Buscar

prova teoroa e pratica da educação física adaptada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
	Simulado: SDE0183_SM_201403465657 V.1  
	Aluno(a): ROBSON JOSE SALINO
	Matrícula: 201403465657 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 21/10/2017 17:42:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404105401)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual a classificação do tipo de deficiência que apresenta duas deficiências primárias, exemplo: auditiva e visual.
	
	
	 
	Deficiência dupla.
	 
	Transtorno Auditivo e Visual.
	 
	Deficiência Múltipla.
	 
	Deficiência Sensorial.
	 
	Deficiência Associada.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403622369)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Embora a perspectiva Inclusiva apresente alguns avanços importantes e inegáveis, é fato que, ainda nos dias de hoje, as pessoas com deficiências ainda sejam excluídas nas mais diferentes dimensões da sociedade. Com base nessa assertiva, assinale dentre as opções abaixo, aquela que apresenta somente opções que constituem limitações ou impedimentos experimentados pelas pessoas com deficiências. 
	
	
	 
	De ter acesso e concluir curso superior, de terem adaptações nas vias públicas que os permitam o exercício do direito de ir e vir e de terem acessibilidade em todos os estabelecimentos comerciais.
	 
	De se casarem, de constituírem família e de terem uma profissão.
	 
	Transportes adaptados as suas necessidades, prática regular de esportes e espaços de lazer.
	 
	De morarem sozinhas, de term uma profissão e de terem autonomia financeira.
	 
	De terem filhos, de terem acesso a sistemas de saúde eficazes e de terem adaptações arquitetônicas nas vias públicas.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404100488)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em um projeto social voltado para o atendimento de crianças e jovens com deficiências sensório-motoras, foram considerados no planejamento das atividades físicas e recreativas apenas os dados relacionados aos seguintes aspectos: conhecimentos anatômicos e fisiológicos relacionados as deficiências das crianças matriculadas no projeto, dados epidemiológicos relacionados à etiologia dessas deficiências, consequências motoras e na aprendizagem geradas pelas deficiências e formas terapêuticas mais adequadas para reduzir as limitações funcionais impostas a eles pelas deficiências. Agindo dessa forma, os profissionais de Educação Física deixaram evidente uma determinada perspectiva de "olhar" as PcD¿s e, por conseguinte, de conceber os objetivos de suas intervenções. Que perspectiva foi essa? 
	
	
	 
	INCLUSIVA
	 
	EXCLUDENTE
	 
	CLÍNICA
	 
	PSICOLÓGICA
	 
	SOCIOLÓGICA
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403624310)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Gorgatti; Costa (2008) em seus estudos sobre as diferenças individuais no que se refere ao convívio e aceitação da diversidade, afirma que os direitos sociais atualmente asseguram o direito de igual oportunidade, independente das diferenças que uma pessoa pode apresentar em relação as demais. Apesar dessa premissa legal, as pessoas com deficiências, em suas diferentes formas, passaram por modelos sociais excludentes até chegar aos dias atuais. Considerando esta afirmativa, analise as fases descritas a seguir:
I) DESTRUIÇÃO - quando as pessoas eram percebidas sob a ótica da limitação, da doença, da invalidez.
II SEGREGAÇÃO - quando O confinamento em instituições especializadas era a única opção de atendimento.
III) CURA ou PREVENÇÃO - quando pessoas com deficiência eram sacrificadas por serem consideradas não humanas.
Diante destas afirmativas, assinale, dentre as opções abaixo, a única que contém apenas opções corretas:
	
	
	 
	II e III
	 
	III
	 
	I e II
	 
	I, II e III
	 
	II
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403622442)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Você é o profissional de Educação Física responsável pelas atividades de recreação em um hotel nas montanhas e recebe um aluno cego. Dentre as opções abaixo qual delas apresenta uma providência primordial que deve ser incluída no seu planejamento de modo a propiciar a ele orientação e mobilidade? 
	
	
	 
	Envolver nesse planejamento somente os funcionários do hotel que trabalham na recepção.
	 
