Buscar

AV I e II SEMINARIO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) O contexto capitalista contemporâneo que se configurou a partir dos anos 1970, marca o fim dos "anos dourados", caracterizado por uma longa onda expansiva e estabelece novos patamares considerados inéditos nas relações sociais e de produção na humanidade, articuladas sob o tripé: reestruturação produtiva, financeirização e ideologia neoliberal. O processo que desencadeou essa reestruturação produtiva é conhecido como:
Alternativas:
a) Terceirização
b) Acumulação
Xc) Globalização
d) Sindicalização
2) As estratégias adotadas para sobrevivência do capital produzem mazelas à maioria da população mundial. Identifique corretamente algumas dessas mazelas, de acordo com o que atesta Barroco, 2008 p. 222 na Unidade I - Web Aula 1. Fonte: BARROCO, Maria Lúcia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. 
I - extrema acumulação e concentração do capital;
II - redução da pobreza
III - desemprego estrutural
IV - diferentes formas de exploração do trabalho e insegurança que gera exclusão social
V - manutenção das formas de exploração do trabalho e possibilidade de inclusão social
Alternativas:
a) I, IV e V
b) II, III e IV
c) III e V
Xd) I, III e IV
3) O neoliberalismo é um conjunto ideológico com características próprias e visa tornar o "Estado mínimo para o trabalho e máximo para o capital" (NETTO e BRAZ, 2008 p. 226). Identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas que descrevem as características do neoliberalismo. Fonte: NETTO, José Paulo e BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. – 4ª Ed. – São Paulo: Cortez, 2008. – (Biblioteca básica de serviço social; v. 1).
V( ) homem concebido atomisticamente como progressivo, competitivo e calculista;
F( ) homem concebido como regressivo, reativo e humanitário;
V( ) a sociedade é um agregado fortuito, meio de o indivíduo realizar seus propósitos privados;
F( ) a sociedade é um agregado fortuito, meio de o indivíduo realizar seus propósitos coletivos;
V( ) a desigualdade entre os homens é natural e necessária.
Alternativas:
Xa) V – F– V – F – V
b) F – V– F – V – F
c) V– V– V – F – V
d) F– F– V – V – V 
4) Os autores que discutem a sociedade contemporânea consideram que a humanidade vem se expressando de acordo com a ideologia neoliberal e o pensamento pós moderno. Esse modo de se expressar é um reflexo do que Barroco (2008 p. 224) considera como"|...|uma cultura do individualismo, do intimismo, do egoísmo, da falta de compromissos coletivos. " O autor complementa suas ideias afirmando que vivemos uma cultura da desumanização e uma crise ética. Isso ocorre porque as pessoas se agrupam ao invés de viver em comunidade. Identifique as afirmativas corretas sobre agrupamento e comunidade, de acordo com as colocações de Cortella (2009) - Unidade I - Web Aula 1 Fonte: BARROCO, Maria Lúcia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. – São Paulo: Cortez, 2008. – (Biblioteca básica de serviço social; v. 4).
Fonte: CORTELLA, Mario Sergio. Nos labirintos da moral. - 5ª ed. – Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2009. – (Papirus Debates).
FI - comunidade é a junção de pessoas que tem objetivos que coincidem, mas que não têm mecanismos de proteção recíproca nem estruturas de preservação;
VII - comunidade são pessoas juntas com objetivos partilhados, mecanismos de autopreservação e estruturas de proteção recíprocas.
VIII - agrupamento é a junção de pessoas que tem objetivos que coincidem, mas que não têm mecanismos de proteção recíproca nem estruturas de preservação;
VIV - ao considerarmos as relações humanas, é possível dizer que existe uma falta de sentido para a vida coletiva porque as pessoas se organizam em torno de grupos, notadamente ligados à vida privada, não a um ideal político.
Alternativas:
a)  I, II
Xb) II, III e IV
c) III e IV
d) I, III e IV
5) Leia as afirmações a seguir:
V Diante do assombroso contexto de ofensiva do capital, é necessário a efetivação de um rigoroso controle social por meio da participação dos usuários, profissionais e gestores nos conselhos e em outras instâncias, para que se exija o financiamento e cumprimento da Seguridade Social e das demais políticas públicas como um todo, que se questione e restrinja o desvio das riquezas geradas pelos trabalhadores para ajustes fiscais.
Assim,
F A luta pela cidadania deve ter um aspecto estratégico, totalmente desvinculado do movimento da luta de classes, buscando alternativas e possibilidades frente a questão social. Deve propiciar a democracia e a participação efetiva, centralizado decisões e poder. 
De acordo com o estudado na Unidade I, Web Aula 2 e analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira.
Xb) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
d) As duas afirmações são falsas.
