A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
30 pág.
PIAGET

Pré-visualização | Página 1 de 2

*
Os fundamentos da teoria piagetiana
PIAGET -1896 – 1980
84 anos
Jean Piaget nasceu em 1896 em Neuchâtel, Suíça. Seu pai, Arthur Piaget, foi um professor de literatura medieval na Universidade de Neuchâtel.
 Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pombo albino aos 11 anos de idade.
Piaget se tornou Doutor em ciência naturais pela Universidade de Neuchâtel e após estudou brevemente na Universidade de Zürich. 
 
*
No início de sua carreira acadêmica, Piaget se interessou pela psicanálise. Mudou-se para Paris, França onde lecionou no colégio Grange-Aux-Belle para garotos, dirigido por Alfred Binet, que desenvolveu o teste de inteligência de Binet.
 Foi durante seu trabalho com os resultados destes testes que Piaget percebeu regularidades nas respostas erradas das crianças de mesma faixa etária. Esses dados permitiram o lançamento da hipótese de que o pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento adulto.
*
Em 1921, Piaget retornou à Suíça à convite do diretor do Instituto Rousseau em Genebra.
No ano de 1923, se casou com Valentine Châtenay, uma de suas ex-alunas. Juntos, tiveram três filhos, cujos desenvolvimentos cognitivos foram minuciosamente estudados pelo pesquisador suíço.
 Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaceneu à frente do instituto até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no IBE Council e na International Conference on Public Education, nos quais ele expressava suas teses educacionais.
*
Em 1964, Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. 
Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.
Ele morreu no dia 19 de setembro de 1980 (com 84 anos).
*
Formação
Biologia, 
Filosofia
Sociologia
Compreensão em Matemática
*
1921 – Freqüentou o laboratório de Binet.
Trabalhou na padronização dos testes de inteligência.
Concentrou-se nos erros cometidos pelas crianças e concluiu que esses erros indicavam estruturas mentais características de determinadas faixas etárias.
Contato com a psicanálise – para primeira versão do método clínico
*
1921 – 1930 - procurou a lógica da criança através do pensamento verbal e inicia alguma experiência com o uso de método verbal
1930 – 1940 – Estudou as primeiras manifestações da inteligência e o desenvolvimento das funções de representação
*
1940 – 1955 - formalização do método clínico.
Estudos sobre a operação lógico tanto concreto como formal 
Método experimental e método dedutivo
Após 1950 – Estudo da Epistemologia genética 
*
A questão do Piaget
COMO TEM ORIGEM E COMO EVOLUI O CONHECIMENTO?
Resposta: filosofia, abordando a teoria do conhecimento = EPISTEMOLOGIA 
EPISTEMOLOGIA (Aurélio) = Conjunto de conhecimento que têm por objetivo o conhecimento científico, visando a explicar seus condicionamentos, sistematizar suas relações, esclarecer seus vínculos e avaliar seus resultados e aplicações.
*
Para Piaget 
Epistemologia – compreende o estudo da constituição do conhecimento válido. 
Epistemologia genética ou Teoria Psicogenética - estuda a passagem dos conhecimentos menos estruturados a estados de conhecimentos mais estruturados.
*
O conhecimento é construído
Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem. 
*
Construtivismo
Nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. 
Se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia.
*
*
Sistema Piagetiano
Um organismo é receptivo ao meio 
“ A reação de um organismo não é , portanto, simplesmente uma resposta da estrutura subjacente do organismo e só se pode compreender de modo adequado a natureza de um estímulo depois de analisar a estrutura que está na base da resposta”.p.16
*
Em cada momento do desenvolvimento, uma estrutura mental é responsável pela forma particular de se abordar o meio e de se emitir determinada resposta.
O desenvolvimento de crianças e adolescentes se caracteriza pela sucessão de estruturas mentais diferentes.
*
Cada estrutura mental é regida por leis próprias e caracteriza um modelo de compreender a realidade que inclui a:
Percepção
Pensamento
Linguagem
Afetividade
*
Esquemas Mentais
Uma estrutura mental mais simples constitui a base ou a infra-estrutura de estruturas mais complexas – desenvolvimento = sucessão de esquemas mentais.
*
Esquemas
WADSWORTH (1996) define os esquemas como estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. 
Os esquemas são tratados, não como objetos reais, mas como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso. Os esquemas não são observáveis, são inferidos e, portanto, são constructos hipotéticos.
*
FUNÇÕES DO CONHECIMENTO 			 (cognição) 
Adaptação e organização– são os processos indissociáveis do pensamento. 
Os esquemas de assimilação e acomodação vão se modificando, configurando os estágios do desenvolvimento,base para explicar o processo do desenvolvimento psicológico.
*
Assimilação
Assimilação = incorporação de coisas e pessoas à atividade própria do sujeito. Quando uma criança tem novas experiências (vendo coisas novas ou ouvindo coisas novas), ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas que já possui.
*
Adaptação de novos estímulos aos esquemas existentes
Ex.: A criança conhece e tem organizado esquematicamente o cachorro e é trazido para ela um animal semelhante: ex cavalo. 
Ela assimilou as semelhanças em função da proximidade dos estímulos e da pouca variedade e qualidade dos esquemas acumulados pela criança.
*
Acomodação
A diferenciação do cavalo para o cachorro deverá ocorrer por um processo chamado de acomodação.
Acomodação – reajuste das estruturas em função das transformações ocorridas.
A criança acomodará aquele estímulo a uma nova estrutura cognitiva, criando assim um novo esquema. 
Esta criança tem agora, um esquema para o conceito de cachorro e outro para o conceito de cavalo.
*
 CONCLUINDO
Equilibração é o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece. 
*
Chave da construção
Ação do sujeito.
O modo pelo qual isto se converte num processo de construção interna – contínua expansão
A criança exerce controle da organização de suas experiências externas.
*
Conceitos
Hereditariedade
Ação 
Organização
Modus Operandi
Esquema 
Estrutura
Adaptação
Assimilação
Acomodação
Equilíbrio
Equilibração
*
O desenvovlimento ocorre através de 4 estágios 
Sensório motor – 
Pré - operatório – ou objetivo simbólico 
Operatório concreto
Operatório formal
*
CONCLUINDO 
Piaget afirma que o aprendizado necessita também da ação de quem aprende (formulando hipóteses para entender o objeto de conhecimento, por exemplo).
 a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.
 o sujeito tem potencialidades e características próprias, mas, se o meio não favorece esse desenvolvimento (fornecendo objetos, abrindo espaços e organizando ações), elas não se concretizam
*
CONCLUINDO
Quando a concepção de aprendizagem está vinculada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.