	Proporcionar o conhecimento e familiarização com todos os espaços do hotel procurando torná-lo autônomo. 
	 
	Inserir atividades na piscina, caso ele já tivesse vivência em atividades aquáticas.
	 
	Permitir que ele participe nas atividades guiado somente pelos familiares porque somentes eles sabem como fazer. 
	 
	Planejar atividades separadamente para o hóspede cego.
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201404102697)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo Lou Royo e López Urquízar (2012), necessidades educativas especiais são aquelas preconizadas para aqueles alunos que, adicionalmente e de forma complementar, possam precisar de outro tipo de ajuda menos habitual  "pedagógicas, técnicas e materiais" ou serviços para alcançar os objetivos e/ou fins da educação. Assim, as necessidades educativas especiais têm um espectro muito grande de atendimento, que vai das necessidades mais simples para as mais complexas, das mais amplas para as mais específicas, sendo vinculadas aos indivíduos e aos recursos humanos, materiais e técnicos oferecidos pelo sistema educacional. Nesse contexto podemos afirmar que: 
	
	
	 
	Os itens A e B estão corretos.
	 
	Os itens B e C estão corretos.
	 
	A formação continuada dos profissionais de educação é importante para que a educação inclusiva proporcione não só o acesso, mas também a permanência e o desenvolvimento de aprendizagem de todos os discentes.
	 
	Os docentes devem receber atenção especial do sistema de ensino, pois eles estarão a frente das salas de aula e deverão estar aptos a para elaborar e aplicas novas práticas de ensino que atendam as demandas dos discentes.
	 
	Os conteúdos adquiridos nos cursos de graduação contém importantes conteúdos para a formação dos docentes e, portanto, as capacitações e formação continuada não são necessárias.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404100464)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Você é um profissional que atua no segmento fitness em uma academia de médio porte na cidade do Rio de Janeiro e acabou de receber no Setor de Musculação os responsáveis por uma jovem de 16 anos com cegueira total congênita. Seu nome é Victória Chaves e, após receber do médico a recomendação de procurar uma academia para a prática de exercícios físicos orientados, em função do aumento de peso e debilidade muscular, a família atendeu prontamente a esta recomendação embora tenha se mostrado insegura quanto aos resultados possíveis. No momento da entrevista inicial com os pais você foi perguntado sobre o que a prática do treinamento de força poderia contribuir com o desenvolvimento da jovem Victória. Considerando este Case e baseado nas consequências psicomotoras desta deficiência, assinale a única opção na qual está corretamente descrita a perda característica (déficit) desta deficiência e o respectivo efeito que a prática dos exercícios pode trazer: 
	
	
	 
	Déficit na coordenação geral, que pode ser reduzido pela prática da Ginástica Localizada, combinando ritmos e movimentos de MMSS e MMII.
	 
	Déficit no equilíbrio estático, que pode ser reduzido na realização de exercícios isométricos com aumento de tônus muscular.
	 
	Déficit na percepção espaço-temporal, que pode ser reduzido pela participação nas aulas de ciclismo indoor.
	 
	Déficit na coordenação motora fina, que pode ser reduzido na prática da ginástica localizada com movimentos rítmicos. 
	 
	Déficit na força muscular, que pode ser aumentada por meio da prática de exercícios de força máxima.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404620149)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Educação Física adaptada para pessoas com necessidades especiais não se diferencia da Educação
Física escolar em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados em atividades com indivíduos com necessidade especial. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades dos alunos. PORQUE A Educação Física na escola constitui significativa oportunidade que favorece a participação de crianças e jovens em jogos, brincadeiras e danças adequados às suas possibilidades e lhes proporciona valorização e integração em um mesmo mundo. As aulas de Educação Física, quando adaptadas a estudantes com necessidades especiais, possibilitam a vivência e a compreensão de habilidades e a inserção social de tais estudantes no grupo escolar. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 
	
	
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. 
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 
	 
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 
	 
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403624334)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado e que pode propiciar ganhos na aptidão física e motora, desenvolvimento de habilidades e padrões motores fundamentais e aquisição de habilidades tanto nos esportes aquáticos e danças, como também nos jogos e esportes individuais e coletivos. Diante desta assertiva, e em relação à Educação Física adaptada, assinalar, dentre as afirmativas baixo, as FALSAS ou VERDADEIRAS respectivamente com (F) ou (V).
	