1) O modo de produção capitalista, que se concretizou entre 1945 e 1973 entrou em processo de reestruturação a partir de 1970. Esse modelo capitalista baseava-se na produção e consumo em massa, o processo produtivo era homegeneizado e verticalizado, e era necessário racionalizar ao máximo as operações, reduzindo o tempo e aumentando o ritmo dos trabalhadores através da decomposição das tarefas e do trabalho parcelado e fragmentado. Assim, ao modo de produção capitalista com as características aqui descritas chamamos de:
Alternativas:
a)Neoliberalismo
b)Toyotismo
xc)Fordismo
d)Regime de Acumulação
2) Leia as duas afirmações a seguir:
O termo globalização é uma nova expressão do capital, que desencadeou um complexo processo de produção e circulação de mercadorias, que teve início nos anos de 1970 e se concretizou com o final da Guerra Fria, em 1989. Segundo Ianni (1995), esse processo representa, além de um novo ciclo de expansão do capitalismo, um modo de produção e modificação da civilização em escala mundial, que engloba nações, regimes políticos, culturas e economia.
Assim, 
Esse movimento é guiado por uma concepção político-ideológica chamada neoliberalismo, defende a livre regulação do mercado e a necessidade de uma transformação na esfera social, em direção a uma sociedade aberta, para que os indivíduos se tornassem agentes de igualdade, com liberdade de escolha garantida mediante a efetivação de um mercado livre.
De acordo com o estudado na Unidade II, Web Aula 2 e analisando as afirmações acima, conclui-se que: 
Alternativas:
xa) As duas afirmações são verdadeiras;
b) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
d) As duas afirmações são falsas.
3) Identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas sobre a reestruturação produtiva no Brasil, de acordo com a Unidade II - Web Aula 2.
( ) a reestruturação produtiva iniciou-se no Brasil na década de 1960, particularmente nas empresas de menor porte de setores dinâmicos e em empresas vinculadas ao mercado interno.
( ) a reestruturação produtiva iniciou-se no Brasil na década de 1980, particularmente nas empresas de porte de maior setores dinâmicos e em empresas vinculadas ao mercado externo.
( ) foi Fernando Collor de Mello que iniciou a reforma do Estado, com uma acelerada política de abertura comercial, o que veio a estimular a difusão da reestruturação na economia com um todo.
( ) foi Fernando Henrique Cardoso que iniciou a reforma do Estado, com uma acelerada política de restrição comercial, o que veio a estimular a difusão da reestruturação na economia com um todo.
( ) o ajuste neoliberal impulsionado pelo governo Collor, foi caracterizado, principalmente por uma política industrial centrada na abertura comercial, pelo impulso aos processos de privatização, de desregulamentação e flexibilização das relações trabalhistas e na reestruturação das políticas sociais.
Alternativas:
a) V - F - F - V -F
b) F - F - V - V - F
c) V - V - F - V - V
xd) F - V - V - F - V
4) Podemos afirmar que a crise do modo de acumulação fordista desencadeou a busca por novas formas de acumulação de capital, a qual levou à transformação do processo de produção capitalista. Esse processo de transformação é o que se chama de reestruturação produtiva. Entre outros aspectos característicos da reestruturação produtiva, podemos citar a complexificação dos meios de produção que tem como ponto central:
I - novas tecnologias, informatização do processo produtivo;
II - utilização de técnicas de controle do processo e de qualidade total;
III - necessidade uma maior escolaridade e de um maior treinamento para que o trabalhador possa estar inserido na cadeia produtiva
Estão corretas:
Alternativas:
a) II e III
b) II e III
xc) I, II e III
d) I e II
5) A reestruturação produtiva requer das organizações capacidade de adaptação às novas pressões competitivas. Isso só é possível buscando-se a racionalização nos custos, o investimento em treinamento de operários e a implantação de novos modos de gerenciamento da força de trabalho e da produção. Assim, identifique as alternativas que descrevem corretamente as demandas que esse contexto de competitividade traz para os trabalhadores:
I - o processo passa a ser efetuado em "células de produção, solicitando um trabalhador mais ágil e adaptado às constantes mudanças do processo produtivo;
II - a qualificação do trabalhador deve enfatizar exclusivamente os aspectos comportamentais;
III - o processo de qualificação trabalhador passa a ser estruturado sob três pontos: polivalência/flexibilidade; maior escolaridade/treinamento e ênfase nos aspectos comportamentais;
IV - a ampliação do leque de funções de procedimentos requerem um trabalhador que saiba agir de maneira multifuncional;
V - a complexificação do meios de produção, faz com que surja a necessidade de maior escolaridade e de um maior treinamento apra que o trabalhador possa estar inserido na cadeia produtiva.
Alternativas:
a) II e IV
xb) I, III, IV e V
c) I, II e IV
d) I, II, III e IV

Outros materiais