A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II- AV

Pré-visualização | Página 1 de 4

1.
		No exemplo de uma patinadora, ao abrir ou encolher os braços em um movimento de giro, observamos que:
		
	
	
	
	
	Quanto menos distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao abrir os braços, durante o movimento de giro, aumenta a velocidade de rotação.
	
	 
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, menor resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	 
	Quanto mais distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao encolher os braços, durante o movimento de giro, aumenta a velocidade de rotação.
	
	
	Quanto menos distante a área estiver do eixo de rotação, maior resistência ela oferece ao giro. Por essa razão, a patinadora, ao abrir os braços, durante o movimento de giro, diminui a velocidade de rotação.
	
	
	
		2.
		Assinale a opção que apresenta a unidade que pode ser utilizada para expressar o momento de inércia de uma superfície plana:
		
	
	
	
	
	MPa
	
	
	 cm2
	
	
	cm3
	
	 
	cm4
	
	
	kg.cm
	
	
	
		3.
		"Podemos entender o momento estático de uma área como o produto entre o valor do(a) _______ e o(a) _________ considerada(o) até o eixo de referência que escolhemos para determinar o momento estático." As palavras que melhor representam as lacunas que dão o sentido correto da frase são, respectivamente:
		
	
	
	
	
	distância do centróide da área ; perímetro da área
	
	
	volume; área
	
	 
	perímetro da área ; área
	
	 
	área ; distância do centróide da área
	
	
	momento de inércia; volume
	
	
	
		4.
		Sobre o cálculo do centroide de figuras planas é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Para uma placa homogênea o centroide não coincide com o baricentro;
	
	 
	Quando uma superfície possuir um eixo de simetria, o centroide da mesma deve estar situado nesse eixo, e o momento estático de primeira ordem em relação ao eixo de simetria é nulo;
	
	
	Para um arame homogêneo situado no plano XY o centroide nunca não estará fora do arame.
	
	
	Quando uma superfície possui dois eixos de simetria, seu centroide não está situado interseção desses eixos;
	
	
	Quando uma superfície é simétrica em relação a um centro O os momentos estáticos de primeira ordem em relação aos eixos X e Y, são diferentes de zero;
	
	
	
		5.
		Determine o momento estático em relação ao eixo y da figura plana composta pelo quadrado (OABD) de lado 20 cm e o triângulo (BCD) de base (BD) 20 cm e altura 12 cm.
		
	
	
	
	
	4000 cm3
	
	
	6000 cm3
	
	
	5200 cm3
	
	
	9333 cm3
	
	 
	6880 cm3
	
	
	
		6.
		Determine o momento estático em relação ao eixo x da figura plana composta pelo quadrado (OABD) de lado 20 cm e o triângulo (BCD) de base (BD) 20 cm e altura 12 cm.
		
	
	
	
	 
	5200 cm3
	
	
	6880 cm3
	
	
	4000 cm3
	
	
	9333 cm3
	
	 
	6000 cm3
	
		1.
		A fotoelasticidade é uma técnica experimental utilizada para a análise de tensões e deformações em peças com formas complexas. A passagem de luz polarizada através de um modelo de material fotoelástico sob tensão forma franjas luminosas escuras e claras. O espaçamento apresentado entre as franjas caracteriza a distribuição das tensões: espaçamento regular indica distribuição linear de tensões, redução do espaçamento indica concentração de tensões. Uma peça curva de seção transversal constante, com concordância circular e prolongamento, é apresentada na figura ao lado. O elemento está equilibrado por duas cargas momento M, e tem seu estado de tensões apresentado por fotoelasticidade.
Interprete a imagem e, em relação ao estado de tensões nas seções PQ e RS, o módulo de tensão normal no ponto
	
	
	
	
	
	Q é menor que o módulo da tensão normal no ponto S.
	
	
	P é maior que o módulo da tensão normal no ponto R.
	
	 
	R é maior que o módulo da tensão normal no ponto S.
	
	 
	Q é maior que o módulo da tensão normal no ponto R.
	
	
	S é menor que o módulo da tensão normal no ponto P.
	
	
	
		2.
		Considere um triângulo retângulo ABC, com hipotenusa AB, base BC= 4cm e altura AC = 3cm. O momento de inércia deste triângulo (área) em relação ao eixo que passa pela base BC é dado por b.h3/12. Determine o momento de inércia deste triângulo em relação ao eixo que passa pelo vértice A e é paralelo à base. DICA: Teorema dos eixos paralelos: I = I´+ A.d^2 onde d^2 é d elevado ao quadrado
	
	
	
	
	
	9 cm4
	
	
	15 cm4
	
	 
	12 cm4
	
	 
	27 cm4
	
	
	36 cm4
	
	
	
		3.
		Considere a figura plana composta pelo quadrado (OACD) de lado 18 cm e o triângulo (ABC) de base (AC) 18 cm e altura 18 cm. Sabendo que o centroide da figura (OABCD) está na posição de coordenadas (9, 14), determine o momento inércia Iy em relação ao eixo y que passa pelo centroide da figura plana (OABCD).
	
	
	
	
	
	6840 cm4
	
	 
	11664 cm4
	
	
	23814 cm4
	
	
	230364 cm4
	
	 
	4374 cm4
	
	
	
		4.
		Analise as afirmativas. I - O raio de giração é a raiz quadrada do momento de inercia da área dividido pelo momento de inércia ao quadrado; II ¿ O momento de inércia expressa o grau de dificuldade em se alterar o estado de movimento de um corpo; III ¿ o produto de inércia mede a antissimétrica da distribuição de massa de um corpo em relação a um par de eixos e em relação ao seu baricentro. É (São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
	
	
	
	
	
	I e II, apenas
	
	 
	II e III, apenas
	
	
	I, II e III.
	
	 
	I, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	
	
		5.
		Considere a figura plana composta pelo quadrado (OACD) de lado 18 cm e o triângulo (ABC) de base (AC) 18 cm e altura 18 cm. Sabendo que o centroide da figura (OABCD) está na posição de coordenadas (9, 14), determine o momento inércia Ix em relação ao eixo x que passa pelo centroide da figura plana (OABCD).
	
	
	
	
	
	6804 cm4
	
	 
	23814 cm4
	
	 
	230364 cm4
	
	
	11664 cm4
	
	
	4374 cm4
	
	
	
		6.
		Determinar o momento de inércia da superfície hachurada em relação ao eixo x que passa pelo centro de gravidade. (medidas em centímetros)
 
	
	
	
	
	
	1524 cm4
	
	 
	1024 cm4
	
	
	1180 cm4
	
	
	986 cm4
	
	 
	1375 cm4
	
	
	
		7.
		Considere a seção reta de uma viga no plano xy. Sua área é A e o eixo y é um eixo de simetria para esta seção reta. A partir destas informações, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	O produto de inércia I xy desta seção sempre será um valor negativo
	
	
	O produto de inércia I xy  desta seção pode ter um valor positivo
	
	 
	O produto de inércia I xy desta seção sempre será zero
	
	
	O produto de inércia I xy desta seção sempre será um valor positivo
	
	 
	O produto de inércia I xy desta seção pode ter um valor positivo
	
	
		1.
		Considere um eixo maciço e homogêneo com seção circular de raio 30 cm. Sabe-se que este eixo se encontra em equilíbrio sob a ação de um par de torques T.  Devido a ação de T, as seções internas deste eixo estão na condição de cisalhamento.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.