, assinale a afirmativa correta:
As fazendas de cana de açúcar formavam complexos bem estruturados desde o seu surgimento, com maquinário operado por mão de obra especializada.
 As capelas construídas nesses complexos foram os edifícios que mais receberam investimentos, sendo utilizados materiais mais duráveis como a pedra, obras de talha e pintura no seu interior.
Os principais edifícios presentes nas fazendas de cana de açúcar eram a fábrica, a casa-grande e a casa do feitor de escravos.
A planta das capelas dos engenhos era mais complexa, com nave central, naves laterais e pequenas capelas, distribuídas nas laterais.
 As casas-grandes sempre apresentaram um rebuscamento arquitetônico, tendo como principal marca dessa arquitetura inicial a presença do espaço do alpendre e de elementos neoclássicos.
 
4a Questão (Ref.:201604834710) Pontos: 0,1 / 0,1 
Na lista das maiores obras dos mestres de arquitetura Barroca, assinale a alternativa que relaciona corretamente a obra abaixo ao seu autor: 1. Praça da Basílica de São Pedro _________________ 2.
Igreja San Carlo Alle quatro fontane. ______________ 3. Igreja San Andrea all Quirinale. _________________ 4. São Lorenzo de Turin ___________________
1. Michelangelo 2. Borromini 3. Bernini 4. Leonardo Da Vinci
 1. Bernini 2. Borromini 3. Bernini 4. Guarini
1. Bernini 2. Borromini 3. Borromini 4. Guarini
1. Borromini 2. Michelangelo 3. Bernini 4. Leonardo Da Vinci
1. Borromini 2. Guarini 3. Bernini 4. Bernini
 
5a Questão (Ref.:201604834794) Pontos: 0,1 / 0,1 
 
Qual estilo surgiu na França em contraposição aos excessos do barroco italiano e pretendendo ser mais elegante?
Gótico
Regency
Neoclássico
Românico
 Rococó

Outros materiais