Buscar

Tanatologia AV 4

Prévia do material em texto

Segundo Elisabeth Kubler-Ross (1991), existe cinco estágios no processo de morte e morrer: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação.Marque a questão correta.
		
	 
	Primeiro estágio - negação e isolamento:São mecanismos de defesa temporários contra a dor psíquica diante da morte, que variam em intensidade e duração dependendo de como o paciente e as pessoas ao seu redor lidam com essa dor. O paciente pode buscar vários médicos em busca de um diagnóstico contrário ao primeiro. A pessoa nega os motivos ou causas para a sua morte, ou pode procurar iludir-se, fazer de conta que não está acontecendo com ela.
	
	Não há diferenças entre os estágios.
	
	Segundo estágio - barganha: A maioria delas é feita com Deus e normalmente, mantida em segredo. A pessoa implora que Deus aceite sua ¿oferta¿ em troca da vida: uma vida dedicada à igreja, aos pobres, à caridade...
	
	Quarto estágio - aceitação: Já não há desespero e nem negação da realidade, é um momento de repouso e serenidade do paciente. É importante permitir que o paciente e a família alcancem esse estágio de aceitação com Terceiro estágio - barganha:
	
	Terceiro estágio - depressão: Aparece quando o paciente toma consciência da perspectiva da morte. É uma atitude evolutiva: a negação, a revolta e as barganhas não resolveram, surge então o sofrimento e a dor psíquica da realidade da morte
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201307546217)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São reações da equipe de enfermagem diante do paciente terminal: I) Identificação com a morte e o sofrimento; II) Culpa pelo sofrimento administrado; III) Impotência e afastamento; IV) Negação e silêncio. V) Superproteção como remissão da culpa.
		
	
	Nenhuma das afirmativas são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	
	Apenas as afirmativas II e IV são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	
	Apenas as afirmativas II e V não são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	 
	Todas as afirmativas são reações da enfermagem diante do paciente terminal
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201308205612)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Síndrome de Burnout é a doença ocupacional a que estão mais expostos os profissionais das áreas de saúde, educação e serviços assistenciais. Nela, ocorre adoecimento físico e psíquico, que compromete os resultados do trabalho. Esse acometimento repercute nas organizações, pois gera elevado índice de absenteísmo, aumento de conflitos interpessoais e turnover. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. I. A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico decorrente de um estado de tensão emocional e estresse crônico provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. II. A Síndrome de Burnout caracteriza-se por euforia, despersonalização, reviviscência episódica de evento estressor e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho. III. Há vários estressores ocupacionais vivenciados pelos profissionais da área de saúde que afetam diretamente o seu bem-estar, e, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout. Os estressores ocupacionais para enfermeiros estão relacionados à atuação profissional, ambiente de trabalho, administração de pessoal, relacionamento interpessoal, assistência prestada e vida pessoal. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	As assertivas I,II e III.
	
	Somente a assertiva II.
	 
	As assertivas I, III e IV.
	
	Somente as assertivas III e IV.
	
	As assertivas I, II e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201307934641)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O luto é uma reação considerada normal diante de perdas de pessoas amadas, no entanto, algumas pessoas podem evoluir para um luto fora do normal, quando isso ocorre é chamado de luto patológico. Segundo Melanie Klein, o luto normal e o patológico se contratam pelo grau e não pela estrutura. Com relação as fases do luto normal responda V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
		
	 
	( ) Na fase de desorganização a pessoa desenvolve sintomas semelhantes a desorganizações mentais
	 
	( ) Fase de choro convulsivo: acontece na hora do óbito.
	 
	( ) Fase de desejo de busca: busca pela figura perdida; algumas pessoas acreditam ver a pessoa, sentir seu cheiro
	 
	( ) A fase de organização: é quando o indivíduo começa a refazer sua vida; encontra novas motivações para viver.
	 
	( ) Choque: fase que acontece até algumas horas ou semanas após o evento da morte.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201307545986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É indiscutível que o contato constante com pacientes em fase terminal e que vivenciam as etapas do processo de morrer, deixa a equipe de enfermagem sujeita a estresses físico e psicológico. Assim, alguns profissionais elaboram tipos de defesa para suportar a carga psíquica, dentre elas: I) Despersonalização: Qualquer paciente é igual a outro qualquer. Evita-se o vínculo afetivo. II) Evitação: Evita-se a intimidade para evitar angústia com o sofrimento do paciente. Mantém-se um distanciamento. III) Distanciamento: Os sentimentos têm que ser controlados, o envolvimento refreado e as identificações perturbadoras são evitadas. IV) Negação: Estabelecimento de desempenho das tarefas e padronização de condutas. O ritual cumpre a função de reduzir ansiedades. V) Redução da responsabilidade: Parcelamento e fragmentação das tarefas. Não se define de maneira clara quem é responsável por que tarefa e por quem.
		
	
	As afirmativas I e II são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
	
	As afirmativas II e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro.
	
	As afirmativas III e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro
	 
	As afirmativas II, III e IV são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes