Buscar

Psicologia exercícios

Prévia do material em texto

1.
		Paula é uma jovem que está sempre deduzindo coisas sobre seus colegas de trabalho de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim um comportamento nem sempre adequado, uma vez que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	ter uma conduta, é agir concretamente baseado em razões de categorias naturais e sociais sem que haja relação com as capacidades e os méritos individuais, ou com o real comportamento da pessoa em ação.
	
	
	convicções preconcebidas acerca de classes de indivíduos, grupos ou objetos resultantes não de uma estimativa espontânea, mas de hábitos de julgamento e expectativas tornados rotina não geram desconforto a nível social.
	
	 
	ao estereotipar alguém, o indivíduo pode estar marcando sua diferença em relação ao outro e esta diferença pode ser de classe social, de cor/raça, de orientação sexual, entre outras.
	
	
	as representações sociais nem sempre são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade.
	
	 
	estereotipar é um recurso desclassificatório que tem como objetivo simplificar a relação imagem/conceito.
	
	
	
		2.
		O esquema simplista, mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta, em que muitas vezes, os valores culturais ou normas estão tão arraigados e incorporados a nós que não percebemos e nem aceitamos a possibilidade de que existam outras crenças, outros valores que poderíamos usar como fonte de referência para conhecer ou aprender sobre algo ou alguém, caracteriza:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	a discriminação
	
	
	o preconceito
	
	
	o conceito
	
	 
	o estereotipo
	
	
	a cognição
	
	
	
		3.
		O ordenamento jurídico civil, de 1916, apresentava em seus artigos questões que preconizavam a relação de gênero em opressão ao feminino. Dentre as idéia expressas naquela lei podemos destacar o favorecimento do comportamento masculino em detrimento do feminino. Sobre a relação de gênero, pode-se afirmar que: I. A mulher independentemente da autorização do marido realizava as compras necessárias às economias domésticas. II. A mulher obtinha empréstimo com facilidade. III. A mulher para realizar atividades concernentes à indústria ou profissão somente com autorização do marido ou suprimento do juiz. IV. Considerava-se a mulher sempre autorizada pelo marido. V. A estrutura de gênero não delimita o poder entre os sexos. Considerando sua análise, responda: A(s) resposta (s) correta (s) são/é:
		Quest.: 3
	
	
	
	 
	III .
	
	
	II e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
	
	 
	II, III e V.
	
	
	
		4.
		No mundo competitivo em que vivemos, vencerá o mais apto, o mais bem preparado. Podemos dizer, então, que alcançará os melhores resultados quem possuir um bom capital financeiro para investir em si próprio. E o restante? Há muitas pessoas competentes que, por falta de recursos e oportunidades, acabam ficando para trás, sendo anuladas. Assim, a sociedade, que se diz democrática, deveria dar ouvidos a essa classe social posta em isolamento, e entender os motivos pelos quais os tachados incultos se encontram nessa situação. Este fato reflete:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O estereotipo
	
	
	A crença
	
	
	O conceito
	
	
	A cultura
	
	 
	O preconceito
	
	
	
		5.
		O processo que é determinado pela socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida é considerado:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Rótulo
	
	
	Preconceito
	
	
	Atribuição
	
	
	Discriminação
	
	 
	Gênero
	
	
	
		6.
		Sobre os estereótipos, considere as seguintes afirmativas: I - Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira correta e precisa, confirmando nosso estereótipo inicial. II - O preconceito poderia ser definido como uma atitude hostil ou negativa com relação a um determinado grupo, levando, necessariamente, a atos hostis ou comportamentos persecutórios. III - A discriminação refere-se a sentimentos hostis que deságuam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e a atos manifestos de agressividade. Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	apenas a afirmativa II está correta
	
	 
	apenas a afirmativa III está correta
	
	
	as afirmativas II e III estão corretas

Continue navegando