Buscar

Antidepressivos e Reguladores do Humor

Prévia do material em texto

Antidepressivos
Os antedepressivos são drogas capazes de elevar o humor. Deve-se fazer uma distinção entre antedepressivo e psicoestimulantes,  estes a exemplo das anfe- taminas, são capazes de provocar apenas euforia superficial e temporária agin- do mais sobre a vigilância do que sobre o humor.
Drogas antidepressivas
Impramina principal representante dos ADT. Vem tambem a classe secundaria que são eles, desipramina,nortriptilina e protriptilina e a classe tercearia que são eles,amitriptilina, cloripramina, doxepina e imipramina
Mecanismo de ação
Os efeitos efeitos fisiológicos dos neurotransmissores  liberados pelo impulso nervoso são, em grande parte, interronpidos pela recapitação das aminas para o interior do terminl  nervoso. Trata-se de processo de transporte ativo que pode ser inibido farmacologicamente por certas drogas, das quais as mais potentes são os ADT. Eles inibem a recapitação das aminas biogênicas (cate-colaminas e indolaminas) na fenda sináptica ao nível do cérebro, aumentando assim a concentração dos neurotransmissores em contatos com os receptores, incrementando , assim a atividade  do circuito neural.
Farmacoterapêutica
Os antidepressivos são usado em pacientes com transtorno bipolar do humor, eles aumantam o tônus psiquico melhorando o humor e consequentemente, melhorando o conforto emocional e o desempenho de maneira global
 
Reguladores do Humor
Vários medicamentos, além do lítio, são atualmente usados na profilaxia do trantorno de humor bipolar. Esses novos estabilizadores do humor são, em sua maioria antiepléticos como por exemplo o carbanzepina. Além disso, alguns bloqueadores de canais de cálcio também apresentam efeito estabilizador do humor, e a clonidina é eficaz no tratamento da mania.
Drogas Reguladoras do Humor 
Além do lítio há carbanzepina o ácido valpróico, a gabapentina, lamotrigina e o topiramato esses que são do grupo de farmacos antiepiléticos: ha outra classe que se encaixa nela que são os bloqueadores de canais de cálcio, e a clonidina que é eficaz no tratamento da mania.
Mecanismo de ação
O lítio impede  a formação do segundo mensageiro AMPc através da inibição da adenilil ciclase. Também  inibe a produçao de segundos mensageiros trifosfatos de inositol (IP3) e diacilglicerol (DAG) através da redução da disponibilidade do precursor bifosfato de fosfatidilinositol (PIP2)lembrando  que seu uso exerciso pode causar alterações da distribuição de sódio, potássio e cálcio nos neurônios.
Farmacoterapêutica dos reguladores do humor
São usados em pacientes com profalexia de transtorno do humor bipolar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes