Buscar

AV1 - PRAT. PEDAG. INTERDISC.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 - PEDAGOGIA - PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS
1) De acordo com o texto da web aula o processo ensino/aprendizagem acontece durante toda a vida do ser humano, por meio da educação que se diferencia pelo espaço físico, contexto social e fases da vida de uma pessoa. Identifique esses contextos nos itens a seguir:
I – A educação acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.
II – É organizada e planejada para momentos específicos marcados pela interação, participação e trocas, muitas vezes permeadas pela aprendizagem a partir do lúdico e da arte.
III – A educação acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino.
Alternativas:
a) I – Educação formal; II – Educação não formal; III – Educação Informal
b) I – Educação informal; II – Educação não formal; III – Educação formal
c) I – Educação não formal; II – Educação formal: III – Educação Informal
d) I – Educação Informal; II – Educação formal; III – Educação não formal
2) A formação da criança na Educação Infantil está fundamentada em três princípios básicos, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais. São os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Autonomia, responsabilidade, solidariedade são princípios estéticos;
b) Sensibilidade, criatividade, ludicidade são princípios éticos;
c) Valorização da diversidade de manifestações artísticas e culturais são princípios políticos.
d) Direitos, cidadania, criticidade, respeito à ordem democrática, são princípios políticos;
3) Sobre a metodologia da roda de conversa é correto afirmar:
Alternativas:
a) Deve ser adotada para as ações planejadas e executadas somente nos espaços educativos formais.
b) A roda de conversa é um momento de reflexão, exposição de ideias, análise, reclamação, proposição e decisão coletiva e democrática; princípio básico de convivência social com diferentes idades;
c) A roda da conversa é utilizada para a contação de histórias na Educação Infantil com o único objetivo de motivar para o conteúdo.
d) A roda de conversa é excelente meio de iniciar o dia com as crianças, pode ser realizada uma vez por semana na sala de aula.
4) O professor de educação infantil só terá condições de sensibilizar a criança com a linguagem da arte se primeiramente for sensibilizado com o que é próprio da criança, com o que a criança é capaz de fazer e ser. Sobre esse aspecto assinale F para Falso e V para Verdadeiro.
( ) É relevante que  no espaço educativo não formal, o educador busque prezar a condição de participação da criança nas situações que lhe dizem respeito, contudo isso não é necessário no espaço formal.
( ) O trabalho com a prática de arte na Educação Infantil envolve os princípios e a intencionalidade do professor na busca pelos recursos que cada situação e condição permite e envolve a criança.
( ) O brincar e a participação política são indissociáveis na formação da criança, os quais, juntos, podem se constituir uma das orientações necessárias para a conquista da emancipação social.
( ) A brincadeira é entendida como patrimônio da cultura infantil e deve ser reconhecida, preservada e potencializada. O brincar é uma característica da natureza infantil e a brincadeira, uma das principais formas de expressão da criança.
Alternativas:
a) V, V, F, V
b) F, F, V, F
c) F, V, V, V
d) V, F, V, V
5) Sobre os espaços não formais de aprendizagem assinale a alternativa correta;
Alternativas:
a) São processos educacionais organizados e realizados fora do sistema regular de ensino não possuem um currículo pré-definido que o engessa para uma prática sistematizada
b) A educação não formal é marcada por níveis e etapas de ensino, com conteúdos definidos pela necessidade apresentada pelo público alvo, fundamentados em princípios orientadores que dão suporte aos educadores envolvidos.
c) As atividades na educação não formal não possuem objetivos, não precisam ser organizadas ou preparadas, podendo assim ser improvisadas.
d) Os projetos para a educação não formal geralmente são desprovidos de princípios.

Outros materiais