Buscar

Psicologia exercicios

Prévia do material em texto

1.
		Rizzini (2000), em suas reflexões sobre o processo histórico de proteção à criança e ao adolescente, relata que a preocupação com a assistência a essa população se restringia aos casos de crianças:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Insitucionalizadas e órfãos.
	
	
	Negras e pobres.
	
	
	Especiais e enjeitadas.
	
	
	Escolarizadas e acolhidas
	
	 
	Órfãs e enjeitadas.
	
	
	
		2.
		No século XIX, vê-se um crescente interesse de ordem política e econômica em prol da assistência ao pobre. Duas forças atuaram nesse período, uma exercida por médicos e higienistas que buscavam o controle e vigilância das crianças pobres e suas famílias, priorizando os elementos prejudiciais à saúde e focos de doença. A outra era exercida pelos juristas que se ocupavam com :
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O adolescente em conflito com a lei.
	
	
	A criança cidadã.
	
	 
	Os menores delinqüentes.
	
	
	Os meninos de rua.
	
	 
	Os enjeitados.
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		3.
		Com o advento da nova Constituição de 1988 foi possível acirrar a demanda pelos direitos da criança e do adolescente. A Constituição Federal, em seu artigo 227, afirma que será ¿com absoluta prioridade¿ que deverá assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes. O novo ordenamento jurídico trazia em seu conteúdo a extinção do estigma que era preconizado, pelo Código de Menores, através da noção:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Acolhimento e pobreza.
	
	 
	Infância e juventude.
	
	
	Cidadania e pobreza.
	
	 
	Pobreza e delinqüência.
	
	
	Educação e abrigamento.
	
	
	
		4.
		No Brasil, assim como na Europa, foi à aliança entre a família e o poder médico que associou à mulher a figura da:
		Quest.: 4
	
	
	
	 
	Mãe de leite.
	
	
	Mãe social.
	
	
	Mãe acolhedora.
	
	 
	Mãe higiênica.
	
	
	Mãe cuidadora
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		5.
		Na sociedade moderna, há que se destacar que não é toda e qualquer união entre homem e mulher que poderá ser reconhecida como entidade familiar. Neste contexto, se excluem do conceito de união estável, as uniões adulterinas e aquelas que envolvem pessoas proibidas de casar entre si, por impedimentos absolutos. Deste modo, abriu-se precedente histórico ao disciplinamento da família brasileira:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	considerando o relacionamento às ocultas, típico das uniões adulterinas ou censuradas pelo meio social.
	
	
	priorizando apenas os filhos e os direitos da personalidade, a função social, a boa-fé, e tantos outros institutos voltados à garantia da dignidade da pessoa
	
	 
	demonstrando estabilidade mesmo que não haja vocação de permanência, ou seja, compromisso e claro propósito de continuidade da vida em comum
	
	 
	reconhecendo e chancelando a união estável como forma legítima de constituição da entidade familiar não-matrimonial formada por homem e mulher
	
	
	quando só se configurar entre pessoas solteiras ou de qualquer modo impedidas de se casar.
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		6.
		Em geral, os casos de violência no Brasil são registrados em situações policiais, tratando-se, pois, de casos de violência explícita, facilmente constatada. Porém, existem casos de violência psicológica, difíceis de serem percebidos e diagnosticados, tanto no nível institucional quanto pelo agressor ou pela própria vítima. A constante desmoralização do outro, por exemplo, é uma dessas formas. Os efeitos morais da desqualificação sistemática de uma pessoa, principalmente nas relações familiares, representam uma forma perversa e cotidiana de:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Coerção
	
	 
	Abuso.
	
	 
	Discriminação.
	
	
	Persuasão.
	
	
	Reforço. .

Outros materiais