Buscar

av direito ambiental

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
	
	
	
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	
	Todas estão erradas.
	
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	Estão erradas as assertivas I e III.
	
	
	Está errada apenas a assertiva II.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), O conceito legal de meio ambiente é definido como:
	
	
	
	
	É a soma dos fatores biológicos, químicos e econômicos que permite a vida e a manutenção da mesma ao ser humano.
	
	
	o meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida.
	
	
	Apenas a Organização das Nações Unidas conceituou legalmente meio ambiente.
	
	
	o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	Esta norma não conceitua meio ambiente que apenas está definido no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Qual dos princípios ambientais, abaixo, é voltado para a Administração Pública e por ele entende-se que devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo.
	
	
	
	
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável.
	
	
	Princípio do Limite.
	
	
	Princípio socioambiental da propriedade privada.
	
	
	Princípio do Equilíbrio.
	
	
	Princípio do Usuário-Pagador.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
	
	
	
	
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
	
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	
	
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotados de características e peculiaridades novas e incomuns.
	
	
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A Constituição Brasileira estabelece que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é "bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 225, da CRFB). Prevê também a Constituição o fundamento da "dignidade da pessoa humana" (art. 1º, III, da CRFB) e que a "República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da prevalência dos direitos humanos" (Art. 4º, I, da CRFB). A Lei nº 6.938/1981 define o meio ambiente como o "conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (art. 3º, I). Com base apenas em tais normas, assinale a melhor proposição dentre as que seguem:
	
	
	
	
	O meio ambiente sadio é essencial para uma vida digna, de modo que o direito ao meio ambiente equilibrado é um direito humano fundamental, correlacionado com o direito à vida e à saúde.
	
	
	O vasto de campo de estudo do direito ambiental é extenso, mas não compreende o conceito dos direitos humanos e fundamentais, cuja formulação é distinta e independente.
	
	
	Os conceitos que regem os direitos fundamentais são independentes e suas normas devem ser estudadas em separado, não correlacionadas com o Direito Ambiental. Tal conclusão deve-se à proteção ao meio ambiente equilibrado ter normatividade própria e disciplina autônoma, alcançando assim seu próprio status de ramo do direito.
	
	
	Os direitos humanos fundamentais não dizem respeito ao Direito Ambiental, mas sim, tão somente, à liberdade (direitos civis e políticos) à moradia e ao trabalho, não estando correlacionados com o Direito Ambiental.
	
	
	Os direitos fundamentais têm apoio nos conceitos jurídicos de dignidade, liberdade, igualdade, irrenunciabilidade, a irrevogabilidade, a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a inviolabilidade, a universalidade, a interdependência e a complementaridade, dispondo de características que os distinguem e apartam do direito ambiental.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Dentro do estudo das Competências Constitucionais em matéria ambiental, o que vem a ser a competência legislativa?
	
	
	
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo, dos entes federados, o dever de fiscalização e preservação do meio ambiental.
	
	
	É a que atribui ao Poder Público o ato de exercer atividades administrativas em prol da proteção ambiental.
	
	
	É a que atribui ao Poder Público o ato de legislar.
	
	
	É a que atribui exclusivamente a União o ato de legislar.
	
	
	É a que atribui ao Poder Legislativo, dos entes federados, o ato de legislar.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
	
	
	
	
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.
	
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:
	
	
	
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Agricultura
	
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência Nacional de Águas
	
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
	
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Pesca
	
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Comitê de Bacias Hidrográficas
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		A Luz da Resolução Conama n° 237/97, marque a alternativa correta a respeito das etapas do Licenciamento Ambiental:A licença prévia (LP) e a licença instalação (LI) podem ser suprimidas, se o interessado em explorar os recursos ambientais, tiver aprovada desde logo a licença de operação (LO).
	
	
	Licença prévia (LP) é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental, com prazo de validade não superior a 10 anos.
	
	
	Licença de instalação (LI) Autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com prazo de validade será de no mínimo 4 anos e no máximo 10 anos.
	
	
	Para que haja a concessão das licenças é necessário o efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, ou seja, para se conceder a licença de instalação (LI) é necessário que se tenha cumprido tudo o que determina a licença prévia (LP) e assim sucessivamente.
	
	
	Licença de operação (LO) autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Determinado conglomerado empresarial pretende instalar nova unidade industrial inserida em área rural do Município X. Nesse sentido, consulta o seu departamento jurídico sobre os procedimentos administrativos prévios em relação ao início das atividades. Sobre o caso e a respeito do licenciamento ambiental, assinale a afirmativa CORRETA.
	
	
	
	
	Em sendo localizado o empreendimento em área rural, o licenciamento ambiental sempre será exigido.
	
	
	O licenciamento ambiental deve contar com a participação de todos os entes federados, tendo em vista o interesse difuso envolvido.
	
	
	Caso seja exigido o licenciamento ambiental, somente o ente licenciador poderá exercer as atividades de fiscalização.
	
	
	O licenciamento ambiental somente será exigido caso a unidade industrial seja localizada em unidade de conservação.
	
	
	A competência para o licenciamento será do Estado caso o empreendimento esteja localizado em unidade de conservação estadual.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes