Buscar

TRABALHO DE PSICOLOGIA COMUNITARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Psicologia Comunitária
1. Dados Pessoais do entrevistado:
a. Nome 
Adriana Firmes
CRP 05/39151
b. Tempo de formado
11 anos
c. Tempo de atuação na área clínica
11 anos
d. Local (ais) de trabalho onde exerce a Psicologia Clínica (e outras)
Consultório e instituições de prefeitura, CAPS (centro de atenção psicossocial).
2. Dados Profissionais (de Psicólogo Clínico)
a. ESCOLHA DA ÁREA DE PSICOLOGIA
Escolhi a partir do momento que comecei a trabalhar na implantação do CAPS do município de Nilópolis em 200.
E assim comecei a fazer a faculdade de psicologia.
b. COMO SE PREPAROU PARA ESTA ÁREA
Comecei a fazer vários cursos durante a formação em vários momentos fiz cursos de extensão para trabalhadores de CAPS e
Também para CAPS AD(centro de atenção psicossocial em Álcool e outras Drogas).
c. Orientação/ fundamentação teórica
Hoje sou orientada por Rosane Saoli, na especialização em TCC( terapia cognitiva comportamental).
Nossa fundamentação teórica é em cima de Aron Beck.
Parte 1
Perfil da comunidade
Descrever as características da comunidade, onde fica localizada, habitantes, alguma peculiaridade da comunidade.
O CAPSII_Espaço Vivo é situado no Município de Nilópolis, centro da cidade, nossos usuários são tanto da periferia quando do centro da cidade, está localizado na Rua Senador Fernandes S/N, nosso Município tem em torno de 190.000 habitantes.
Parte 2
Perfil da instituição
Descrever as características da instituição: pública, privada, sem fins lucrativos; objetivos; perfil dos usuários; perfil dos profissionais: possui equipe multidisciplinar, quais especialidades;
A instituição é um programa nacional e territorial público, implantado após a reforma psiquiátrica, a partir da lei 10216, 06/04/2001. (Conhecida como a Lei de Reforma Psiquiátrica). Ela representa, no Brasil um marco ao estabelecer a necessidade de respeito à dignidade humana das pessoas com transtorno mental como cidadão, buscando regulamentar suas relações com outros portadores de transtornos mentais, profissionais de saúde, profissionais do direito, a sociedade e o Estado, uma vez que atribui a cada um seu papel no tratamento.
A equipe é composta de Psicólogo, psiquiatra, técnico de enfermagem, enfermeira, serviços gerais, auxiliar administrativo, assistente social e diretor da unidade e seu diretor geral.
Parte 3
Trabalho do Psicólogo
Como é desenvolvido o trabalho do psicólogo. Quais ações desenvolvidas? Visitas, grupos, atendimentos individuais aos usuários e aos familiares? O psicólogo vai ao encontro da comunidade? Ele realiza algum trabalho na ótica da prevenção? Há alguma fundamentação teórica da psicologia social comunitária?
O trabalho do psicólogo é desenvolver autonomia possível no paciente usuário do caps, acolher a família, da o suporte emocional e também traçar um projeto terapêutico singular ou individual para estes usuários. É atribuição do psicólogo fazer visitas domiciliar ou hospitalar.
Existe também um momento chamado assembléia, onde os usuários em uma sala de grupo, discute assunto proposto por eles mesmos e também proposto na ótica de prevenção (carnaval,buling e etc). Não tem uma fundamentação teórica específica, cada psicóloga aborda sua corrente.
Parte 4
1.CONCLUSÃO.
Tendo em vista a análise durante a entrevista, percebe-se que o trabalho da psicóloga é bem elaborado e visado para os pacientes com transtorno mental. Observei o quanto é importante a psicoterapia na vida das pessoas, principalmente para quem tem diagnóstico de transtorno mental.
Durante a entrevista gostei de ter obtido informações sobre o trabalho da psicóloga que visa atender pacientes com transtornos mentais e orientá-los por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma.
Surpreende-se com o trabalho que ela desenvolve no CAPS (centro de atenção psicossocial), atendendo os pacientes com transtornos mentais, buscando amenizar e tratar as crises para que os mesmos possam recuperar sua autonomia e voltar as suas atividades cotidianas.
Diante de tudo que foi falado na entrevista nota-se o cuidado que a psicóloga tem com seus pacientes, a responsabilidade em atendê-los dando o melhor atendimento que necessitam.
O quanto é importante acolhimento e orientação que a psicóloga dar aos familiares que acabam adoecendo junto com o paciente. E quanto a Saúde Pública ainda é ineficaz.

Outros materiais