Buscar

Exercícios paráfrase e citações 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios –Paráfrases e citações
Elabore uma paráfrase (resumo) com o autor como parte do texto:
Por que os cristãos devem usar suas mentes? 
 
A primeira razão se apresentará a todo crente que deseja ver o evangelho proclamado e Jesus Cristo reconhecido no mundo todo. Trata-se do poder do pensamento humano na concretização de ações. A História está repleta de exemplos da influência que grandes ideias exercem. Todo movimento de poder teve a sua filosofia que se apossou da mente, inflamou a imaginação e capacitou a devoção de seus seguidores. Basta pensar nos manifestos fascista e comunista do século passado, na obra “Mein Kampf” de Hitler, de um lado, e no “Das Kapital” de Marx e “Pensamentos” de Mao, do outro. A. N. Whitehead resume isso da seguinte forma: Uma grande parte do mundo é atualmente dominada por ideologias que, se não completamente falsas, são estranhas ao evangelho de Cristo. Apregoamos “conquistar” o mundo para Cristo. Mas que espécie de “conquista” temos em mente? Certamente que não uma vitória baseada na força das armas.
Crer também é pensar- John R. W. Stott -2012- Editora ABU
Elabore uma paráfrase (comentário explicativo) de modo que o autor não faça parte do texto:
A BUSCA DA SANTIDADE 
 Muitos dos segredos da santidade nos sãos revelados nas páginas da Bíblia. De fato, um dos objetivos principais da Escritura é mostrar ao povo de Deus como levar uma vida que lhe seja digna e que lhe agrade. Porém um dos aspectos mais negligenciados na busca da santidade é a parte que compete à mente, conquanto o próprio Jesus tenha posto o assunto fora de qualquer dúvida quando prometeu: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. É mediante a sua verdade que Cristo nos liberta da escravidão do pecado.
Crer é também pensar- John R. W. Stott -2012- Editora ABU
Elabore uma paráfrase com amplificação do texto: acréscimo de exemplos, pormenores, comparações, contrastes, exposições de causa e efeito, definição.
 Catecismo Tridentino, em 1564, pelo Papa Pio IV lido em CHAMPLIN,Vol 6 - pg 625: 
 “A igreja é o corpo de todos os fiéis que até agora viveram e vivem na terra, com uma cabeça invisível, Cristo, e numa cabeça visível, sucessor de Pedro, que ocupa a sede romana”.

Outros materiais