	
	 
	O (a) profissional de Educação Física adaptada deve evitar as competições durante a prática dos esportes adaptados, a fim de que o praticante evite lesões e não tenha agravamentos na(s) sua(s) deficiência(s).
	 
	Somente professores habilitados em Educação Física Adaptada devem trabalhar com as pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais, pois as especificidades, em termos de conhecimento, são essenciais ao planejamento e execução de aulas adequadas a este público.
	 
	Segundo Piaget, o tipo mais primitivo de brincadeira é a brincadeira prática ou do exercício. O (a) profissional de Educação Física adaptada poderá e deverá utilizar a brincadeira prática ou do exercício como atividades componentes de suas aulas, com vistas a obter benefícios para os praticantes.
	 
	Todos os recursos em termos de medidas e avaliação na Educação Física adaptada devem ser usados como forma de identificar e mensurar necessidades especiais para o estabelecimento de programa de atividades compatíveis com as necessidades e capacidades dos alunos.
	 
	O profissional de Educação Física regular não deve atuar em programas de Educação Física adaptada, tendo em vista que pode adotar procedimentos incompatíveis com as necessidades dos portadores de necessidades especiais.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403624432)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Está descrito na Convenção de Guatemala que "(...) as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas e estes direitos, inclusive o direito de não serem submetidas à discriminação com base na deficiência, emanam da dignidade e da igualdade que são inerentes a todo ser humano." Assinale, dentre as opções abaixo aquela que demonstra claramente o que esta Declaração tem como objetivo fundamental: 
	
	
	 
	Separar, dos demais alunos, as pessoas com deficiência nas escolas com vistas a preservá-las. 
	 
	Prevenir e eliminar todas as formas de discriminação das pessoas com deficiência propiciando sua plena integração à sociedade. 
	 
	Impedir que as pessoas com algum tipo de deficiência se relacionem na sociedade e sejam discriminadas. 
	 
	Segregar pessoas com deficiências em grupos de estudos, com vistas a promover transformações na Educação. 
	 
	Estruturar, organizar e criar instituições públicas exclusivas no atendimento as pessoas com deficiência garantindo seus direitos fundamentais. 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201404108493)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
	
	
	 
	O nível da lesão medular que permite a execução de algum tipo de atividade física, de forma ativa, pelo indivíduo com essa deficiência física é a partir da lesão ocorrida em nível da 6ª. Vértebra cervical.
	 
	Os alunos com lesão medular, que apresentam espasticidade, diminuição da ventilação pulmonar, disfunção do sistema de regulação térmica, incontinência urinária, distúrbios do esfíncter retal e osteoporose, não podem praticar nenhuma atividade física.
	 
	Atividades físicas de risco como cambalhotas, acrobacias, nado golfinho, esportes de contato e mergulhos devem ser evitadas nas aulas de Educação Física quando a pessoa com síndrome de Down apresenta instabilidade atlanto-axial.
	 
	Existem três opções corretas.
	 
	Estratégias de ensino como explicações verbais por parte do professor, demonstração da atividade fora do campo visual do aluno, assistência física ou condução por parte do professor, tateamento, dispositivos sonoros podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física para ajudar os alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) a desempenharem atividades físicas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403622432)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere a reportagem reproduzida a seguir: Nas escolas, falta de rampas e banheiros adaptados é obstáculo para crianças e adolescentes com deficiência. (Dandara Tinoco e Isabela Martin) Para Igor Ramos da Costa, de 14 anos, aluno do 5º ano da Escola municipal Antônio Austregésilo, em Bangu, Zona Oeste do Rio, a dificuldade começa ainda no caminho para a escola: - Conseguimos, na Justiça, que um transporte traga as crianças com deficiência física, mas, se têm aula de reforço, temos que pagar a van. Em frente à escola, a calçada é cheia de buracos e não tem rampas. A entrada deles tem de ser por um local diferente das outras crianças, porque onde elas entram há dois degraus - conta sua mãe, a dona de casa Cláudia Regina da Costa. Dentro da escola não há rampas, e a saída da direção foi improvisar: uma inclinação de madeira é removida de sala a sala. No banheiro, foi colocada uma mesa escolar com um colchão, usada para que as mães troquem as fraldas das crianças. Todas as escolas têm obrigação de se preparar para receber com deficiência defende a dona de casa Patrícia Amorim, mãe de Rafaela Amorim, de 11 anos, aluna do 3º ano da Antônio Austregésilo. - Há alguns anos, fui a uma escola regular perto da minha casa, em Realengo, tentar matricular Rafaela. Disseram que não trabalhavam com crianças especias. Quando uma mãe ouve isso, fica deprimida. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram uma realidade ainda pior há dez anos. Em 2000, o percentual de escolas acessíveis era de apenas 2,9%. A adequação dos prédios escolares é determinada por decreto federal. Para a Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Claudia Dutra, apesar do percentual ainda baixo, é preciso destacar o aumento do número de estabelecimentos adaptados: - O indicador de 20% demonstra, por um lado, o desafio de manter e fortalecer políticas de inclusão escolar. E, por outro, o crescimento do número de escolas acessíveis demonstra que há uma busca do sistema de ensino de apoiar a adequação dos prédios a estas pessoas. Disponível em: http://oglobo.globo.com Diante do que foi descrito, qual o tipo de barreira existente nesta Escola e que certamente funciona como impeditivo para a Inclusão dessas pessoas? 
	
	
	 
	Metodológica
Raciais
	 
	Social
	 
	Arquitetônica
	 
	Física
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404108495)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Assinale a alternativa que apresenta orientações a serem seguidas pelo professor de Educação Física ao planejar atividades (aulas) com alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.
	
	
	 
	Incentivar a não participação dos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física para não se machucarem; não aceitar formas diferentes de execução do movimento pelo aluno.
	 
	Incentivar a não participação dos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física para que não atrapalhem o desempenho dos outros alunos.
	 
	Possibilitar apenas a vivência em atividades físicas preferidas pelos alunos para que os mesmos não se sintam incapazes em realizá-las; não estimular a autonomia dos alunos
	 
	Desenvolver apenas as habilidades simples pelas limitações proporcionadas pela deficiência; adaptar as atividades e conteúdos sem considerar o tipo de deficiência apresentada pelos alunos.
	 
	Adaptar as atividades, as metodologias e os materiais, quando necessário; utilizar sistemas de apoio como tutores, voluntários; desenvolver as habilidades funcionais.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403625463)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As deficiências são identificadas pelas características manifestas nas suas diferentes formas em relação a um certo padrão de normalidade. As características de baixa estatura, boca pequena, lábios finos, deficiências no equilíbrio corporal, hipotonia muscular, língua protusa e fissurada e instabilidade atlanto-axial são características comuns as pessoas com que tipo de deficiência? 
	
	
	 
	Paralisia Cerebral
	 
	Síndrome de Patau
	 
	Síndrome de Down
	 
	Autismo
	 
	Síndrome de Rett
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403621745)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A Association for Cerebral Paralysis citada por Duarte; Lima (2003) considera as paralisias cerebrais como aquelas lesões ou comprometimentos ocorridos até o 5º. ano da vida. Embora outros autores estabeleçam limites etários diferentes, é um traço comum entre eles que elas podem aparecer em diferentes momentos no processo de desenvolvimento da vida humana em sua fase inicial. Com isso há consenso sobre o fato de que suas causas devem ser classificadas em função do momento de sua ocorrência na vida. Considerando as seguintes sequencias de possíveis causas da Paralisia Cerebral e assinale a única sequencia que apresenta exclusivamente causas PÓS-NATAIS. 
	
	
	 
	Traumatismos crânio-encefálicos, desnutrição, meningites bacterianas, síndromes epiléticas. 
	 
