Buscar

FUNDAMENTOS DE GESTÃO APOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
João Antonio é gerente de vendas da Vinícola Good Wine localizada a aproximadamente 100 km da cidade de Porto Alegre. No seu dia a dia de trabalho, João Antonio precisa organizar muito bem suas tarefas, começando pela definição de objetivos e quantificação de metas, estabelecer o que deve ser feito por cada membro da equipe de vendas e especialmente analisar e avaliar a frequência de compra dos consumidores e o atendimento aos pedidos feitos por eles com bastante precisão. Logo, João Antonio precisa ser eficiente todos os dias na condução das tarefas da Vinícola Good Wine.
A partir do texto anterior, analise as alternativas abaixo que versam sobre os conceitos de eficiência praticados por João Antonio na Vinícola Good Wine:
I.João Antonio trabalha com eficiência porque procura fazer os processos certos, os meios corretos para atingir os objetivos da vinícola Good Wine. 
II.João Antonio é um profissional eficiente porque coloca todos os seus esforços nos processos para atingir os objetivos da vinícola Good Wine.
III. João Antonio é um profissional eficiente porque suas ações dizem  respeito exatamente ao resultado final da ação.
IV. João Antonio é eficiente porque suas ações promovem os resultados desejados, por meio dos métodos e da correta execução das tarefas.
É correto que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
A alternativa I, II e IV são as únicas que tratam do conceito de eficiência organizacional, citando os métodos e processos para se atingir os resultados desejados em uma organização. A alternativa III apresenta argumentos sobre o conceito da eficácia, logo, não está correta conforme aula I, p. 8-9 que versa sobre esse tema.
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da administração científica. Em seus estudos, observou problemas no processo produtivo da empresa em que trabalhava, o que o motivou a realizar pesquisas sobre a divisão do trabalho, incentivos ao trabalhador, a integração dos departamentos, o conflito entre supervisores e operários entre outras questões. As observações de Taylor, foram significativas e deram motivos para o estabelecimento do chamado Movimento da Administração Científica que teve início na Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME).
Assinale a única alternativa correta que apresenta os 4 princípios básicos da administração cientifica de Taylor:
Nota: 20.0
	
	A
	princípio da força, local, plano e das metas
	
	B
	princípio do planejamento, preparo, controle e execução.
Você acertou!
De acordo com a Aula II página 6:
A alternativa II é a única correta conforme a teoria sobre os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
A alternativa I está incorreta porque o princípio da força não faz parte dos princípios básicos, trata-se de conceitos de produção.
A alternativa III está incorreta porque multiplicar não tem relação com os princípios básicos da administração, tem relação com conceitos produtivos e não administrativos.
A alternativa IV está incorreta porque conversação não tem relação alguma com os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
A alternativa V está incorreta porque alimentação não tem nenhum tipo de relação com os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
	
	C
	principio do saber, realizar, fazer e multiplicar.
	
	D
	principio da realização, manutenção, elaboração e conversação.
	
	E
	principio da iluminação, coordenação, alimentação e ação.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Abrir um próprio negócio é uma decisão bastante complexa tendo em vista a grande quantidade de produtos e serviços disponíveis no mercado consumidor. Diante disso, o futuro empreendedor precisa refletir bastante sobre quais caminhos deve seguir afim de obter sucesso no seu empreendimento. O empreendedor deve ter em mente que as suas escolhas irão refletir no futuro, portanto, um bom planejamento é essencial para evitar dores de cabeça.
A partir das considerações anteriores, assinale a única alternativa que apresenta as características do perfil do empreendedor:
Nota: 20.0
	
	A
	Aprender a conhecer de tudo, fazer cursos em todas as áreas possíveis, se possível terceirizar áreas como finanças e contabilidade e concentra-se no principal.
	
	B
	Deverá saber utilizar o dinheiro com inteligência, investindo mais em marketing para atrair clientes do que qualquer outras áreas do negócio
	
	C
	Gerenciar os conflitos internos, evitar contatos com a concorrência, evitar desperdiçar tempo com pesquisas de opinião sobre produtos ou serviços
	
	D
	Aprender a gerenciar de forma equilibrada o pessoal, as finanças, os estoques, as tecnologias, as relações pessoais e profissionais.
Você acertou!
De acordo com os conteúdos do livro A caminhada empreendedora página 36 que versam sobre o Perfil do Empreendedor.
A alternativa 1 está incorreta porque não deve terceirizar as áreas de finanças e contabilidade do seu próprio empreendimento sem que haja extrema necessidade.
A alternativa 2 está incorreta porque fala em investir mais em marketing do que em outras áreas. Não se pode prever quais áreas necessitarão de mais ou menos investimentos antes de quaisquer resultados sobre o empreendimento.
A alternativa 3 está incorreta porque fala em evitar a concorrência, sendo que por meio dela é que se aprende o que deverá ou não ser feito. 
A alternativa 4 está correta porque apresenta características essenciais de um empreendedor (SCHENEIDER e BRANCO, 2012, p. 36).
A alternativa 5 está incorreta porque fala sobre seguir os instintos do empreendedor, apoiando-se na ideia que seguir sua paixão e instinto pelo negócio é mais importante do que buscar informações de fontes do mercado externo.
	
	E
	Aprender a seguir seus instintos, sua paixão pelo negócio,  sua percepção sobre as coisas é mais importante do que buscar informações no mercado externo
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Com base nas quatro funções administrativas PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), os gestores possuem funções e algumas especificidades que precisam ser levadas em consideração para o bom desempenho de sua gestão. A função planejar faz parte de todo e qualquer processo sendo que, em nossas vidas, realizamos uma serie de projetos que precisam de um bom planejamento.
A seguir, assinale a única alternativa correta sobre o conceito da função planejamento:
Nota: 20.0
	
	A
	O planejamento está relacionado a tomada de decisão ficando responsável pelo alinhamento dessas decisões com os objetivos específicos da organização.
	
	B
	A função planejamento diz respeito a colocar em prática aquilo que foi devidamente debatido e estabelecido como rumo a ser seguido pela organização.
	
	C
	A função planejamento consiste na checagem das ações tomadas para comparar com os objetivos e conferir se as metas estipuladas serão atingidas.
	
	D
	Em relação a organização, o planejamento diz respeito a definição dos objetivos e metas, e as ações pretendidas para sua realização, antecipando tendências e acontecimentos prováveis.
Você acertou!
A letra D é a única opção correta de acordo com a aula I página 16-17 sobre os quatro processos do PODC pois fala exatamente sobre o conceito de planejamento.
A letra A está errada porque trata do conceito de Direção das ações no PODC.
A letra B está errada porque trata da Direção das ações no PODC.
A letra C está errada porque fala do conceito de Controle no PODC.
A letra E está errada porque diz respeito ao conceito de Organização no PODC.
	
	E
	A função planejamento é que define a estrutura da organização, onde se distribui as tarefas e recursos e se define a autoridade dos membros para alcançar os objetivos
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
Nas considerações finas do “Estudo de Tendênciase oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Analise as afirmações abaixo, de acordo com o texto apresentado:
I- Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
II- Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor apenas um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
III- O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
IV- Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	IV apenas.
Você acertou!
Alternativa “B”. Apenas a última é pertinente, pois realizar pesquisa de mercado é essencial e independe do porte do negócio a ser criado em termos do aproveitamento de oportunidades de negócio. Não há qualquer referência relacionada ao fato de oportunidades terem de ser aproveitadas por moradores do local de ocorrência da mesma, considerando que isso pode e deve acontecer, mas não é algo exclusivo a eles. Por mais que se use a criatividade, o processo de identificação de oportunidades também é um exercício racional, formal e de pesquisa, portanto, utiliza não somente o lado criativo do empreendedor, mas também seu lado racional e lógico, calcado na realidade do local e as efetivas condições materiais, humanas e de mercado. Sobre o que considerar em termos temporais na identificação de oportunidades, não se deve restringir à realidade atual. É de extrema importância o estudo do histórico e tendências do mercado. Sendo assim, as três primeiras afirmações não correspondem à realidade de identificação de oportunidades. (Aula 2)
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	II apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas

Outros materiais