	Desnutrição, hipóxia, prematuridade e traumatismos crânio-encefálicos. 
	 
	Anomalias genéticas, desnutrição, anóxia e rubéola. 
	 
	Prematuridade, hereditariedade, anomalias genéticas e desnutrição. 
	 
	Hereditariedade, síndromes epiléticas, anóxia e meningites virais. 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201404172714)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No desporto paralímpico existem diferentes provas dentro da modalidade CICLISMO PARALÍMPICO que pode ser praticado por paralisados cerebrais, deficientes visuais e deficiente físicos de ambos os sexos, em pistas, velódromos ou contra-relógio, individualmente ou em equipes. Em cada uma delas as bicicletas variam em função do tipo e do grau de comprometimento dos atletas. Nessas possibilidades existe uma na qual é usada uma bicicleta de 2 lugares na qual um ciclista-guia vidente vai no banco da frente enquanto o deficiente visual vai no banco de trás. Qual o nome desta bicicleta?
	
	
	 
	wheelchair
	 
	Spinning
	 
	Handcycle
	 
	Tandem
	 
	Bike
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404121107)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Considerando as seguintes classificações funcionais relacionadas à perdas totais ou parciais de movimentos e sensibilidade nos MMII e MMSS, qual delas corresponde ao quadro de um adulto do sexo masculino que sofreu um acidente automobilístico e que gerou lesão raquimedular no nível L3-L4-L5, com perda total da sensibilidade e movimentos do abdome e MMII, além de perda da capacidade de controle de micção e evacuação. Em um programa de treinamento físico ele não apresenta resposta a estímulos passivos de movimento e resistência muscular localizada nos MMII, mas realiza normalmente exercícios como remada sentado, puxada por trás e rosca bíceps dentre outros com estes grupamentos musculares. 
	
	
	 
	paraparesia
	 
	hemiplegia
	 
	tetraplegia
	 
	monoplegia
	 
	paraplegia
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404108487)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Para que um ambiente de aula de Educação Física no Ensino Fundamental propicie a inclusão dos alunos, deve constituir um espaço de :
	
	
	 
	vivência das mesmas atividades propostas de forma igualitária a todos os alunos. 
	 
	aula no qual o importante é o competir e o transpor os próprios limites. 
	 
	diversas atividades de ensino caracterizadas pelo ensino auto didático dos alunos. 
	 
	Total integração e separação dos alunos com deficiência daqueles sem deficiência.
	 
	vivências das atividades de ensino baseadas no respeito, cooperação e solidariedade. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403622429)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere as afirmativas abaixo:
I - A resolução da ONU em 1996 foi considerada um avanço por considerar a deficiência associada a condições sociais e educacionais, desvinculando-a de um contexto exclusivamente terapêutico.
II - São exemplos de casos onde uma dos comprometimentos é a deficiência intelectual: transtorno fóbico ansioso, transtorno bi-polar, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
III - São características que podem aparecer em pessoas com síndrome de down: orelhas pequenas, pescoço achatado, maior distância entre o primeiro e o segundo dedo do pé, cardiopatias congênitas, problemas visuais, hipotonia, instabilidade na articulação atlanto-axial.
IV - A deficiência intelectual pode ser causada por doenças ocorridas durante a gestação como por exemplo a rubéola.
Assinale a opção que apresenta somente afirmativas corretas: 
	
	
	 
	I, II, IV
	 
	I, II, III
	 
	II, IV
	 
	I, III, IV
	 
	II, III, IV
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403625462)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Considere o seguinte conceito: "Conjunto de atitudes que, juntas, propiciam um ambiente educacional de acolhida e apoio, que respeita e considera as diferenças individuais; um ambiente no qual todos os alunos participam, independentemente de sexo, raça, habilidade motora ou condição incapacitante (deficiência)" Este conceito refere-se a que princípio educacional? 
	
	
	 
	Inclusão
	 
	Esporte adaptado 
	 
	Ensino regular 
	 
	Educação Física adaptada 
	 
	Educação Especial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais